I Capacitação do comitê infanto juvenil Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana 28/04/2011 Sao Luís –Ma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: O GT DE MEIO AMBIENTE Goiânia, 25/11/2008 Eng. José Chacon de Assis
Advertisements

SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
PROJETO LINHA ECOLÓGICA.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARNAIBA FONASC.CBH/ FÓRUM NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
DISTRITO FEDERAL, CEARÁ, ESPÍRITO SANTO, GOIAS E MARANHÃO APRESENTADORA: ES Sobre o atual formato do monitoramento os itens abaixo devem ser mantidos?
OFICINA SOBRE MONITORAMENTO GRUPO - 02 ESTADOS: CEARÁ, DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, GOIAS E MARANHÃO APRESENTAÇÃO: SUELY.
São Bartolomeu Vivo.
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
Educação Ambiental - GPEEA
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PROGERIRH / PRODHAM.
Projetos Financiados em 2010
REDES E BACIAS HIDROGRÁFICAS
EM DEFESA DA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO SARZEDO
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014
Minas Gerais.
O problema do lixo termina
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Partes do rio.
Brasília – 09 de novembro de 2011
Comitê de Bacia: Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
FÓRUM Potiguar de Escolas Leitoras Natal, 09 de Junho de 2009.
DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Reabilitação da Ribeira do Abrunhal Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos Bruno Soares, nº5 Diogo Ferreira, nº10 Inês Costa, nº15 Jacqueline Licausi,
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
Projeto água aplicado na Escola Municipal Sebastião Mendes
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
CONCEITOS EROSÃO FLUVIAL
Comitês de Bacias Hidrográficas
CAT.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
Tratamento dos efluentes hídricos utilizados no processo de branqueamento da celulose.
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

I Capacitação do comitê infanto juvenil Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana 28/04/2011 Sao Luís –Ma

Clenilde Castro de Araújo Palestrante 01 Clenilde Castro de Araújo Pedagoga/ Especialista em Gestão/ Supervisão e Orientação Educacional Especialista em Língua Portuguesa/ Literatura e Linguistica.

Maria Aparecida de Jesus Medeiros Palestrante 02 Maria Aparecida de Jesus Medeiros Pedagoga/ Especialista em Gestão/ Supervisão e Orientação Educacional

PARCEIROS FONASC- CBH (Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas ) ESCOLAS COMUNITÁRIAS DA ÁREA CIDADE OPERÁRIA E CIDADE OLÍMPICA ONG ILHA VERDE CONERH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos) CONSEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente) Diocese de São Luis IBAPE (Instituo Brasileiro de Avaliação e Perícia) Deputado Estadual: Eduardo Braide NEA/SEMED (Núcleo de Educação Ambiental)

Breve Histórico do Comitê O Comitê Infanto Juvenil Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, surgiu a partir de uma experiência apresentada no XII ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas) /2010 em Fortaleza, onde crianças e adolescentes já se preocupam com a preservação dos recursos hídricos. O FONASC e as escolas comunitárias que estão localizadas na área em que se encontra o rio, propõem formar um Comitê Infanto Juvenil em São Luís/Ma. Para preparar esses futuros atores atuante nessa empreitada de sensibilizar e conscientizar a comunidade para a preservação do nosso bem precioso que e a água, evitando danos ambientais e a nossa própria saúde.

Tem como objetivo de sensibilizar e despertar a consciência sobre o papel de todos os cidadãos na conservação e preservação dos recursos hídricos. Pretende-se que os alunos eleitos e as comissões sejam agentes multiplicadores desse processo de sensibilização e na comunidade.

Estrutura do Comitê Secretaria Executiva Colégio Nossa Senhora da Conceição Coordenação Geral Inst. Educ. e Assist. Nossa Sra Aparecida Comissões Comunicação/ mobilização /fiscalização

Diretoria Presidente Vice-presidente Secretário Vice-secretário

Missão Contribuir com uma gestão integrada e descentralizada dos recursos hídricos, garantido a participação das escolas da área, buscando um desenvolvimento sustentável.

Finalidades Conscientizar a comunidade do uso das águas sem desperdício; Preservar a nascente do rio; Elaborar mini projetos educativos que atenda faixa etária 03 a 12 anos; Promover ações sociais trimestrais com as escolas participantes e convidadas.

Ações Mapear as escolas das área da bacia Planejamento Expandir os mini-projetos para outras escolas da área Mobilização nas ruas para conscientização do desperdício e preservação dos recursos naturais.

O que é um rio? É um curso de água natural, uma corrente líquida que para existir, depende de duas condições: Um abastecimento adequado de água. Um declive pelo qual a água possa correr. Dizemos que um rio é um curso de água “natural”, quando feito pelo homem dizemos que o curso de água é um canal.

