O Gestor Educacional frente os desafios do mundo contemporâneo

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Transcrição da apresentação:

O Gestor Educacional frente os desafios do mundo contemporâneo Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima www.professorabaze.com.br bazelima@unigran.br

Comece com um Objetivo em Mente Começar com um objetivo em mente significa começar tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde você está agora para depois dar o passo na direção correta... Há uma criação mental ou inicial e a criação física. E isso vale para tudo, para ter noção do que estamos fazendo. Começar com um objetivo em mente se baseia no princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes: Uma no Plano Mental e a outra no Plano Físico. Podemos viver correndo, ser até muito eficientes, mas só seremos verdadeiramente eficazes quando tivermos um objetivo em mente. Stephen R. Covey, "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes"

Liderança A liderança constitui o elemento básico para que a sua organização possa construir seu projeto próprio e administrar suas carências com iniciativas. É apontada como elemento nuclear para o fortalecimento da autonomia institucional, sendo atribuída, prioritariamente, ao gestor educacional.

Liderança De modo mais claro: é sobre o gestor educacional que recai o trabalho e é ele que responde pelos resultados obtidos, positivos ou negativos.

Gestores Eficazes Alguns estudos vem sendo realizados para identificar as características apresentadas pelos gestores eficazes – aquelas que atingem os objetivos propostos. Os principais resultados apontam a importância da forte liderança do gestor. Bem como, a clareza desse gestor quanto aos objetivos e meios para atingi-los. Além disso, o forte espírito de equipe, planejamento, acompanhamento, controle e avaliação sistemáticos dos processos escolares são fundamentais.

Por que estudar a liderança? Para tentar identificar as características de um bom líder, suas melhores práticas para disseminar o sucesso de suas organizações para outras organizações, e assim por diante. Os perfis de gestores são variados e a cada época diferenciam-se, e é por isso que devemos conhecer algumas características.

Tarefa primordial ao gestor no exercício da liderança Dominar um processo é conhecer todo o fluxo de determinada atividade. Conhecer o conjunto de tarefas que compõe essa atividade e os métodos de execução delas.

Característica do gestor líder Sabe-se que a pessoa que assume a posição de liderança deve ter característica altruísta, ou seja, disposição individual para dedicar-se a algo, como por exemplo, as atividades da gestão educacional.

Influência Para ser líder é preciso influenciar pessoas, de modo a fazer com que a atividade dessas pessoas seja compatível com o exigido pela organização.

Influência “Liderar é a capacidade de influenciar, motivar, integrar e organizar pessoas e grupos a trabalharem para a consecução de objetivos”. (LIBÂNEO, 2004).

Perfil de liderança Liderar implica em saber: expor idéias com clareza, ouvir, propor soluções, atribuir responsabilidades, acompanhar e avaliar o grupo e ainda compreender as características sociais, culturais e psicológicas de cada um.

Articular e negociar Liderar não significa apenas dirigir, comandar, planejar e controlar. O convencimento, a sedução, a política são muito mais importantes no processo de liderança, de gestão de pessoas.

Objetivos Suponhamos que uma de suas escolas tenham obtido a melhor nota do Ideb do município, e agora? Qual será o próximo objetivo? A partir de agora você e sua equipe trabalharão para conquistar a melhor nota do estado. Mas para isso é preciso definir um prazo. O objetivo é que daqui a cinco anos vocês conquistem esse objetivo e a partir de então, passem a trabalhar para alcançá-lo, traçando metodologias.

Competências para o Exercício da Liderança

Competência Individual Capacidade de visualizar e mobilizar os seus conhecimentos em cada situação. Significa ter capacidade para executar o que foi planejado, utilizar a teoria, na prática. Capacidade de resolver problemas. Saber utilizar o que se sabe nas ações.

Competência Gerencial Saber agir para mobilizar os profissionais que trabalham com você para executar atividades e tarefas para alcançar os objetivos propostos. É preciso saber se comunicar, aprender e e saber assumir responsabilidades. Ter visão estratégica: conhecimentos de sua organização.

Competências Organizacionais 1- Interacionais: capacidade de relacionamento e liderança; 2- Solução de problemas: perceber problemas e identificar soluções para eles. Saber planejar e organizar para solucionar os problemas. 3- Capacitação: o líder deve estar apto a mudanças. 4- Comunicação: é preciso ouvir e falar com todos.

Competência Emocional 1- Conhecer as próprias aptidões, ter autoconsciência para conhecer sentimentos. 2- Saber lidar com esses sentimentos e desenvolver capacidades de confrontar-se. 3- Saber motivar-se. 4- Saber reconhecer as emoções dos outros; 5- Saber se relacionar com os outros.

