Exemplo de aplicação do QFD (quality function deployment)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto da Informação
Advertisements

PROJETO DE JOIAS Apresentação
Utilizando o QFD para promover o BA
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Estudo e Distribuição do Trabalho
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe
Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.
Bom Dia! Luciano Crocco.
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
2 CAPÍTULO Tecnologia: Produto, Processo, Gestão e Informação
Estratégia de Operações e
Definição de Prioridades de Requisitos
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 2
SISTEMAS LINEARES II Prof. Marlon.
Daniel Paulo Conceitos de Banco de Dados - Processamento de Transações de Dados - Gerenciamento de dados OLAP/OLTP - Alto desempenho.
Extração de Requisitos
Administração de Produção e Operações
O Planejamento da Negociação
Fundamentos de Administração
Apresenta.
CONCEITOS DE QFD: QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT.
Introdução a Programação
Campus de Caraguatatuba
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
Níveis de maturidade do PDP
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
QFD: MATRIZ 1.
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
PROJETO DE REDES LOCAIS.
Desafios do desenvolvimento de software
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PREÇO – O que é e como fazer?
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
BENCHMARKING.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Solução Completa de Pagamento Eletrônico
Processos de Engenharia de Requisitos
Técnico em Informática
Projeto Informacional
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Prof.: MSc. Marcelo Machado Fernandes
QFD: MATRIZES 3 e 4.
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE - QFD
MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade
Educação Básica, formação integral e elaboração conceitual
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
CALL CENTER Doutoranda: Rosely Antunes de Souza Outubro/2006.
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
Planilha Eletrônica - Excel
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Organização, Sistemas e Métodos Formulários
10 Seleção de Sistemas de Medição
Administração da Produção
Exercícios de Fluxo em Redes
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
Professora Michelle Luz
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
O Planejamento da Negociação
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 3 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC.
Projeto Informacional
Planejamento Organizacional : A complexidade e a instabilidade observadas na sociedade contemporânea exigem das empresas a busca da excelência em seus.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
Elicitação de Requisitos Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva.
Transcrição da apresentação:

Exemplo de aplicação do QFD (quality function deployment) Prof. Henrique Rozenfeld PRof. Daniel Capaldo Amaral Grupo EI - SEP - NUMA - IFM - EESC - USP NUMA

Exemplo para aplicação do QFD Impressora

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam? Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Os dados originais (a voz do cliente) precisam ser traduzidos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada O que é mais importante? Definir e avaliar características da qualidade (requisito do produto) O que vamos colocar no produto? Qual a meta?

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam? Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Os dados originais (a voz do cliente) precisam ser traduzidos Na verdade essas atividades ocorrem antes da aplicação da primeira matriz de qualidade do QFD. Por isso está fora do roteiro de aplicação da matriz (planilha). Além disso, existem empresas que obtém os requisitos dos clientes de outras formas.

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Obter dados originais ou voz do cliente Agrupar dados originais Eliminar dados originais redundantes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)

Fontes de Dados Originais Contínuas Informações e Reclamações dos Clientes Cartões de Consulta Informações Comerciais Notícias sobre o Setor Periódicas Surveys Entrevistas Dados Originais

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Obter dados originais ou voz do cliente Agrupar dados originais Eliminar dados originais redundantes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)

Agrupar Dados Originais Ampla Gama de Opções de Finisher Possuir Stapler Instalado onde preciso deles Imprimir trabalho s que estão na rede Pagariam entre 10 a 20% ou pouco mais para melhorar a produtividade maior número de opções de Finisher Possível Acabamento Automático Possibilidade de se ligar facilmente em Rede Não precisar de adapatadores ou cabos especiais parr liga ma copiadora na rede Imprimir do meu micro ligado em rede Imprimir da mesma forma que minhas impressoras locais Capacidade de Imprimir Arquivos Post-Script Possiblidade de se ligar a um PC Inserir Grampos aonde preciso deles

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Obter dados originais ou voz do cliente Agrupar dados originais Eliminar dados originais redundantes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)

Eliminar Dados Originais Redundantes 1. Cada Pessoa fica com um grupo de Post-it 5. O grupo organiza por temas 2. Em ordem, cada membro do grupo lê o Post-it 4. Se há dois Post-its com idêntico conteúdo o grupo elimina um deles. 3. Cada membro que possui um Post-it de mesmo conteúdo o lê para o grupo.

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Obter dados originais ou voz do cliente Agrupar dados originais Eliminar dados originais redundantes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam?

