Apresentação Diagnóstico Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Levantamento, construção e diagnóstico
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
Ministério da Cultura.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
Conferência das Cidades Mato Grosso
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Gestão Estratégica na Política Pública
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
DENGUE ABRIL 2008.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Fórum Nacional de Educação
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Comissão de EJA de Alagoas
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
ABRIL 2010.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Plano de Bacia do Rio Caí
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
MAIO 2010.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
Centro de Referência de Assistência Social
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Revisita ao PPP.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
Organização da Área da Vigilância Socioassistencial no âmbito da Gestão Municipal 27 de Março de 2014.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Apresentação Diagnóstico Social

Objetivo Geral O projeto Diagnóstico Social foi estruturado com o intuito de fazer uma avaliação socioterritorial através de indicadores sociais, econômicos e garantia de direitos da população de municípios e regiões; Pode ser utilizado para o planejamento estratégico local e regional, e o monitoramento contínuo de indicadores, atendendo o que prescreve a NOB SUAS 2012; Possibilita identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais da população; Sistematizadas informações para que o gestor possa direcionar qualitativa e quantitativamente os investimentos em política públicas locais e de desenvolvimento regional.

Finalidades específicas Organizar a oferta de serviços e políticas públicas de forma territorializada, em áreas de maior vulnerabilidade e risco, de acordo com os dados coletados no Diagnóstico Social; Direcionar programas e políticas sociais orientadas por demandas territoriais, otimizando tecnicamente os recursos públicos de todas as esferas de governo; Orientar os investimentos macrorregionais de acordo com os dados socioterritoriais coletados no Diagnóstico Social;

Finalidades Específicas Identificar nas regiões do município os problemas que merecem atenção do poder público, bem como avaliar as políticas desenvolvidas pelo gestor e sua eficácia resolutiva; Organizar o Sistema de Vigilância Socioassistencial e a Defesa de Direitos, capacitando a produção de diagnósticos e demais normatizações da Norma Operacional Básica da Assistência Social - NOB/SUAS; Criar as condições técnicas para subsidiar um Plano de Desenvolvimento Local e Regional; Inserir a comunidade no processo de desenvolvimento;

Finalidades Específicas Ser instrumento de planejamento estratégico no direcionamento de prioridades de investimentos municipais; Ter diagnóstico detalhado capaz de justificar e fundamentar a captação de recursos, projetos e programas estaduais, federais; Apresentar dados sistematizado e municípios circunvizinhos, capaz de orientar um plano de desenvolvimento regional.

Metodologia Far-se-á um levantamento de dados em formulário especifico que colherá informações no bairro, conjunto dos bairros, e destes criando um panorama total do município sistematizado por software. Este diagnóstico cruzado e sistematizado com de outros municípios da região darão o panorama regional. Este panorama municipal final, indicará as vulnerabilidades sociais e econômicas do município nas áreas:

Condições de Vida Saneamento – Esgoto Ligado à rede; Baixa Renda – Até Um Salário; Taxa de Analfabetismo; Escolaridade Precária do Responsável da Família; Demais dados específicos.

Saúde Pessoas Portadoras de Patologias; Remédios mais Utilizados; Portadores de Necessidades Especiais; Acessos Aos Serviços Públicos de Saúde; Plano de Saúde e Cartão SUS; Demais dados específicos.

Educação Ensino Infantil; Estudantes do Ensino Fundamental; Estudantes do Ensino Médio; Concluídos do Ensino Médio; Estudantes do Ensino Superior; Concluídos do Ensino Superior; Ensino Técnico; Privado; Público;

Educação Reprovação no Ensino Fundamental; Evasão Ensino Fundamental; Reprovação Ensino Médio; Evasão no ensino Médio; Reprovação no EJA; Evasão no EJA; Hábito de Leitura; Nível de Inclusão Digital; Demais dados específicos.

Habitação Iluminação Pública; Situação de Moradia; Segurança Pública; Tratamento de Água; Coleta de Lixo; Saneamento; Tipificação da Rua; Demais Dados Específicos.

Diagnósticos-II para Plano de Desenvolvimento Regional - PDR haverá levantamento de dados visando o PDR, com coletas de dados específicos nas seguintes áreas: Estrutura Fundiária da Região, Quadro Fundiário da Região, Panorama geral da economia regional, Padrões de uso do solo, Atividades Econômicas Trabalho e Emprego, Agricultura, Extrativismo vegetal, Pesca e aquicultura, Indústria, Comércio e Serviços, Turismo, Transporte, Transporte Rodoviário, Transporte Hidroviário, Transporte Ferroviário,Transporte Aéreo, Energia, Comunicação e Informação.

Objetivos do PDR Fomentar o desenvolvimento sustentável da região, assegurando a melhoria da qualidade de vida da população; Contemplar iniciativas que assegurem o desenvolvimento regional nos eixos estratégicos da Economia e Meio Ambiente, Social, Tecnologia e Política Pública, prevendo ações, indicadores de resultado, metas, prazos, recursos financeiros e agentes responsáveis;

Fluxo do Projeto Coleta de dados através de pesquisa de campo; Digitação dos Formulários e sistematização em software específico; Análise dos dados por bairro, município e região; Apresentação dos Diagnóstico Social e PDR (quando for o caso).

Equipe de Execução Por Município 01 Coordenador Técnico; 01 Coordenador Operacional; 01 Pesquisador Para Cada 2.000 habitantes; Digitadores e profissionais específicos.

Formalidade Apresentar os Diagnóstico para órgãos da administração pública, empresas públicas ou privadas, entidades da sociedade civil, de acordo com os objetivos e finalidades específicas, contendo os dados sistematizados relacionados às condições de desenvolvimento humano, social e econômico, segmentados por Bairro, Município e, por fim, Região (quando for o caso).

Prazo Para Entrega do Projeto O Diagnóstico é realizado em prazo compatível com o tamanho geográfico e populacional do município ou região. Poderá ser disponibilizado referencial parcial para auxiliar a tomada de decisões imediatas.

Apresentação Para Análise dos Dados: A apresentação dos dados para análise dar-se-á através: Geoprocessamento Visual; Geoprocessamento Estatístico; Outros instrumentos pertinentes.