Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Advertisements

RAQUEL RIBEIRO BITTENCOURT DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Plano “VISA na Atenção Básica”
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Saúde Coletiva II 2009.
Papel das Entidades CRF - SP
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
A Internet a Serviço da Vigilância Sanitária – A Gestão do Site Anvisa
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
2o. Encontro dos Gerentes de Risco Sanitário do Projeto Hospitais Sentinela. UTVIG / GGSPS - Maio / 2003.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Reunião do Conselho Consultivo da Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Soluções Postais para Órgãos Públicos Fórum SPOA – 23/05/2013.
Riscos da Tecnologia Médica, o papel da Vigilância Sanitária
ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso."
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Centro de Vigilância Sanitária
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
1º Encontro da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos 1/3/2011 – Natal, RN O PAPEL DOS PONTOS FOCAIS NA REALI William Cesar Latorre Centro.
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
A vigilância sanitária do Município de Lagarto
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
Congresso COSEMS/SP SUS, política de estado: acesso com qualidade
1 Equipe Ana Pegorini Carlos Soares Éberli Riella Iran Vieira Luiz Canabarro Cunha Luiz Rogério Muzel dos Santos Maria Natalia Shiavon Paulo Rocha Roque.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Secretaria de Estado da Saúde/Goiás SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Vigilância Sanitária Andréia Câmara de Oliveira Bianca Ribeiro Morais
Seminário de Vigilância Sanitária Quem cuida previne AFISA-BH
Inspeção de Produtos para Saúde Silvia Lustosa de Castro
Vigilância Sanitária e Farmacovigilância no Brasil
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
1 Regulação e Saúde Jornada Científica ENSP/FIOCRUZ Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Transcrição da apresentação:

Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária http://www.anvisa.gov.br Paulo Cesar Gomes de Medeiro Gerente de Desenvolvimento de Sistemas Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Desafios responder à diversidade de temas que são objeto da atuação em Vigilância Sanitária; atender a diferentes graus de maturidade organizacional e tecnológica; equalizar expectativas e interesses de um leque extremamente diversificado de atores; viabilizar um novo enfoque para Vigilância Sanitária: viés menos “cartorial” e mais gestão do risco sanitário. Diversidade de interesses...

Definição Legal da Área de Atuação §1º - Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. Lei 8080/90, art. 6 º.

aproximadamente 1/5 do PIB Atuação da ANVISA Medicamentos Alimentos Sangue e Hemoderivados Produtos para Saúde Cosméticos Saneantes Serviços de Saúde Toxicologia Derivados do Tabaco Portos, Aeroportos e Fronteiras Farmacovigilância Tecnovigilância Inspeção Regulação de Mercado aproximadamente 1/5 do PIB

SUS MS SNVS ANVISA SNVE Ministérios Públicos Ministérios CONASS Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde CONASEMS MS CONASS Organismos Internacionais INCQS ANVISA SNVE LACEN VISA CENEPI SINMETRO PROCON

Premissa básica #1 a gestão do risco sanitário exige construir a “inteligência em vigilância sanitária”.

Premissa básica #2 Informação é o principal insumo e, na maioria das situações, o principal produto do trabalho em Vigilância Sanitária.

A tecnologia deve dar suporte à integração dos processos de trabalho. Premissa básica #3 A tecnologia deve dar suporte à integração dos processos de trabalho.

Agregar tecnologia de informação à gestão depende: da objetividade e consistência das informações; do estabelecimento de padrões que permitam o fluxo de informações entre os diferentes atores.

Atores Envolvidos no Problema Órgãos do governo federal, estadual e municipal e do Distrito Federal; Instituições e Organismos Nacionais e Internacionais de Saúde; Governos Estrangeiros; Conselhos Estaduais, Municipais e Distritais de Saúde; Órgãos Reguladores Nacionais e Internacionais; Setor Regulado; Consumidores dos Bens e Serviços do Setor Regulado. aproximadamente 20% do PIB

diminuir o Custo Brasil Desburocratização diminuir o Custo Brasil

Presença Nacional Aeroportos Portos Coordenações Estaduais Estações Aduaneiras Postos Avançados Fronteiras

Inclusão Digital FONTE: PNAD-2001/IBGE - APOIO CPS/FGV

É um dos maiores projetos de integração do País. Inovação e Ineditismo Telefone, Fax e Mensagens de Celular Carta, Telegrama, etc Data Warehouse e Data Mining Internet e Internet Móvel XML e Web Services Inteligência Artificial Broadcast Service Rádio (Sintetização Digital) Call Center ERP, CRM, PKI e Smart Cards O Portal da Vigilância Sanitária não é um site, é um complexo sistema de informações. Projetos de governo que tenham como objetivo a prestação de serviços à sociedade, devem prever outras interfaces, diferentes da Internet, considerando a Exclusão Digital. É um dos maiores projetos de integração do País.

Ambiente de Hardware e Software Qualquer gerenciador de banco de dados relacional - SQL ANSI; Sistemas operacionais: MS Windows, Linux e Unix; Servidor WEB: MS IIS e Apache. Hardware Qualquer computador com processadores CISC ou RISC. menor custo de desenvolvimento e implantação

Perguntas

Gerência-Geral de Informação gginf@anvisa. gov Gerência-Geral de Informação gginf@anvisa.gov.br (61) 448-1133 Antonio Carlos Carapeba Jorge Antonio de Carvalho (infra-estrutura) Maria das Graças Guimarães (comunicação) Paulo Cesar G. de Medeiro (desenvolvimento) http://www.anvisa.gov.br