O que é uma bacia hidrográfica O que é uma bacia hidrográfica? É um conjunto de terras drenadas por um rio e seus afluentes

Quais são as partes de uma bacia hidrográfica ? Nascente: lugar onde o rio começa a correr; Divisor de Águas: ponto mais elevado de uma bacia; Rio Principal: o nome que se dar a bacia: Afluentes: lugar por o rio corre: Sub afluente: recebe águas de outros rios; Foz: onde o rio deságua; Curso Superior/Médio/Inferior: são pontos onde o rio corre.

O que é uma rede de drenagem ? Chama-se rede de drenagem ou rede hidrográfica a maneira como o traçado dos rios se dispõe pelo terreno. Observa-se o rio do alto do avião ou através de um satélite e formam superfície do terreno.

Existem rios que já nascem grandes ? Existem, embora não são muito comuns. Muitos rios surgem da junção de dois outros, por isso, são mais volumosos. É o que acontece com o rio Paraná, o mais volumoso da região sudeste. Formado pela junção dos rios Paranaíba e o Grande.

É possível salvar um rio? A primeira medida é fazer um levantamento das principais causas da poluição do rio; Identificar as fontes poluidoras; Procurar os órgãos competentes para solucionar o problema; Fazer campanha populares para conscientização e preservação do rio junto a comunidade; Desnvolver projeto em escolas municipais, comunitárias, estaduais e particulares.

Por que as água dos rios tem cores diferentes? A água é incolor; Quando aparece uma coloração é devido os diferentes elementos que transportam como esse: Negra: carregam muito húmus; Amarela: contêm muita terra; Vermelha: transportam microorganismo dessa cor. OBS: as águas de um rio quando limpa, não tem cor, podendo até ver o fundo do leito.

Todos os rios tem peixes ? Nem todos os rios tem peixes, embora em quase todos eles existem diferentes formas de vidas. Quando um rio não tem peixe e nenhuma forma de vida, dizemos que é um rio morto. Isso acontece devido a poluição de suas águas, geralmente ocasionadas pelo despejo de venenos industriais, de esgotos, lixo industrial e doméstico. É o caso do Rio Jeniparana.

Os rios podem morrer: Sim, podem morrer e desaparecer. Dizemos que um rio morre quando a vida em suas águas é extinta pelo excesso de poluição. Um rio desaparece quando ocorre na região grande mudanças climáticas ou geológicas. Climáticas: podem levar uma região úmida a se tornar seca, levando a diminuição da água. Geológica: com o surgimento das montanhas há um desvio do curso da água, levando-a ao desaparecimento.

As principais bacias hidrográficas da ilha de São Luís ANIL…………………………............……………12,63Km BACANGA……………………..……………….233,84Km TIBIRI……………………………..…………….…16,04Km PACIÊNCIA………………………..……………..27,48Km INHAUMA…………………………..…………….5,45Km PRAIAS……………………………….…………….3,75Km SANTO ANTONIO…………………….…..........25,88Km ESTIVA……………………………………..………7,09Km JENIPARANA……………………………........…15,03Km CACHORROS……………………………….........10,71Km GUARAPINGA………………………………........4,56Km ITAQUI…………………………………………......6,09Km

PROJETO: Ainda é tempo Cuidar da nossa água e reciclar o nosso lixo. Mostrar ao educandos os problemas que a intervenção humana gera ao meio ambiente; Visitar o rio Jeniparana para uma análise da sua real situação; Apresentar DVD educativo Trabalhar a reciclagem com o lixo produzido na escola;

Firmar uma parceria com a LIMPEL e a comunidade para recolher o lixo da margem do rio Jeniparana; Promover gincanas entre as escolas; Promover oficinas para reaproveitamento de materiais recicláveis; Fazer uma culminância com exposição de fotos, trabalhos, planfletos e exposição dos materiais recicláveis.

ETAPAS DO PROJETO PRIMEIRA ETAPA Visita ao Rio Jeniparana Entrevista com os agentes de limpeza (LIMPEL);

SEGUNDA ETAPA Mobilização com os alunos das escolas participantes do projeto e apresentação de DVD; Palestra de conscientização e preservação dos recursos hídricos e a importância da reciclagem; Limpeza das margens do rio Jeniparana e mobilização da comunidade com distribuição de planfletos informativos.

TERCEIRA ETAPA Promover uma gincana entre as escolas; Exposição dos materiais recicláveis; Mural de fotos e trabalhos elaborados pelos alunos; Registro em DVD das atividades nas escolas; Expandir o projeto para outras escolas.

PLANEJAMENTO DO COMITÊ Acompanhar o calendário verde Promover uma atividade para o dia 05 de junho (GINCANA) Mobilizar a comunidade com planfletagem e uma passeata conscientizando as mesmas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e limpeza do ambiente. Pedir apoio aos CRAS e Posto de Saúde