PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
O Currículo na Educação Infantil
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Transversalidade dos Direitos Humanos
Famílias de risco Metodologia Jogar é preciso
Oficina Brincando com sucata
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PROJETO PEDAGÓGICO.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A Escola e as Mudanças Sociais
Programas sociais para a infância
DIVERSIDADE E VALORES:
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Diretrizes da Educação Infantil MEC
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Centros de Educação em Direitos Humanos
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
twitter.com/funasa.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Tem como proposta essencial conferir a liberdade de manifestação do pensamento, da emoção e da imaginação, elementos necessários para que crianças e adultos sejam protagonistas do conhecimento. Nossas ações visam proporcionar aquisição gradual da autonomia, do cuidado próprio, do cuidado do planeta, da realização das várias atividades, da resolução de conflitos e para a construção da identidade. nosso objetivo principal é a inserção das crianças como verdadeiros cidadãos do mundo, das relações sociais, da cultura e do trabalho. Nosso currículo baseia-se na formação cultural, no respeito a pluralidade, á responsabilidade social e ambiental, o trabalho em equipe a flexibilidade frente ao novo e ao desconhecido. É na articulação permanente de todos esses elementos que nosso projeto pretende contribuir para a formação de pessoas autônomas, participativas, capazes de atuar em sociedade com alegria, competência, dignidade e responsabilidade.

PRINCÍPIOS A educação infantil compreende o desenvolvimento de todas as dimensões humanas : afetiva, social, cognitiva além da formação de valores éticos, estéticos e morais presentes nas diferentes culturas como: autonomia, cooperação e solidariedade. Toda criança é produtora de conhecimento e deve ser respeitada com tal. As práticas educativas devem propiciar o desenvolvimento da identidade individual e coletiva da criança e ocorrer em um espaço lúdico onde o brincar deve estar presente na intermediação da construção do conhecimento infantil. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, inclusive para educandos com deficiências. Buscando permanentemente o padrão de qualidade na prática da educação infantil e a vinculação entre as praticas educativas e sociais.

OBJETIVOS Viabilizar a construção de tempos e espaços que favoreçam a autonomia e o exercício da criatividade das crianças em consonância com o Projeto Político Pedagógico. Fomentar a criação e recriação de espaços que favoreçam a cultura da infância e o protagonismo infantil . Reavivar o ato do Registro de nossas práticas como exercício de nos tornarmos autores e produtores de conhecimento.   Trabalhar a Inclusão no seu sentido mais amplo, desenvolvendo um trabalho que vise a cultura da paz e uma escola verdadeiramente inclusa.   Aprimorar as formas de comunicação/relacionamento e de reconhecimento desta Comunidade Escolar.   Buscar parcerias para aprimorar o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico.   Conscientizar a comunidade escolar para a necessidade da preservação do meio ambiente e para ações como: economia de água e luz, reciclagem do lixo Escolar e da Comunidade Aprimorar o trabalho com música e dança.

VISÃO DE CRIANÇA Consideramos a criança o principal protagonista da ação educativa, produtora de conhecimento e de cultura e como tal, deve ser respeitada.   A unidade escolar organiza seus tempos e espaços, garantindo a especificidade da infância: •Direito a brincadeira •A liberdade de escolha •A atenção individual •O contato com a natureza •Alimentação sadia e higiene   •Direito a curiosidade imaginação e capacidade de expressão •Liberdade de movimento  •Ambiente afetivo rico em materiais e experiências   •Direito a construção de saberes e competências