Evolução do rádio e digitalização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise dos testes de Rádio Digital
Advertisements

Oi FM – Um jeito diferente de ouvir rádio.
Avaliação do Plano Plurianual
Alcance e Diretrizes da LAI
PLANO DE GESTÃO.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
A RADIODIFUSÃO: RÁDIO E TV DIGITAL
Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
Ministério da Cultura. EIXO IV – Cultura e Economia Criativa ¹ Foco: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Agrupamento de Escolas Diogo Cão
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Rádio e Jornalismo Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Fabiano André Vergani
APRESENTAÇÃO – O FUTEBOL
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
R Á D I O UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
1 - DRM: O que é, e quais seus benefícios
Comportamento organizacional
Textos para leitura A nova televisão brasileira.
Panorama da Saúde no Brasil
MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES Junho de 2012 Desafios da gestão Elisa Peixoto.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Carreira e Empregabilidade
AGENDA Vídeo O projeto Relatório de progresso
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL SBTVD
Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal.
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
O Papel da Comunicação na Área de Infra-Estrutura Social e Urbana: Saneamento, Habitação e Metrôs.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
RÁDIO.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Para responder a esta pergunta, o Instituto MAPA, levantou o volume de faturamento com veiculação publicitária junto aos veículos de comunicação dos meios:
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
Rádio Pirata Anos 50/60 Jovens ingleses, inconformados com o monopólio estatal, e revoltados com a programação das emissoras oficiais, resolveram montar.
História do Rádio.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
Electronic Data Interchange EDI
A História do Rádio Era de Ouro
Copyright © 2014 TeleMídia Rafael Diniz Introdução a TV digital interativa.
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da República Argentina
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
Neste ano de 2010, os principais campeonatos de futebol têm espaço privilegiado nas emissoras do Sistema de Rádio da Organização Jaime Câmara. Estamos.
Coordenação executiva - Problemas de articulação versus
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Administração Mercadológica I
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
Campanha 2015 A identidade da campanha é representada pela união das pessoas que, por meio de conexões, trabalham em prol do bem comum. JUNTOS PELO BEM.
Ministério da Fazenda 1 Julho 2008 O Mercado de Capitais e o Desenvolvimento Econômico e Social AUDIÊNCIA PÚBLICA – CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Evolução da Televisão Morgana Mattos Garcia.
Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica.
Planejamento Estratégico - Tático - Operacional Renilda de Almeida Moura Diretora de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle ‏- SFC Secretaria.
Transcrição da apresentação:

Evolução do rádio e digitalização Octavio Penna Pieranti Diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação SCE/MC Junho de 2012

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica Rádio: meio de comunicação brasileiro? Em 1896 o mundo (ou)viu nascer o rádio, por meio de experiências conduzidas pelo italiano Guglielmo Marconi Três anos antes, o Brasil ouviu a primeira transmissão sem fio de áudio por ondas eletromagnéticas, conduzida pelo Padre Landell de Moura. Era o rádio?

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica Alguns brasileiros descobrem o rádio Sociedades, clubes e associações organizam-se para produzir e transmitir programações; Transmissores preparados para operar serviços telegráficos mudam de função; A década de 1930 começa com dezenove emissoras de rádio em funcionamento.

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica O Estado descobre o rádio Em 1931 é criada a Comissão Técnica do Rádio, coordenada por dois representantes da FFAA e um civil; Inicia-se uma rotina de planejamento do espectro; A Repartição Geral dos Telégrafos passa a fiscalizar as emissoras; Incorporada ao Patrimônio da União, a Rádio Nacional avança.

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica E então... O Brasil descobre o rádio

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica Na década de 1950, rádio era sinônimo de... Informação: em um país onde um em cada dois habitantes com mais de 15 anos era analfabeto, o rádio era a fonte natural de informações; Entretenimento: com ele passavam a se divertir milhões de brasileiros; Status: o receptor era objeto de destaque nas casas e fazendas; Emoção: os brasileiros choram em “O Direito de Nascer” e “Em Busca da Felicidade” e comemoram o sucesso do futebol nacional.

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica O rádio reestrutura-se – Parte I A TV contrata os principais talentos do rádio, atrai os seus patrocinadores e recebe os seus programas; As emissoras de rádio perdem profissionais e recursos, mas modificam suas grades e se adequam ao novo tempo; O rádio ganha o interior do país, aonde a imagem não chega, e se fortalece como meio regional.

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica O rádio reestrutura-se – Parte II O governo federal estimula o crescimento de emissoras FM; Com custos de manutenção mais altos e com pior qualidade de áudio, emissoras em AM perdem espaço; Fortalece-se a comunicação local em detrimento da regional.

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica O rádio reestrutura-se – Parte III Em tempos de TV por Assinatura e Internet, ganha força a comunicação comunitária; A qualidade do áudio, bem melhor que nas décadas anteriores, ainda está distante da obtida em outros meios de comunicação; O rádio sempre se reinventou. Com a digitalização, chega a oportunidade de mais uma mudança de rumo.

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica O rádio reestrutura-se – Parte IV O Rádio Digital permite uma melhor qualidade do áudio. Apenas isso? Não! A transmissão simultânea de texto e áudio sugere novos modelos de negócios; Não! O rádio fortalece seu papel como “prestador de serviço” ao poder informar mais;

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica O rádio reestrutura-se – Parte IV Exemplos de possíveis novas aplicações para o rádio digital: - Informações textuais sobre previsão do tempo; - Divulgação de notícias; - Mensagens de trânsito (TMC); - Dados para órgãos de segurança pública, serviços de emergência etc.

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica O rádio reestrutura-se – Parte IV Por outro lado, é preciso pensar em custos para transição: O meio rádio é bem mais heterogêneo que o meio TV, com diferenças ainda maiores no que se refere à capacidade de investimentos; Há um segmento muito grande de pequenas emissoras comerciais e emissoras sem fins de lucro; - Como promover a troca de receptores em todo o país?

Ministério das Comunicações Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica O rádio reestrutura-se – Parte IV Premissas da digitalização: Respeito às realidades econômicas diferenciadas das emissoras; Continuidade do serviço, sem perda de ouvintes; Transferência de tecnologia, fomento à produção nacional e geração de empregos; Observância dos parâmetros técnicos inerentes a esta decisão.