Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÚCLEO DE ESTUDOS DE JUVENTUDES E PROTAGONISMO
Advertisements

I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
MELHORES PRÁTICAS DESENVOLVIMENTO DE RH F.C..
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Programa de Qualificação
DADOS PESSOAIS Gênero Faixa Etária Deficiência Raça País 20/11/07.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Metodologia Científica
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Metodologia Científica Aula 6
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR CURSO DE DIREITO Projeto de Pesquisa: Metodologias multidisciplinares de intervenção Sócio-educativa.
SÉCULO XX.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Tópico 3: Como Inserir Fórmulas – Parte II Informática Básica.
SEJAM BEM-VINDOS! PROFESSORES: LÚCIA HELENA ANASTÁCIO NOECI CARVALHO MESSIAS LUIZ GUSTAVO SANTANA.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Instrumentais técnicos
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Coordenador(a): Drª Valéria S. Faganello Madureira Equipe: Drª Mariestela Stamm Drª Vilma Beltrame MSc Ivete T.R. Dal Bello MSc Ana Maria Cisotto Weihermann.
Área: Relações Internacionais Título – O campo de atuação do profissional de Relações Internacionais na região da Grande Florianópolis: características.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Universidade Federal de Uberlândia
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Portfólio Digital Nome: Bianca Maria de Lima
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Tema, Problema e Hipóteses
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Introdução ao Serviço Social
Fórum de Supervisão de Estágio do Rio de Janeiro
PET HISTÓRIA. Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo.
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
2010 MIX 4º Semestre PP e RP TEMA GERAL: COMUNICAÇÃO POLÍTICA
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Métodos de Pesquisa – Gil, 5-9
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
Transcrição da apresentação:

Pesquisa sobre Mercado de Trabalho do Assistente Social no Espírito Santo

Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES 2005-2008: “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões COFI e Formação Profissional do CRESS do 17ª Região/ES; A partir desse interesse foram convidados os coordenadores dos cursos de Serviço Social existentes na época;

Breve histórico Foram realizadas reuniões para a definição dos objetivos, justificativa, fundamentação teórica e metodologia da pesquisa; Lançamento da pesquisa: maio de 2006 na Semana do Assistente Social; Continuaram as discussões acerca da metodologia, construção do instrumental.

Objetivos da Pesquisa Mapear, no contexto atual do Espírito Santo, a forma de ocupação do mercado de trabalho pelo assistente social, identificando seus campos de atuação, bem como as formas constituídas do fazer profissional.

Objetivos Compreender as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira e no Espírito Santo e sua repercussão no mercado de trabalho dos assistentes sociais; Analisar o mercado de trabalho dos assistentes sociais no Espírito Santo; Suscitar a compreensão da relação entre o arcabouço teórico-metodológico desenvolvido na profissão e a inserção profissional no mercado de trabalho; Pesquisar as demandas institucionais para a atuação do assistente social; Analisar as demandas dos usuários para a prática profissional do assistente social; Analisar as condições de trabalho dos assistentes sociais: jornada de trabalho, vínculo empregatício, salários e condições de infra-estrutura da prática do assistente social.

Metodologia da Pesquisa: proposta inicial Estudo teórico dos temas ligados ao trabalho e ao Serviço Social; Elaboração do instrumental de pesquisa; Pré-teste; Capacitação dos pesquisadores; Estabelecimento dos parâmetros da amostra; Aplicação do instrumental; Realização de dois seminários nas regionais do CRESS 17ª Região/ES; Realização de dois seminários temáticos na Grande Vitória: profissionais inseridos no setor público; profissionais que atuam no estado e profissionais que atuam nas empresas e ONGS; Tabulação dos dados; Análise dos dados; Elaboração do relatório de pesquisa; Devolução dos resultados à comunidade; Elaboração de artigos para socializar os resultados.

Universo e amostra O universo da pesquisa foi constituído pelos assistentes sociais filiados ao CRESS em novembro de 2006 da Grande Vitória; A amostra foi de 20% dos profissionais filiados naquele período; a escolha da amostra foi aleatória, por meio de sorteio realizado com os nomes constantes na lista fornecida pelo conselho. O universo total de assistentes sociais filiados era de 1434 e foram sorteados 286 profissionais. O estudo estatístico da amostra feito mostrou uma margem de erro (máximo) foi de 6%. O número de pesquisados ao final foi de 202 em função das dificuldades já relatadas.

Amostra Primeira amostragem: 03/11/2006 Número de assistentes sociais na Grande Vitória: 1434; Total de Assistentes sociais (ativos) no ES: 1773. Assim, em virtude da grande concentração de assistentes sociais na Grande Vitória, optou-se por esse universo.

Metodologia da pesquisa Proposta inicial foi modificada; Opção pela Grande Vitória em função da maior concentração de assistentes sociais; Impossibilidade de realização dos seminários regionais, em função do atraso na realização da pesquisa.

Desenvolvimento da pesquisa Foram realizados seminários sobre a temática; Foram realizadas reuniões de preparação para os alunos pesquisadores; Foi aplicado o pré-teste; Redimensionado o instrumental; Início da coleta de dados: novembro de 2006;

Dificuldades da Coleta de Dados A falta de atualização dos dados cadastrais dos profissionais no CRESS =>Necessidade realizar 4 sorteios de amostra; A falta de horários dos pesquisadores, pois todos a amostra foi definida no final do semestre, portanto, a pesquisa foi feita entre novembro de 2006 e agosto de 2007;

Desenvolvimento da pesquisa Segunda amostra: 20/11/2006; Terceira amostra: 27/11/2006; Quarta amostragem: 07/05/2007.

Dificuldades da Coleta de Dados Falta de conhecimento por parte dos profissionais sobre a realização da pesquisa; Devido à sobrecarga de trabalho houve dificuldades de agendamentos de horários; O trabalho foi totalmente voluntário, desde os estudantes de graduação, professores, profissionais e estudantes de pó-graduação.

Instrumental de pesquisa Questionário com os seguintes itens: Perfil; Instituição; Relações e condições de trabalho; Prática profissional; Militância e participação. O instrumento passou por um pré-teste.

Tabulação e análise Foi feita por meio do programa Epidata e está sendo coordenado pelo professor Lúcio Patrocínio. Foi criado pelo professor Lúcio um espaço virtual para socialização dos dados e trocas entre os pesquisadores. A análise quantitativa foi realizada pelo método estatístico simples, com auxílio dos programas Excel. A análise qualitativa foi feita por meio de uma leitura exaustiva das respostas abertas, categorização e confronto com a literatura.

Forma de Apresentação dos Dados Realização do seminário de devolução; Confecção de um CD contendo os dados e o relatório; Apresentação em eventos; Elaboração de artigos para publicação.