Mesa 1 Boas práticas em serviços de interesse para a saúde, é possível?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Advertisements

GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo segundo o tipo de vigilância em que atua. Fonte:
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Informações Gerais Ênfase maior a Saúde x Segurança
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde e Saúde do Trabalhador
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
Centro de Vigilância Sanitária
Mauro Luís Silva de Souza
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
DOCUMENTOS UTILIZADOS
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Tribunal de Contas da União Auditoria de Natureza Operacional Vigilância Sanitária de Medicamentos - Anvisa/MS Ministro-Relator Marcos Vinicios Vilaça.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Propaganda de Medicamentos- Aspectos Éticos Edvaldo Dias Carvalho Junior Universidade de Brasília UniCEUB.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Projeto de Reestruturação GGALI Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Direito à saúde e defesa do consumidor
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Segurança da Informação
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
SEMINÁRIO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
BIOSSEGURANÇA, CONTROLE DE RESÍDUOS.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Programa de Controle da Hanseníase
Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
Local: Auditório da Sede da Anvisa
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
Prof. Ligia Rangel ISC/UFBA Botucatu, março de 2009 Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador Seminários Especiais.
Vigilância em Saúde.
Transcrição da apresentação:

Mesa 1 Boas práticas em serviços de interesse para a saúde, é possível?

 CNAE/IBGE: potencialmente, mais de linhas caracterizadas como SIPS  Dados Cempre/IBGE 2012: estabelecimentos  Dados Portal MEI/Sebrae Fev/2015: profissionais Universo SEBRAE Portal MEI IBGE CNAE IBGE Cempre

 Lei 9782/1999  Lei 9782/1999 : ◦ Anvisa: Compete à União no âmbito do SNVS: normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde ‣Portaria 650/2014:  GGCOF: propor ações e medidas regulatórias aos serviços de interesse para a saúde, alcançados pelo SNVS, para prevenir e minimizar os riscos à saúde da população  GFORT: executar ações e elaborar medidas regulatórias relativas aos serviços de interesse à saúde sujeitos a vigilância sanitária

1 Requisitos de segurança sanitária para as atividades de ESTÉTICA E EMBELEZAMENTO 2 Requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 Definição de ESCOPO;  Definição de CONCEITO;  Classificação de RISCO;  Classificação do status da DEMANDA;  Definição de FLUXOS: ◦ de processamento das demandas relativas a serviços de interesse para a saúde; ◦ de priorização de ações regulatórias; ◦ de articulação intra e interinstitucional.

 Risco [Osha/União Europeia] : Um risco é a possibilidade, elevada ou reduzida, de alguém sofrer danos provocados pelo perigo.  Perigo [Osha/União Europeia] : Um perigo pode ser qualquer coisa potencialmente causadora de danos. European Agency for Safety and Health at Work Risco biológico Risco epidemiológico Risco sanitário Risco tecnológico

Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma ORGANIZAÇÃO no que se refere a riscos Processo de ponderar ALTERNATIVAS POLÍTICAS E GERENCIAIS, considerando a avaliação de riscos e outros fatores relevantes para a proteção da saúde dos consumidores, selecionando as opções apropriadas de prevenção e controle [...] ISO FAOOMS [...]

 Conjunto de procedimentos necessários para garantir a qualidade sanitária dos produtos em um processo de trabalho (produção ou serviço).  Um caminho possível num universo tão atomizado e diverso?  Ou mais uma ferramenta metodológica a ser acessada pontualmente, para estruturas e processos similares?

Risco Real X Risco Percebido

AtomizaçãoHeterogenidade Volume de processos e atividades Banalização do uso de tecnologias Democratização do acesso a mercados Vulnerabilidade implícita na relação de consumo Assimetria de informações

Gestão da qualidade Biossegurança Minimização do risco

Rodrigo Brito Gerente-Geral de Coordenação e Fortalecimento do SNVS | GGCOF/Anvisa [61] Equipe GFORT/GGCOF/Anvisa Alice Alves de Souza André Rezende Cláudia Rabelo Fátima Ferreira Patrícia Laboissiere Rosaura Hexsel [61] |4045