Avaliação Discente do Curso de Ciências Biológicas 19/04/2006.

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Transcrição da apresentação:

Avaliação Discente do Curso de Ciências Biológicas 19/04/2006

Metodologia Resultados Demandas Encaminhamento

Metodologia Questionário Individual. Questionário Coletivo, por classes.

Resultados Questionário Individual: 158 respondidos em 240 distribuídos. Questionário Coletivo: 8 respondidos entre as 9 classes.

1. Biblioteca 2. Estrutura Didática 3. Infra-Estrutura do Campus 4. Laboratório de Informática 5. Programas de Moradia 6. Restaurante Universitário 7. Serviços no Campus 8. Serviços no Curso 9. Qualidade do Ensino no Curso Questionário Individual

Biblioteca 8. Instalações para estudos em grupos: 9. Acesso a equipamentos de informática e consultas à Internet. 10. Acesso aos recursos multimídias. 11. Instalação sanitária. 12. Instalações físicas para portadores de necessidades especiais 13. Infra-estrutura de segurança 14. Infra-estrutura de segurança para o acervo (sistema contra incêndio) 16. Atendimento do pessoal técnico- administrativo da biblioteca.

Estrutura Didática 1.Projetor de slides. 2. Projetor Multimídia. 3. Retroprojetor 4. Flip Chart 5. Tela de Projeção 6. Lousa Branca 7. Ventilador 8. Ar condicionado 9. Extintores

Infra-Estrutura do Câmpus 1. Estacionamento. 2. Placas de sinalização. 3. Transporte até a Unidade 4. Transporte dentro da Unidade 5. Acesso e deslocamento de portadores de necessidades especiais) 6. Instalação sanitária. 7. Iluminação 8. Área de lazer 9. Cantina/Lanchonete. 10. Sistema Bancário

Laboratórios de Informática 1. Disponibilidade de softwares 2. Atualização de softwares 3. Pessoal de suporte 4. Qualificação do Pessoal de suporte ao laboratório de informática 5. Orientação no uso de softwares 6. Orientação para especificação de novos equipamentos 7. Assessoria na resolução de problemas técnicos 8. Programas (cursos) de capacitação no uso de novas tecnologias em informática

Moradia 1. Grau de satisfação com o programa do qual é beneficiário. 2 Infra-estrutura do programa do qual é beneficiário. 3. Quantia recebida como auxílio aluguel. 4. Critérios de seleção para o ingresso no programa do qual é beneficiário

Restaurante Universitário 1. Atendimento no Restaurante Universitário (RU). 2. Qualidade dos alimentos. 3. Preço por refeição. 4. Higiene e limpeza. 5. Espaço físico. 6. Mobiliário. 7. Utensílios (talheres, pratos, bandeja, copos)

Serviços no Câmpus 1. Limpeza. 2. Serviço de Manutenção. 3. Segurança. 4. Correio. 5. Xerox. 6. Portaria (Atendimento de Informações). 7. PABX (Atendimento). 8. UNAMOS (Atendimento). 9. Transporte para Congressos. 10.Transporte para Atividades Acadêmcias

Serviços no Curso 1. Seção de Graduação. 2. Serviços de Informática. 3. Acesso à informação via Internet. 4. Secretaria de Departamento (atendimento).

Qualidade de Ensino 1. Qualidade de ensino no curso. 2. Competência técnico-profissional dos professores. 3. Competência científica dos professores. 4. Competência didático- pedagógica dos professores. 5. Capacidade de auto-aprendizagem como aluno deste curso. 6. Ambiente de estudo. 7. Ambiente social no curso/Unidade. 8. Relacionamento professor e aluno. 9. Relacionamento aluno e aluno. 10. Relacionamento aluno e funcionário

Questionário Coletivo, por classes. 9 questionários distribuídos. 8 respondidos parcialmente. Parte numérica / Parte escrita

Parte Numérica

Parte Escrita Informações objetivas: ~30% Informações subjetivas: ~70% Informações Objetivas: Infra-Estrutura Recursos Humanos Atuação Docente Estruturação das Disciplinas