Outras Competências necessárias para a Gestão (1) Saber Agir: saber tratar a complexidade e a diversidade, explorar possibilidades, ter visão do todo, saber utilizar recursos. Saber Mobilizar: buscar parcerias, conhecer as linguagens da organização. Saber Comunicar: saber ouvir e falar com todos os públicos da escola.

Outras Competências necessárias para a Gestão (2) Saber Aprender: estimular a cultura da aprendizagem na organização, criando sistemas que favoreçam toda a equipe. Saber Assumir Responsabilidades: avaliar as conseqüências das decisões, tanto para a organização, quanto para a comunidade. Ter Visão Estratégica: conhecer e entender profundamente a organização, seus pontos fortes e fracos e suas competências.

Líder Intraempreendedor A busca por pessoas com espírito empreendedor está cada vez maior. O líder intraempreendedor deve ter capacidade para buscar, utilizar e controlar recursos organizacionais. Deve orientar e mobilizar os colegas de trabalho. Capacidade de realização. Além de ter uma idéia brilhante, é imprescindível realizá-la.

Medindo o Desempenho da Gestão Uma boa maneira de medir o desempenho da gestão escolar é com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb -, criado em 2007. O Ideb mede a qualidade da escola com base no desempenho dos estudantes nas avaliações do Inep e também das taxas de aprovação e de evasão dos alunos.

Medindo o Desempenho da Gestão A idéia é que você avalie a tabela de desempenho da sua escola e compare com outros do seu município e do estado. Assim, você conseguirá ver os pontos fortes e fracos dos seus alunos e traçar os objetivos para os próximos anos. Com certeza será preciso agendar reuniões com sua equipe e com pais dos alunos, para apresentar os resultados obtidos e explicar as metas.

Medindo o Desempenho da Gestão Quanto mais um gestor detalha os seus indicadores mais condições ele tem de gerenciar sua escola. O acompanhamento do desempenho organizacional é um processo que deve dar suporte às decisões de gestores para sua equipe de trabalho.

As Lagartas Processionárias Jean Faber, o grande naturalista francês, encontrou um exemplo perfeito do comportamento receoso de romper com uma "rotina", ao fazer investigações sobre AS LAGARTAS PROCESSiONÁRIAS. Esses curiosos bichinhos nos bosques alimentam-se de folhas de pinho, caminham entre as árvores, formando uma longa fila, com os olhos semicerrados e a cabeça quase pegada à traseira da companheira que a precede. Parecem automóveis que andam pára-choque contra pára-choque.

O que sucederia, perguntou-se Faber, se eu colocasse a primeira processionária de tal modo que ficasse unida à última da coluna? Sem grandes problemas, conseguiu que uma série de lagartas caminhasse em círculos sobre a borda de um vaso. Caminharam em círculo, durante sete dias e sete noites. Nada podia romper a cadeia se não o cansaço e a fraqueza, devido à falta de alimento. E nota-se que havia suficiente alimento no meio do vaso, a uma distância menor que o comprimento de uma das processionárias. Um verdadeiro banquete, se uma delas se houvesse animado a romper a cadeia. Mas, nenhuma o fez.

Com muita freqüência, as pessoas comportam-se como as processionárias. Deixamos de pensar, de estudar, de analisar, de reavaliar nossa prática pedagógica, por um apego demasiado: - à técnica; - à tradição; - à rotina; - ao hábito; - ao processo; - ao costume; - ao método. - a esquemas mentais

O apego demasiado à tradição, transforma-se no substituto do pensamento criativo e produtivo do ser humano. Isto nos torna inflexíveis, rígidos e medrosos. Tememos romper o círculo tradicional de nossas ações.

Tememos sair do círculo da segurança representado pelo falar, atuar e conduzir-nos de "forma correta", isto é, da mesma forma como fazem todos os demais que compõem o círculo. Em nome de um comportamento processionário e comodista, por muitas vezes, deixamos de explorar os diversos mecanismos que temos à nossa disposição. Texto original de Rubem Alves

Referências LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática . 5ed. Goiânia: Alternativa, 2004. LIMA, Terezinha Bazé de. Disponível em: www.professorabaze.com.br. Acessado em: 20 de novembro de 2010. Moraes, Joysi. Liderança e comportamento empreendedor. Rio de Janeiro: Serviço Social da Indústria-SESI/Universidade Federal Fluminense-UFF, 2010.