Atendimento - Legislação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Advertisements

Rita de Cássia T. S. Ribeiro
CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
JOANDRE FERRAZ Advogados Associados
CONTRATOS ( Lei nº /02) I. Definição : “ Contrato é o acordo de vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação.
Cláusulas contratuais abusivas nas relações de consumo
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Requerimento nº 59/2007 Silvânio Covas Brasília, 16 de outubro.
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Procon Pernambuco Orienta consumidores
E.E. PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
Injunções Andreia Portela TSJ Direito Processual.

X Analise as afirmativas que seguem: I.Somente bancos comerciais podem realizar captação de depósitos à vista. II.Não é necessário a existência de uma.
DIREITO DO CONSUMIDOR Curso Intensivo 1º E
CONTRATOS DE CONSUMO Direito do Consumidor.
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DO CONSUMIDOR (LEI 8.078/90)
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 4 – Testes)
Novo Contrato Lojista Afiliação e Credenciamento ao cartão Tricard
COBRANÇA DE DÍVIDAS E BANCO DE DADOS
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 1)
Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
1- O QUE É CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR?
X Indique a opção incorreta: a)A conta conjunta solidária pode ser movimenta individualmente por qualquer um dos titulares. b)Para a abertura de uma conta.
Londrina (PR) – Maringá(PR) Ano 2014 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 2)
POLÍTICA NACIONAL DE RELAÇÕES DE CONSUMO
CLÁUSULAS ABUSIVAS Direito do Consumidor.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Prorrogação e Compensação de Jornada
Planos de Saúde e Abuso de Mensalidades
PROFESSOR: RENATO PORTO
Práticas abusivas (arts ).
RELAÇÕES DE CONSUMO.
PRÁTICAS ABUSIVAS Direito do consumidor.
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Happy Days On Earth Transporte de Passageiros, Prestação de Serviços e Organização de Eventos Turísticos ESCOLA SECUNDÁRIA MONTE DE CAPARICA Curso EFA.
CDC - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 3)
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
Práticas Abusivas Universidade Federal do Tocantins
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Eduardo Hipólito do Rego
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
Decreto 7962, de Conhecer as particularidades do Contrato Eletrônico em uma relação de consumo; - Interpretar a aplicação do Código de Defesa do.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OS DIREITOS DO CONSUMIDOR
Licitação Lei 8.666/93.
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
DIREITO CONSTITUCIONAL III
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
Conhecimentos bancários FIES. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
Lei nº /2014 Novembro de Informações Gerais 1173 operadoras com beneficiários cadastrados 72 milhões de beneficiários - planos de assistência.
(ESAF/AFRF/2002.2) O imposto sobre operações financeiras está sujeito ao princípio da anterioridade. (F)
VÍCIOS DO CONTRATO Na realização de algum tipo de contrato, pode ocorrer algum tipo de defeito, que pode anular o contrato: São os chamados vícios do contrato,
Atendimento ao cliente e o código de defesa do consumidor
ESTRATÉGIAS DE SUCESSO NA CONTRATAÇÃO Dr. Fernando Cardoso.
Agenda Cidadã 05/ Institucional e Valores Energisa 02 Tratativas técnicas e serviços 03 Planejamento do faturamento 04 Planejamento financeiro.
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
COMENTÁRIOS AO PL Nº 4076/2001 Dr. Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer Diretor Executivo- Procon/SP Professor da DIREITO GV.
CISAM – MO Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Meio Oeste de Santa Catarina WORSHOP - REGULAMENTO PRESTAÇÃO DO SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO.
Transcrição da apresentação:

Atendimento - Legislação Tatiane Bitencourt

1. Acerca da disciplina jurídica da proteção contratual contida na Lei 8.078/90, considere as assertivas a seguir: I- A lei confere ao consumidor a possibilidade de desistir do contrato, no prazo máximo de quinze dias a contar do recebimento do produto, no caso de contratação de fornecimento de produtos ocorrida fora do estabelecimento empresarial.   II- Reputam-se nulas de pleno direito as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que infrinjam normas ambientais ou possibilitem a violação dessas normas. III- A garantia contratual exclui a garantia legal, desde que conferida mediante termo escrito que discipline, de maneira adequada, a constituição daquela garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar para o seu exercício. IV- A lei limita a 10% do valor da prestação as multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigações no seu termo, no caso de fornecimento de produtos que envolva concessão de financiamento ao consumidor. Podemos afirmar que: a) Todas as assertivas estão corretas b) Apenas duas assertivas estão corretas. c) Apenas uma assertiva está correta d) Apenas três assertivas estão corretas e) Todas as assertivas estão incorretas

