Instituições Escolares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Consulta à Comunidade Interna
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
DECRETO ESTADUAL Nº DE 06 DE AGOSTO DE 2003
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Secretaria Municipal de Educação
Bom Dia!.
O que é o Conselho Superior?
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Legislação.
1ª Orientação Técnica Objetivo:
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
ELEIÇÕES PARA COLEGIADO ESCOLAR NA EE LINO VILLACHÁ
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Liberação e comando da freqüência dos professores - tutores e cursistas do Progestão DDGA/SRH.
Organização Curricular
OFICINA DE CONFERÊNCIA
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Uma proposta de mudança
Conselho Municipal de Educação
ASSOCIAÇÕES.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Secretaria Municipal da Educação – SMED
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Composição da Comissão de Sistematização do Campus Natal-Central
Contexto de atuação do CME
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
Encontro Estadual de Formação
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Atribuições e Responsabilidades
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano de Gestão da Escola
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
REUNIÃO DE ESCOLAS PARTICULARES
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Sempre é tempo de aprender!
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

Instituições Escolares

ASSOCIAÇÃO DE PAIS

DEFINIÇÃO ENTIDADE JURÍDICA SEM FINS LUCRATIVOS.

LEGISLAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL – CAPÍTULO I – ART LEGISLAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL – CAPÍTULO I – ART. 5º - INCISOS XVII E XVIII.

CONSTITUIÇÃO - CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL - ELABORAÇÃO DO ESTATUTO - ELEIÇÃO DA DIRETORIA E DO CONSELHO CONSULTIVO - REGISTRO NO CARTÓRIO DE PESSOAS JURÍDICAS - INSCRIÇÃO NO CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA (CNPJ), JUNTO À RECEITA FEDERAL.

AÇÕES SEE - LEVANTAMENTO DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS EXISTENTES NO ESTADO E O TRABALHO DESENVOLVIDO POR ELAS. - ELABORAÇÃO DE DOCUMENTO ORIENTADOR .

CAIXA ESCOLAR

DEFINIÇÃO SOCIEDADE CIVIL COM PERSONALIDADE JURÍDICA PRÓPRIA, SEM FINS LUCRATIVOS, VINCULADA À ESCOLA.

LEGISLAÇÃO SEGUE OS PRECEITOS ESTABELECIDOS PARA AS SOCIEDADES CIVIS, PERANTE OS CARTÓRIOS DE PESSOA JURÍDICA E A RECEITA FEDERAL.

CONSTITUIÇÃO - REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL PARA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA DIRETORIA E DO CONSELHO FISCAL (DAR POSSE AOS MEMBROS ELEITOS E VOTAR O ESTATUTO DA CAIXA). ( ... )

- REGISTRO DO ESTATUTO EM CARTÓRIO DE PESSOA JURÍDICA - REGISTRO DO ESTATUTO EM CARTÓRIO DE PESSOA JURÍDICA. - INSCRIÇÃO NO CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA (CNPJ), JUNTO À RECEITA FEDERAL. - CADASTRO DA CAIXA ESCOLAR NA SEE/MG.

AÇÕES SEE - MANUAL DE INSTRUÇÃO ÀS CAIXAS ESCOLARES QUANTO À UTILIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS. - ELABORAÇÃO DE ESTATUTO DA CAIXA ESCOLAR.

GRÊMIO ESTUDANTIL

DEFINIÇÃO ENTIDADE REPRESENTATIVA DE ESTUDANTES, LIVRE E AUTÔNOMA.

LEGISLAÇÃO LEI FEDERAL Nº 7 LEGISLAÇÃO LEI FEDERAL Nº 7.398 DE 04/11/1985 “DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE ESTUDANTES DO 1º E 2º GRAUS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. ( ... )

LEI ESTADUAL Nº 12.084 DE 12/01/1996 “ ASSEGURA A LIVRE ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. LEI ESTADUAL Nº 13410 DE 21/12/1999 “ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI Nº 12.084/1996.