Infra-Estrutura Laboratórios: Equipar e manter o laboratórios de (a) Vertebrados, (b) Química, Bioquímica e Microbiologia e (c) Microscopia (Histologia); (d) Morfologia Vegetal,(e) Fisiologia Animal, Anatomia Humana Colocar setas nos microscópios: Biologia Celular. Material: qualidade das lâminas de Histologia, aumentar a quantidade de lâminas de Embriologia. Sala de Aula para Prática de Ensino em Ciências. Deixar de pagar apostilas (6): Histologia, Citogenética, Embriologia, Biologia Celular; deixar de pagar CD e lâminas quebradas durante a realização das Disciplinas: Histologia Poucos livros na Biblioteca: Morfologia Vegetal (2), Vertebrados, Invertebrados. Disponibilizar WinPlot no Pólo Computacional.

Infra-Estrutura: Encaminhamento Liberação de recursos para ativação e conserto dos laboratórios.

Recursos Humanos Carência de Docente Efetivo: Genética, Morfologia Vegetal. Carência de Docente Especialista: Fisiologia Humana, Parasitologia

Recursos Humanos: Encaminhamento Re-alocação de aulas para departamento onde haja especialista Contratação de docentes especialistas.

Atuação Docente Dificuldades didáticas e de domínio dos temas. Dificuldades de relacionamento entre professores e alunos. Pouco tempo de presença em sala de aula. Roteiro para aula teórica. Correção de apostila. Falta de pontualidade.

Atuação Docente: Encaminhamento Análise individual de cada caso. Avaliações Semestrais (Docente e Discente). Evolução dos diagnósticos das disciplinas.

Estruturação das Disciplinas Aumento de carga horária: Ecossistemas, Fundamentos de Ecologia, Histologia (3), Citogenética (aulas práticas), Embriologia, Biologia Celular (aulas práticas), Fisiologia Vegetal (aulas práticas), Vertebrados, Geologia (aulas práticas), Bioestatística (aulas teóricas e aulas práticas). Diminuição de carga horária: Ecologia de Comunidades; Botânica Econômica (transformar em optativa) Fusão: Prática de Ensino em Ciências e Prática de Ensino em Biologia em uma única disciplina anual. Aumento das saídas de campo: Ecossitemas, Ecologia de Comunidades, Geologia. Morfologia Vegetal (2) (incluir também saídas no próprio Campus), Sistemática Vegetal, Invertebrados, Higiene e Saúde Implementação de aulas práticas: Genética Molecular, Parasitologia, Bioquímica, Física Geral Experimental

Estruturação das Disciplinas Inclusão de tópicos nas aulas práticas: Citogenética (preparação de lâminas, 2); Embriologia (preparação de lâminas), Biologia Celular (preparação de lâminas) Material bibliográfico: revisão de apostila (Citogenética). Mais monitores ou adoção de monitores: Citogenética, Morfologia Vegetal (2) Aprofundamento de Conteúdo: Fundamentos de Ecologia, Ecossistemas, Morfologia Vegetal. Ampliação da bibliografia: Evolução. Alteração do conteúdo: Fisiologia Vegetal, Higiene e Saúde Aumento da abrangência: Ecossistemas, Evolução.

Estruturação das Disciplinas Aulas muito longas: Matemática Aplicada, Bioestatística. Divisão das aulas práticas entre turmas A e B: Paleobiologia. Ausência de avaliação: Bioestatística, Higiene e Saúde. Deficiência no método de avaliação: Matemática Aplicada, Morfologia Vegetal, Física Geral e Experimental, Paleobiologia, Invertebrados, Parasitologia. Carência de contextualização / associação com a Biologia: Física Experimental, Psicologia da Educação, Matemática Aplicada, Física Geral e Experimental, Higiene e Saúde (eliminação da disciplina), Bioestatística. Muitos docentes em uma mesma disciplina: Fisiologia Animal, Geologia, Paleobiologia. Revezamento de professor, por se tratar de matéria anual: Histologia. Aumento do número de monitores: Embriologia.

Estruturação das Disciplinas: Encaminhamento Processo de Reestruturação do Curso de Ciências Biológicas Discussão com Docentes e Departamentos.