© 2005, In Forma Software Projeto CMMI na In Forma Peripécias da In Forma em busca da qualidade de software Ciro Coelho Engenheiro de Qualidade.

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Transcrição da apresentação:

© 2005, In Forma Software Projeto CMMI na In Forma Peripécias da In Forma em busca da qualidade de software Ciro Coelho Engenheiro de Qualidade

© 2005, In Forma Software Roteiro A In Forma O Projeto CMMI Boas Práticas Lições Aprendidas

© 2005, In Forma Software Perfil Breve da Empresa In Forma Software

© 2005, In Forma Software História 1993 – 1995 Software de gestão de manutenção; SoftexRecife; CESAR 1996 – 1998 Ampliação de escopo; Serviços 1999 Investimento; Atuação em escala nacional

© 2005, In Forma Software História 2001 Exportação 2002 Concentração na competência em ativos físicos 2003 em diante atuação em escalas maiores

© 2005, In Forma Software Política Sistemas de informação são usados para (re)criar negócios. Software pode ser objeto de engenharia e não artesanato. Conhecimento é uma ferramenta para inovação. Demandas globais são as verdadeiras oportunidades.

© 2005, In Forma Software A In Forma Hoje 23 pessoas – Equipe altamente qualificada 5 projetos de desenvolvimento/manutenção de software sendo conduzidos internamente; 1 projeto externo (parceria); Projetos de P&D Investimentos em qualidade de software e infra-estrutura

© 2005, In Forma Software Exemplos de projetos em andamento Middleware móvel para operação e manutenção Inteligência artificial para engenharia de manutenção Economia de redes aplicada à manutenção e serviços Informação para novas variedades gerenciais (RCM, TPM) Suporte à decisão na operação e manutenção Gestão de ativos físicos

© 2005, In Forma Software Clientes Líderes de Mercado Chesf

© 2005, In Forma Software Projeto CMMI In Forma Software

© 2005, In Forma Software Objetivos Aumento da produtividade através da utilização de processos mais efetivos; Aumento da qualidade dos produtos de software entregues aos clientes; Ser reconhecida como empresa CMMI – nível 2 (impulso para exportação de software)

© 2005, In Forma Software Visão Geral Projeto CMM PSI – 10 empresas (atualmente, apenas 6) – SEBRAE – CESAR, Qualiti – ISD Início em abril/maio de 2004 Previsão de término – Se der tudo certo: até o final de 2005 – Se nem tudo der certo: até o Fevereiro de 2005

© 2005, In Forma Software Visão Geral Até outubro/2004, uma pessoa dedicada prioritariamente ao projeto A partir de novembro/2004, duas pessoas dedicadas prioritariamente ao projeto SEPG

© 2005, In Forma Software Marcos do Projeto Planejamento Abril/04 Definição dos processos Janeiro/05 Institucionalização – Junho 1ª Avaliação CESAR – Setembro Avaliação MPS-Br – Outubro 2ª Avaliação CESAR – Dezembro Avaliação CMMI

© 2005, In Forma Software Boas Práticas In Forma Software

© 2005, In Forma Software Definição de Processos Procurar aproveitar o que a organização já possui de bom Entender a cultura da organização antes de tentar definir os processos Sempre validar os processos com as pessoas que irão utilizá-lo Ter sempre em mente que processo não é tudo. Acima dos processos, está a capacidade da empresa de produzir software e gerar lucro

© 2005, In Forma Software Institucionalização A Diretoria da organização deve deixar claro que o programa de melhoria é prioritário Educar é preciso – Treinamentos, Palestras, s Tentar tornar as coisas mais divertidas É muito importante ter uma visão externa da institucionalização (avaliações externas e consultoria) SQA, SQA, SQA!!!!

© 2005, In Forma Software Lições Aprendidas In Forma Software

© 2005, In Forma Software Lições Aprendidas Apoio da Diretoria é fundamental Tem que existir alguém responsável pelo programa de melhoria Consultoria externa é essencial Definir processos é complexo, mas institucionalizar esses processos é muito mais difícil É preciso envolver as pessoas e acompanhar tudo de perto

© 2005, In Forma Software Fone: (81) In Forma Software Ciro Coelho