CONSTITUIÇÃO - MOBILIZAÇÃO DOS ALUNOS – CONSCIENTIZAÇÃO CONSTITUIÇÃO - MOBILIZAÇÃO DOS ALUNOS – CONSCIENTIZAÇÃO. - ESCOLHER UM REPRESENTANTE DE CADA TURMA DA ESCOLA PARA FORMAÇÃO DA COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. - INTERLOCUÇÃO COM A DIREÇÃO DA ESCOLA. ( ... )

- ESTUDO E DEBATE PELA COMISSÃO. - ELABORAÇÃO DO ESTATUTO - ESTUDO E DEBATE PELA COMISSÃO. - ELABORAÇÃO DO ESTATUTO. - CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL PARA APROVAÇÃO DO ESTATUTO E ELEIÇÃO DA DIRETORIA.

AÇÕES SEE - ELABORAÇÃO DE MANUAL DE ORIENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS AÇÕES SEE - ELABORAÇÃO DE MANUAL DE ORIENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS. - CRIAÇÃO DE LINK NO SITE DA SEE COM O TEMA “GRÊMIO ESTUDANTIL”.

COLEGIADO ESCOLAR

DEFINIÇÃO ÓRGÃO REPRESENTATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR COM FUNÇÃO DELIBERATIVA E CONSULTIVA NOS ASSUNTOS REFERENTES À GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA, RESPEITADAS AS NORMAS LEGAIS PERTINENTES.

LEGISLAÇÃO DECRETO Nº 43.602 DE 19/09/2003 “ DISPÕE SOBRE O COLEGIADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. RESOLUÇÃO SEE Nº 434 DE 28/08/2003 “ DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DO COLEGIADO ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS”.

CONSTITUIÇÃO O COLEGIADO É COMPOSTO POR REPRESENTANTES DAS: ( ... )

I – CATEGORIA “ PROFISSIONAIS EM EXERCÍCIO NA ESCOLA” I – CATEGORIA “ PROFISSIONAIS EM EXERCÍCIO NA ESCOLA” * SEGMENTO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS DA EDUCAÇÃO. * SEGMENTO DE DEMAIS SEVIDORES DO QUADRO DA ESCOLA. ( ... )

II – CATEGORIA “ COMUNIDADE ATENDIDA PELA ESCOLA II – CATEGORIA “ COMUNIDADE ATENDIDA PELA ESCOLA! * SEGMENTO DE ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS E FREQÜENTES NA 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO. * SEGMENTO DA FAMÍLIA DE ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS E FREQÜENTES DA 1ª à 6ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Compete ao Colegiado: - aprovar a Proposta Pedagógica, o Plano de Desenvolvimento da Escola e o Regimento Escolar; acompanhando a sua implementação e avaliação; - acompanhar os processos de avaliação da escola; - aprovar o calendário escolar e o quadro de horário da escola; ( ... )

- aprovar a proposta de aplicação dos recursos financeiros geridos pela Caixa Escolar, levando em conta as necessidades da Escola; - acompanhar a aplicação dos recursos orçamentários e financeiros da escola e referendar a prestação de contas feita pelo Conselho Fiscal; - propor e aprovar alianças e parcerias, com organizações sociais; ( ... )

- divulgar para a comunidade escolar as ações realizadas pelo Colegiado; - indicar nome de servidor do Quadro do Magistério para o provimento do cargo de Diretor e para o exercício da função de Vice-diretor, nos casos de vacância e afastamentos temporários; - decidir, em grau de recurso, matéria de interesse dos alunos e familiares.

AÇÕES SEE - PESQUISA SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS COLEGIADOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS. - PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS COLEGIADOS ESCOLARES. ( ... )

- MANUAL “ COLEGIADO ESCOLAR EM UMA PRESPECTIVA TRANSFORMADORA” - FASCÍCULO “ COLEGIADO ESCOLAR QUE FAZ A DIFERENÇA” - VÍDEOS “ TODA UMA ALDEIA” E “CHEGANDO MAIS PERTO PARA IR MAIS LONGE”.