Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Proposta para formação continuada
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Secretaria Municipal de Educação São Paulo
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
EMEI CONJUNTO RESIDENCIAL ELÍSIO TEIXEIRA LEITE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
nem elogios, nenhuma fama, simplesmente
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PAIC 2013.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Construindo a cultura educacional inclusiva
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
Revisita ao PPP.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Termo de Terminalidade
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a Educação Infantil

Metas da elaboração do documento: desenvolver a autonomia das equipes de CEIs, creches e EMEIs no planejamento, realização e avaliação de seu projeto pedagógico garantir a articulação do trabalho pedagógico desenvolvido pelas unidades responsáveis pela Educação Infantil na rede paulistana dar continuidade à história de renovação de suas propostas pedagógicas que marcou a Educação Infantil paulistana garantir uma Educação Infantil de qualidade a cerca de 400.000 crianças paulistanas.

Objetivos Garantir a todas as crianças atendidas nos CEIs, creches, EMEIs e classes de educação infantil das EMEEs da rede de ensino de São Paulo, oportunidade de apropriar-se de bens culturais que lhes ofereçam condições de aprender sobre o mundo e sobre si mesmas, e desenvolver-se como cidadãos conscientes da importância de se construir uma sociedade justa e democrática.

Origem do documento as diretrizes para o trabalho pedagógico apresentadas na publicação de SME Tempos e Espaços (2006) e/ou discutidas com os CPs de CEIs, EMEIs e EMEEs no Programa Rede em rede ao longo de 2006 e 2007. as considerações dos educadores apresentadas nas discussões de versão preliminar do mesmo no conjunto da rede municipal.

Princípios básicos: a) o desenvolvimento da criança é um processo conjunto e recíproco. b) educar e cuidar são dimensões indissociáveis de toda ação educacional. c) todos são iguais, apesar de diferentes: a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. d) o adulto educador é mediador da criança em sua aprendizagem. e) a parceria com as famílias é fundamental.

Visão de Criança - ativa, exploradora, construtora de significados na interação com parceiros; ser que age de modo integral. “ A criança é um sujeito competente, ativo e agente de seu desenvolvimento. Nas interações com parceiros de seu meio, em atividades socioculturais concretas, ela mobiliza seus saberes e suas funções psicológicas (afetivas, cognitivas, motoras, lingüísticas), ao mesmo tempo em que os transforma”.

Princípios É direito da criança viver sua infância e desenvolver-se em situações agradáveis, estimulantes, nas quais educar e cuidar são aspectos indissociáveis Todas as crianças das unidades de educação infantil têm o direito de vivenciar experiências significativas com diferentes linguagens e apropriar-se de saberes que circulam em nossa sociedade e que sejam para ela significativos.

Espera-se que as situações apresentadas nas Orientações ampliem as possibilidades infantis de: conviver, brincar e trabalhar em grupo, cuidar e ser cuidada, expressar-se, comunicar e criar, organizar seus sentimentos e pensamentos, ter iniciativa e buscar soluções para problemas e conflitos. acolher diferenças e trabalhar com vários parceiros

O ambiente de aprendizado é composto de fatores interligados que formam uma ecologia culturalmente estabelecida que, em cada situação, é apropriada pela criança de forma singular, como ferramentas para a realização de suas metas. Esse ambiente pode ser analisado em termos de componentes, tais como: as interações e relações, o manejo do tempo, a estruturação do espaço e a seleção e uso de materiais.

As Experiências de Aprendizagens As aprendizagens foram reunidas em conjuntos de expectativas unidas em torno da idéia de Experiências de exploração. Tais experiências alimentam–se da curiosidade infantil e do modo da criança significar o mundo e a si mesma. Os professores, a partir do projeto pedagógico de sua unidade, selecionam as aprendizagens que esperam mediar.

Estrutura do documento Parte 1 – Ponto de Partida Princípios Básicos Orientações didáticas gerais As orientações didáticas e as expectativas de aprendizagens Parte 2 - A) experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro e do ambiente B) experiências de brincar e imaginar C) experiências de exploração da linguagem corporal

Parte 3 – D) experiências de exploração da linguagem verbal Parte 4 – E) experiências de exploração da natureza e da cultura F) experiências de apropriação da linguagem matemática G) experiências com a expressividade das linguagens artísticas