FACULDADE DOS GUARARAPES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas
Gerenciamento de Projetos
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Ciclo de vida e organização do projeto
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
PMBoK.
Administração Estratégica
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
PMBoK Project Management Body of Knowledge
A estrutura do gerenciamento de projetos
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Processo Administrativo
Capacitação para o Gestor Setorial SIAD Gestão de Projetos
Gerenciamento de Riscos
Planejamento do gerenciamento de riscos
Control Objectives for Information and related Technology
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Termo de abertura Termo de abertura – Project charter
GESTÃO DE PROJETOS Aula 3 1.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gestão de Projetos.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Funções da Administração
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerenciamento da Integração
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
FACULDADE DOS GUARARAPES
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Gerenciamento de Integração.
11 - Gerenciamento de Riscos
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Projeto de implantação de um software
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Risco
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Gerenciamento de Projetos
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Gerenciamento de Projetos de Forma Simples Mentorear Assessoria Empresarial Ltda Gestão de Projetos Paulo Espindola TV.3.0 Integração & PMO.
O que é gerenciamento de projetos
Gerenciamento de Projetos de Forma Simples Mentorear Assessoria Empresarial Ltda Gestão de Projetos Paulo Espindola TV.3.0 Introdução ao Gerenciamento.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Integração.
Fundamentos da Gestão de projetos Escritório de Projetos
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Sistemas de Informação para processos produtivos Gerência de projetos.
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS RELACIONADOS À GOVERNANÇA DE TI
Gerenciamento de Projetos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Visão Geral da Gestão de Projetos
Transformando grandes idéias em projetos gerenciáveis
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
Início do projeto exemplo
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DOS GUARARAPES A estrutura do gerenciamento de projetos I I Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br

1. INTRODUÇÃO A GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gerenciamento de Projetos – GP – é o caminho para atingir a visão (metas e objetivos) por meio da missão, com base nos valores da organização.

É necessário ter uma metodologia ? Metodologia de Gerenciamento de Projeto Importância da Metodologia Ter pessoas talentosas é um dos elementos mais importantes em qualquer organização, mas é essencial suportá-las com um processo gerenciado efetivamente O objetivo da aplicação de uma metodologia é criar um esqueleto capaz de suportar as pessoas na criação de produtos É necessário ter uma metodologia ?

Importância de uma metodologia

Benefícios da Metodologia Garantia de comprometimento dos principais envolvidos Maior probabilidade do cumprimento de prazos Redução de custos na implantação dos projetos Identificação antecipada de riscos e tomada de contramedidas Visibilidade do andamento dos trabalhos Desenvolvimento da equipe

Gerenciamento de: Portfólios X Programas X Projetos Um Portfólio refere-se a um conjunto de Projetos ou Programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atingir os objetivos de negócios estratégicos. Se refere ao gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios. 2. Gerenciamento de Programas – O Programa é definido como um grupo de Projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se fossem gerenciados individualmente. 3. Gerenciamento de Projetos – - É a aplicação de conhecimentos , habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. Se dá através da aplicação e da integração dos 05 Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos e de 09 Áreas de Conhecimento respectivamente.

Demais aspectos importantes a considerar Escritório de Projetos – PMO – - É uma estrutura organizacional centralizada e responsável pelo gerenciamento do Projeto em toda a organização ou em um departamento. - Dentre as funções destacamos: Gerenciamento de recursos compartilhados, Identificação e desenvolvimento de metodologias, Orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão, Monitoramento da conformidade com políticas, práticas, etc, Desenvolvimento de procedimentos, formulários e documentações, Conhecimento das comunicações e inter-relacionamento dos projetos. - Classificam-se em três tipos: Autônomo – da suporte apenas a determinado Projeto ou Programa Setorial ou Departamental – apenas dentro de um departamento ou divisão, Corporativo – controla todos os Projetos e Programas da organização.

Estruturas Organizacionais: Funcionais – é a mais comum. Os departamentos funcionam de modo independente e podem ser comparados a “silos”.

Projetizadas - é o oposto das funcionais. Focam seus trabalhos nos Projetos.