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Transformar dados originais em requisitos Eliminar requisitos redundantes e hierarquizá-los Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)

Converter dados originais em requisitos Matriz de Transformação de Dados Originais em Requisitos Dado Original Cenas Requisito

Converter dados originais em requisitos Dado Original Ser fácil de usar Cena Operador que nunca havia operado o produto consegue instalar Requisito Procedimento simples para serviço rotineiro Requisitos

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Transformar dados originais em requisitos Eliminar requisitos redundantes e hierarquizá-los Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)

Eliminar Requisitos Redundantes

Classificar e Hierarquizar Requisitos

Requisitos dos Clientes Síntese dos passos Requisitos Eliminando os redundantes Convertendo os Dados Originais Agrupando e Hierarquizando Dado Original Ser fácil de usar Cena Operador que nunca havia operado o produto consegue instalar Requisito Procedimento simples para serviço rotineiro Requisitos dos Clientes

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam? Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Os dados originais (a voz do cliente) precisam ser traduzidos Acabamos de definir os requisitos dos clientes e vamos começar a aplicar a planilha e portanto seguir o roteiro. O primeiro passo é inserir os requisitos dos clientes na matriz de QFD (planilha)..

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam? Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Os dados originais (a voz do cliente) precisam ser traduzidos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada O que é mais importante? Definir e avaliar características da qualidade (requisito do produto) O que vamos colocar no produto? Qual a meta?

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade

O que já obtivemos até agora Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Exemplo: Requisitos dos clientes hierarquizados Produto: impressora

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade

Prioridade dos clientes e benchmarking Utiliza-se o mesmo questionário Questionário Avaliação Requisitos Priorização (clientes, interna) Benchmarking 1 5 Baixo Valor Alto Valor Cliente Kano (Interno) Grau Importância Geral

Exemplo: Prioridade dos clientes e benchmarking

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade

Modelo Kano para definir prioridades internas Excitante Cliente satisfeito Linear Requisito Ausente Requisito Presente Óbvio As características mudam de tipo com o tempo de excitante para linear e então para óbvia. Cliente insatisfeito

Levantar prioridades internas Excitante  E Linear  L Óbvio  O Avaliação dos requisitos pelo critério de Kano Interno

Exemplo: levantar prioridades internas Excitante  E Linear  L Óbvio  O

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade

Calcular grau de importância Tabela de determinação do grau de importância Cliente Interno Grau Importância Geral

Lógica que pode ser empregada no Grau de Importância Geral Peso do Cliente Interno Empresa Peso Geral Alto Óbvio Alto Linear Alto Excitante Alto - ñ todos Baixo Óbvio Alto Baixo Linear Baixo Excitante Alto para os excitantes mais altos e baixo para os demais excitantes (não deve haver muitos excitantes)

Exemplo: calcular grau de importância geral

Calcular grau de importância - Resultados Cliente Interno Grau Importância Geral

O que já obtivemos até agora Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade

Cálculo inicial da qualidade planejada Ampla discussão !!!!! Priorização (clientes, interna) Benchmarking Qualidade planejada . Plano . Melhoria . Argumento venda Requisitos dos clientes Nossa empresa Empresa Y Empresa Z

Exemplo: cálculo inicial da qualidade planejada

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade

Cálculo do índice de melhoria Grau de melhoria = plano / situação atual (do benchmarking) Priorização (clientes, interna) Benchmarking Qualidade planejada . Plano . Melhoria . Argumento venda Requisitos dos clientes Nossa empresa Empresa Y Empresa Z

Exemplo: índice de melhoria

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade

Cálculo do argumento de venda não é argumento  1,0 é argumento  1,2 forte argumento  1,5 Priorização (clientes, interna) Benchmarking Qualidade planejada . Plano . Melhoria . Argumento venda Requisitos dos clientes Nossa empresa Empresa Y Empresa Z

Exemplo: definir argumento de vendas não é argumento  1,0 é argumento  1,2 forte argumento  1,5

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade

Plano de Qualidade / Avaliação Competitiva (situação atual) Índices Índice de Melhoria Plano de Qualidade / Avaliação Competitiva (situação atual) Peso Absoluto Grau de Importância Geral * Índice de Melhoria * Argumento de Venda Peso Relativo Peso Absoluto em Porcentagem do Total

Cálculo do peso absoluto Grau de Importância Geral x Índice de Melhoria x Argumento de Venda Priorização (clientes, interna) Benchmarking Qualidade planejada . Plano . Melhoria . Argumento venda Requisitos dos clientes Peso absoluto Nossa empresa Empresa Y Empresa Z