2. Com base nos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor, referente aos bancos de dados e cadastros de consumidores, julgue as assertivas a seguir: I- Os serviços de proteção ao crédito e congêneres são considerados entidades que prestam serviços de caráter privado.   II - O consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir imediata correção. III- O consumidor deverá ser informado verbalmente toda vez que ocorrer alteração de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo, relativos a seu nome, desde que não a tenha solicitado. IV- Somente poderão constar nos bancos de dados as informações negativas sobre consumidores relativas aos últimos dois anos. a) Todas as assertivas estão corretas b) Apenas duas assertivas estão corretas. c) Apenas uma assertiva está correta d) Apenas três assertivas estão corretas e) Todas as assertivas estão incorretas

3. Acerca das práticas comerciais dispostas no Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção correta. a) Considera-se publicidade abusiva a comunicação de caráter publicitário inteiramente falsa que induza a erro. b) É considerada abusiva a cláusula que autorize o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor. c) O consumidor que receber produto em sua residência, mesmo sem solicitação, e não devolvê-lo, deve efetuar o pagamento do respectivo preço.   d) É lícito que o fabricante de produtos duráveis condicione o fornecimento de seus produtos à prestação de seus serviços. e) O consumidor tem o direito de receber o dobro do que pagou em excesso, acrescido de juros e correção monetária, no caso de cobrança indevida, mesmo na hipótese de engano justificável.

4. Com base nas disposições contidas no Decreto nº 6 4. Com base nas disposições contidas no Decreto nº 6.523/08, podemos afirmar que: a)  É vedada, a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, mesmo se houver prévio consentimento do consumidor.  b) O acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala será garantido pelo SAC, em caráter secundário, sendo obrigatório à empresa atribuir número telefônico específico para este fim.  c) Nos casos de reclamação e de cancelamento de serviços, o SAC garantirá a transferência imediata ao setor competente para atendimento definitivo da demanda, caso o primeiro atendente não tenha essa atribuição. A transferência dessa ligação será efetivada em até sessenta segundos.   d) O consumidor terá direito de acesso ao conteúdo do histórico de suas demandas, que lhe será enviado, quando solicitado, no prazo máximo de quarenta e oito horas, por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.   e) Nenhuma das afirmativas está correta.

c) elemento da urbanização d) desenho universal e) ajuda técnica 5. Nos termos da Lei no 10.098/2000, qualquer componente das obras de urbanização, tais como os referentes à pavimentação, saneamento, encanamentos para esgotos, distribuição de energia elétrica, iluminação pública, abastecimento e distribuição de água, paisagismo e os que materializam as indicações do planejamento urbanístico, denomina-se: a) barreira visual. b) acessibilidade c) elemento da urbanização d) desenho universal e) ajuda técnica

6. Acerca das normas sobre acessibilidade e prioridade no atendimento, analise as afirmativas a seguir: I- Os parques de diversões, públicos e privados, devem adaptar, no mínimo, dois por cento de cada brinquedo e equipamento e identificá-lo para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tanto quanto tecnicamente possível. II- Os teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, casas de espetáculos, salas de conferências e similares reservarão, pelo menos, cinco por cento da lotação do estabelecimento para pessoas em cadeira de rodas, distribuídos pelo recinto em locais diversos, de boa visibilidade, próximos aos corredores, devidamente sinalizados, evitando-se áreas segregadas de público e a obstrução das saídas, em conformidade com as normas técnicas de acessibilidade da ABNT. III- As edificações de uso público são aquelas destinadas às atividades de natureza comercial, hoteleira, cultural, esportiva, financeira, turística, recreativa, social, religiosa, educacional, industrial e de saúde, inclusive as edificações de prestação de serviços de atividades da mesma natureza. IV- Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que, se enquadrando no conceito de pessoa portadora de deficiência, tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção. Está correto o que se afirma APENAS em a) Uma das afirmativas b) Todas as afirmativas c) Duas das afirmativas d) Três das afirmativas e) Nenhuma das afirmativas.