Matriciais – é o meio termo entre as Funcionais e as Projetizadas. Aproveita os benefícios de ambas. A maioria das organizações, hoje, se utilizam desse tipo de estrutura.

2. CICLO DE VIDA DE PROJETOS Consiste nas fases do Projeto que em geral são seqüenciais e que as vezes se sobrepõem, cujo nome e numero são determinados pelas necessidades de gerenciamento e controle das organizações envolvidas e natureza do Projeto em si e sua área de aplicação. Podem ser mapeados com a seguinte estrutura: - Inicio do Projeto; - Organização e preparação; - Execução do trabalho do Projeto; e - Encerramento do Projeto. O Ciclo de Vida é uma progressão por uma série de estágios diferentes de desenvolvimento.

Existem dois ciclos de vida a considerar: Ciclo de vida do Projeto – Esta contido em um ou mais ciclos de vida do Produto.

Ciclo de vida do produto - seqüenciais e não sobrepostas, determinado pela necessidade de produção e controle da organização. Sua ultima fase é a retirada de circulação do Produto.

3. INICIANDO UM PROJETO – SELEÇÃO DO PROJETO Características de um Projeto É um esforço temporário compreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Surgem a partir de: demanda de mercado, oportunidade ou necessidades de negócios, solicitação do cliente, avanço tecnológico ou requisito legal. Cria entregas exclusivas: produtos, serviços ou resultados. São planejados e implementados em contexto social, econômico e ambiental, e tem impactos intencionais ou não intencionais, positivos ou negativos.

Iniciativas Estratégicas Plano estratégico Iniciativas Estratégicas Proposta de Projetos Projetos candidatos Projetos Priorizados Idéias Avaliação Seleção Priorização

A B A A Multicritérios : Finaceiros Estratégicos   PROJETO A PROJETO B Qual o projeto que você escolheria? Valor presente líquido US$ 95.000 US$ 75.000 TIR 13% 17% Período de retorno 16 meses 21 meses Razão Benefício/Custo 2,79 1,3 A B A A Multicritérios : Finaceiros Estratégicos Urgência – janela de oportunidade Partes interessadas - comprometimento Nível de riscos

Termo de Abertura do Projeto Sem o termo de abertura do projeto, o gerente de projetos não tem autoridade para dizer a sua equipe o que fazer e quando fazer O gerente de projeto nem sempre está envolvido em criá-lo. Com freqüência o documento é entregue pelo patrocinador do projeto

Ações para desenvolvimento do Termo de Abertura Identificação das partes interessadas Reuniões com as principais partes interessadas Definição do escopo do produto Definição dos objetivos Documentação dos riscos

Um Termo de Abertura do Projeto deve conter: 1. TÍTULO E DESCRIÇÃO DO PROJETO Indicar o que é o projeto   2. DESIGNAR O GERENTE DO PROJETO E NÍVEL DE AUTORIDADE Indicar quem é autoridade para liderar o projeto e qual o nível de autoridade que o mesmo vai ter ( exemplo de aprovar mudanças no orçamento ou cronograma). 3. BUSINESS CASE Indicar por que o projeto esta sendo realizado, qual o critério financeiro ou de outro tipo para justificar o projeto. Descreva a finalidade e justificativa do projeto. 4. RECURSOS PRÉ-DESIGNADOS Indicar quantos e quais recursos serão disponibilizados. 5. PARTES INTERESSADAS Indicar quem afetará ou será afetado pelo projeto.

6. REQUISITOS DAS PARTES INTERESSADAS Indicar os requisitos relacionados ao projeto e ao escopo do produto. 7. DESCRIÇÃO DO PRODUTO/ENTREGAS Indicar quais as entregas específicas de produtos são desejadas e qual será o resultado final do projeto. 8. REQUISITOS DE APROVAÇÃO DO PROJETO Indicar quais itens precisam ser aprovados para o projeto e quem vai aprová-los.   9. RISCOS DE ALTO NÍVEL DO PROJETO Indicar possíveis oportunidades e ameaças para o projeto 10. APROVADORES Indicar os patrocinadores que autorizam este projeto. 

Dúvidas