Exemplo: pesos absoluto e relativo

O que já obtivemos até agora Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Definição da qualidade planejada Apesar de conceitualmente estarmos preenchendo uma matriz ... ... até este momento podemos trabalhar com uma tabela simples

Reutilização da 1ª casa da qualidade do QFD Desenvolvimento Pós Pré Pesquisar a validade dos requisitos Adicionar novos requisitos e eliminar os não aplicáveis Reavaliar a Prioridade dos Clientes e Interno Empresa Reavaliar grau de importância geral Completar Benchmarking Definir qualidade planejada Definir grau de melhorias Definir Argumento de Vendas Tanto de produtos similares como da plataforma

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Transformar Requisitos em Características de Qualidade Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Extração Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Matriz para a Transformação dos Requisitos Requisitos do Produto (valor mensurável) = Característica de Qualidade Elementos Característica de Qualidade Requisitos do cliente

Matriz para a Transformação dos Requisitos Facilidade de Instalação Elementos Tamanho Característica de Qualidade Volume Características de Qualidade

Exemplo: Matriz de Conversão de Requisitos em Características de Qualidade Elementos Caract. de Qualidade Compatibilidade da Conexão Física com o Cliente Conector de Entrada do Cabo Número de Entradas Padrões Disponíveis de Entrada Compatibilidade com o Protocolo do Cliente Protocolo de Rede Tipos de Protocolo de Rede Facilidade para o Reconhecimento da Máquina pela Rede Conector de Entrada do Cabo Protocolo de Rede …. Software de Instalação No. Passos Inst. No. Passos Config.

Obs.: Toda característica de qualidade definida tem de ser mensurável na prática !!!!

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Eliminar Características de Qualidade Redundantes Requisitos Matriz de Transformação dos Dados Eliminar Redundantes

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Hierarquizar as Características de Qualidade Requisitos Eliminar Redundantes Classificar e Hierarquizar

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Inserir características de qualidade Requisitos Características de qualidade Eliminar Redundantes Classificar e Hierarquizar

Exemplo: características técnicas resultantes

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Preencher Direcionador de Melhoria Máximo Mínimo Nominal Características de qualidade Padrões de entrada Precisão posicionamento

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Correlacionar as Características de Qualidade Posit. Forte Posit. Fraca Inexistente Neg. Fraca Neg. Forte Correlação Características de qualidade Resolução Impressão (dpi) Consumo de Força

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Correlacionar requisitos X características de qualidade Forte Moderada Fraca 9 3 1 Características de qualidade Padrões disponíveis Fácil reconhecimento rede correlação Requisitos dos clientes

Exemplo: correlacionar requisitos X características de qualidade

O que já obtivemos até agora Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Peso absoluto Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Peso Absoluto (CQ) = Correlação Peso Relativo (Req) = X + * * * Características de qualidade + * * Requisitos dos clientes *

Exemplo: calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto)

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Calcular peso relativo Peso Absoluto (CQ) Peso Relativo (CQ) = Características de qualidade Total do Peso Absoluto (CQ) Requisitos dos clientes

Exemplo: calcular peso relativo

O que já obtivemos até agora Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Adquirir produtos dos concorrentes, desmontar e analisar Avaliar os concorrentes (Testes e Benchmarking das Características de Qualidade) Adquirir produtos dos concorrentes, desmontar e analisar Características de qualidade Requisitos dos clientes Benchmarking

Exemplo: avaliar os concorrentes

O que já obtivemos até agora Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Qualidade Planejada Qualidade Projetada Definir qualidade projetada: analisar tudo de novo, discutir, apresentar e decidir Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Exemplo: definir qualidade projetada

Passos do QFD (quality function deployment) Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas

Qualidade Planejada Qualidade Projetada Definir grau de dificuldade técnica (avaliação da tecnologia e possibilidade de reuso) e reavaliar metas projetadas Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Critérios de dificuldade técnica e reusability Pode ser facilmente desenvolvido com a tecnologia atual 1 É possível desenvolver com a tecnologia atual 2 Pode ser facilmente desenvolvido com nova tecnologia 3 É possível desenvolver com nova tecnologia 4 Difícil desenvolver, mesmo com nova tecnologia 5

Exemplo: Definir grau de dificuldade técnica

O que já obtivemos até agora Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

Reutilização da 1ª casa da qualidade do QFD Desenvolvimento Pós Pré Pesquisar a validade dos requisitos Adicionar novos requisitos e eliminar os não aplicáveis Reavaliar a Prioridade dos Clientes e Interno Empresa Reavaliar grau de importância geral Completar Benchmarking Definir qualidade planejada Definir grau de melhorias Definir Argumento de Vendas Tanto de produtos similares como da plataforma