Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Processos decisórios Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 2 Prof. Felipe Figueira www.felipefigueira.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 01 PROGRAMAÇÃO DINÂMICA
Advertisements

Internacionalização da Arquitetura Brasileira
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Conceitos Básicos Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap I Prof. Felipe Figueira
A tomada de decisão em administração
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Sistema de Informação Gerencial
Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3
Administração Financeira III
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Análise de Projeto do Sistema Produtivo
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
PROCESSO DECISÓRIO E RESOLUÇÃO PROBLEMAS
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA PERT/CPM - VII Bibliografia: GOMES, Carlos – Apendice C Prof. Felipe Figueira
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Gerenciamento de Riscos
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
O Planejamento da Negociação
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
Teoria Matemática Administração
Modelo Rojo para Construção de Cenários
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Auxílio multicritério à decisão – amd
Abrangência do Planejamento
Administração da Produção
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
Metodologia de Gestão de Projetos
Funções da Administração
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
SAD - 2. Processo Decisório - Etapas
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
A Gestão da Tomada de Decisão
Como pensar e agir sobre as incertezas que afetam a decisão
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações
Economia e Gestão ESAPL - IPVC
Teoria geral da administração
Tomada de Decisão Gerencial
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
Planejamento Estratégico
Processo de Decisão de Tomadas
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Estratégia empresarial de TI Aula 1 – Decisão sob incerteza Prof. E. A. Schmitz.
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
Processo Decisório Herbert Simon.
TOMADA DE DECISÃO Modelo Racional
O Planejamento da Negociação
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Sistema de Informações Gerenciais
TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
MODELOS DE DECISÃO António Câmara ADSA. Modelos de Decisão Modelos de decisão –modelos de decisão com incerteza –modelos de decisão com risco Modelos.
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Tomada De Decisão.
Transcrição da apresentação:

Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Processos decisórios Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 2 Prof. Felipe Figueira www.felipefigueira.com xreeve@yahoo.com

Definimos teoria da decisão como: Conjunto de procedimentos e métodos de análise que procuram assegurar a coerência, a eficácia e a eficiência das decisões tomadas em função das informações disponíveis, antevendo cenários possíveis.

Restrições São fontes de restrição cognitiva: - Capacidade limitada de processamento do cérebro humano. - Desconhecimento de todas as alternativas possíveis de resolver o problema. - Influência dos aspectos emocionais e afetivos.

Métodos e metodologias aplicáveis Elementos comuns a decisão, Chiavenato 1983: Decisor. Objetivo. Preferências. Estratégia. Situação (aspectos ambientais, recursos e restrições). Resultado (consequências do processo decisório).

Etapas da decisão Percepção da situação que envolve algum problema. Análise e definição do problema. Definição dos objetivos. Procura de alternativas de solução. Avaliação e comparação de alternativas. Seleção da(s) alternativa(s) adequada(s). Implementação da alternativa escolhida.

Processo de decisão de Markov(Fargier, Lang e Sabbadin, 1996). O passado do sistema não influência a escolha, porém permite fazer previsões dos movimentos das variáveis, e o evento futuro só depende do estado presente do processo. Processo de decisão é finito ou discreto, ou é infinito no número de estágios de decisão; o conjunto de sucessos possíveis é finito. O processo pode ser preciso ou impreciso, pode ser probabilístico ou possibilístico. Ações podem ser determinísticas, não determinísticas, estocásticas (aleatórias) ou possibilísticas.

Processo de decisão de Markov(Fargier, Lang e Sabbadin, 1996). A probabilidade (Larson , 1982) do próximo sucesso depende apenas do sucesso imediatamente anterior, caso contrário, trata-se de uma cadeia de ordem mais elevada. As probabilidades são constantes no tempo. O conjunto de ações é finito em todos os momentos. Busca-se a alternativa que maximize os critérios de decisão de maior importância.

Trabalho sobre a VEIGA Com rumo a melhoria institucional, você foi chamado a priorizar uma lista de melhorias a serem feitas na VEIGA. Por favor cite: Qual a maior oportunidade de melhoria? Identifique. Defina os objetivos a médio prazo. Identifique as restrições. Identifique os critérios e/ou atributos de decisão (os critérios básicos e sua relação com os objetivos).

Trabalho sobre a VEIGA Construção e teste de um modelo (métodos que auxiliarão na solução). Realimentação do modelo (comparação com a realidade). Estabelecimento de medidas de eficácia. Identificação de alternativas. Mensuração das consequências e do grau que permite alcançar o objetivo. Comparação de alternativas. Escolha da(s) alternativa(s).

Decisões sob incerteza Maximax – indicado quando buscamos a alternativa com melhor desempenho de maximização (positiva). Maximin – maximização dos valores mínimos, que visa minimizar as perdas. Laplace – calculam-se os valores médios de cada alternativa e depois se escolhe o melhor. Critério do mínimo arrependimento – busca-se minimizar o arrependimento de termos escolhido uma alternativa , e o resultado que seria obtido caso a melhor situação venha a ocorrer.

Decisões sobre risco Critério Hurwicz – é atribuída uma probabilidade para cada estado da natureza e escolhida a alternativa com maior probabilidade.

Diagrama Espinha de Peixe (causa e efeito) ou diagrama de Ishikawa

Diagrama Espinha de Peixe (causa e efeito) ou diagrama de Ishikawa

Diagrama da Árvore

Diagrama da árvore

Kanban As técnicas do Kanban possibilitam ordenar os esforços das organizações na eliminação dos desperdícios e aprimoramento da qualidade. Elas foram o principal veículo de transformações da industria japonesa, aumentando sua competitividade e levando-a à liderança no mercado internacional. Limpeza e arrumação. Disponibilidade de hora máquina. Qualidade. Setup. Polivalência. Automatimazação. Lote econômico.

Fernando Pessoa O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis