2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Grade de impacto estratégico de TI
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Contexto da Informação
Sistemas de Informações Gerenciais
Marketing Varejo e Serviços.
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Cadeia logística integrada supply chain
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Gestão Integrada de Negócios
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Administração de Sistemas de Informação II
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Estrutura da cadeia logística
Logística de distribuição
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Mid-market server campaign – thru partner presentation: Apenas para o apresentador: não mostrar Orador: Parceiro Título da apresentação: Damos-lhe o poder.
Início para av2 Resumo=av1
Profª: Adriana Vettorazzo
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Administração de e-Business
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Trabalho realizado por
Administração de Marketing I
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Por que estudar sistemas de informação?
Arquitetura do marketing
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Sistemas de Informações Gerenciais
Repensando a Logística
Sistemas de Informação
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informações Gerenciais
Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
Gestão da Tecnologia da Informação
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Objetivos do Capítulo Identificar as várias maneiras pelas quais as tecnologias de informação afetam o trabalho dos gerentes nas empresas de e-business.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
1 UD 2: Vantagem Estratégica Objetivos do Capítulo 1. Identificar diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem ser usadas para.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa de Produto Vendas e Distribuição Suporte e Feedback do Cliente Dados para pesquisa de mercado, estabelece respostas do consumidor Acesso a comentários online do cliente Resposta imediata a problemas do cliente Baixo custo de distribuição Atinge novos clientes Multiplica os pontos de contato Aumento da participação de mercado Menores margens de custo Maior satisfação do cliente Capacidades da Internet Benefícios para a Empresa Oportunidade de Vantagem 8

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Posicionamento Estratégico das Tecnologias da Internet Penetração no Mercado Mundial Website de E-Commerce Serviços de TI de valor agregado Transformação de Produtos e Serviços E-Business; Grandes Intranets e Extranets Melhorias de Custo e Eficiência , Conversas online com clientes Melhoria de Desempenho na Eficácia Empresarial Intranets e Extranets Estratégia Solução Baixa Alta Conectividade de Clientes / Competição Conectividade de Processo da E-Business Dispositivos Internos Dispositivos Externos 9

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva A e-Business Focada no Cliente Permite aos clientes colocarem os pedidos por meio de parceiros de distribuição Banco de Dados das transações Liga funcionários e parceiros de distribuição Permite aos clientes verificarem pedidos anteriores e a situação da entrega Permite aos clientes colocarem os pedidos diretamente Banco de Dados do Cliente Forma uma comunidade de clientes, funcionários, e parceiros Dá a todos os funcionários uma visão completa dos clientes 10

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Reengenharia de Negócios e Controle de Qualidade Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Definição Alvo Retorno Potencial Retorno Potencial Risco Quais Mudanças? Viabilizadores Primários Viabilizadores Primários Melhorar gradativamente os processos existentes Reformular radicalmente os processos empresariais Qualquer processo Processos empresariais estratégicos 10%-50% de melhorias Melhorias decuplicadas Baixo Alto Mesmos cargos - Maior eficiência Grandes reduções de cargos; novos cargos; importante reestruturação de cargos TI e Simplificação do Trabalho TI e reestruturação organizacional 11

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva A Concorrência Ágil e Focada no Cliente Alavancar o impacto de pessoas e recursos de SI Acessibilidade Tempo de entrega Tempo para mercado dos clientes Previsão de necessidades futuras Personalização Conformidade Custo de transação Custo de serviços de valor agregado Dar soluções de problemas aos clientes Dar soluções de problemas aos clientes Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Organizar para controlar a mudança Organizar para controlar a mudança 12

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Empresas Virtuais Sem fronteiras Tecnologia Excelência Baseada na Confiança Adaptabilidade Oportunismo Seis Características das Empresas Virtuais 13

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Sistemas de Gestão do Conhecimento Conhecimento da solução Engenheiros de Desenvolvi- mento Pessoal de Apoio Técnico Gerentes de Produto Outros Vendedores Clientes A Internet Intranet 14

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Os sistemas de informação podem desempenhar vários papéis estratégicos na empresa. A Internet, intranets, extranets, e outras tecnologias semelhantes podem ser usadas estrategicamente para o e-business e o e-commerce o que propicia uma vantagem competitiva. Um uso estratégico importante das tecnologias da Internet é a formação de um e-business que desenvolve seu valor empresarial adotando como foco estratégico o valor para o cliente. Resumo: 15

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva A TI é um ingrediente-chave na reengenharia das operações das empresas, por permitir mudanças radicais nos processos de negócios que melhoram dramaticamente sua eficiência e eficácia. A TI pode ser usada estrategicamente para melhorar a qualidade do desempenho do negócio. Uma empresa pode utilizar a TI para ajudá-la a tornar-se uma empresa ágil que possa reagir rapidamente às alterações de seu ambiente. Resumo: 16

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Constituir empresas virtuais tem se tornado uma importante estratégia competitiva no dinâmico mercado globalizado da atualidade. Atualmente, vantagens competitivas duradouras podem derivar somente do uso inovador e da gestão do conhecimento organizacional por empresas geradoras de conhecimento e organizações que aprendem. Resumo: 17

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Exercicio Leia o artigo: artigo.pdf Responda: –Por que trabalhar com sistemas de informação e tecnologia de informação voltadas para a Gestão empresarial? –O que é Gestão da Informação?