VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Nacional de Monitoramento de Eventos Adversos
Advertisements

3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Saúde Coletiva II 2009.
Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos
Projeto Hospitais - Sentinela
Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos, Células e Órgãos
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB) Hospital Espanhol
H O S P I T A L E R A S T O G A E R T N E R
Hospital Universitário Evangélico de Curitiba/ SEB
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS
Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás Farmácias Notificadoras.
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
HOSPITAL REGIONAL ANTONIO DIAS
Vigilâncias Sanitárias
Resultados Conclusões Através da detecção de RAM’s e problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, foi possível diminuir o número de hospitalizações.
SISTEMA DE HEMOVIGILÂNCIA 3º Encontro de Gerentes de Risco
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
13º. Encontro Nacional da Rede Sentinela
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
Hemovigilância Perspectivas de Trabalho
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária GERÊNCIA-GERAL SSPS PÓS - COMERCIALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE Murilo Freitas Dias Chefe da.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Instituto do Coração Gerência de Risco HOSPITALSENTINELA InCor InCorGERÊNCIA DE RISCO DE RISCO SANITÁRIO SANITÁRIO.
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Projeto Hospitais Sentinela 6º Encontro Nacional de Gerentes de Risco São Paulo, 15 a 17 de junho de 2005.
HEMOVILÂNCIA NO BRASIL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Projeto de Reestruturação GGALI Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
A NNC tem como objetivo geral detectar inconsistência nos processos, produtos ou práticas com o intuito de elaborar ações a fim de prevenir e/ou reduzir.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS NatalMaio/2009.
Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha.
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
Coordenadora de Programas Estratégicos do SUS - COPES/DSNVS/ANVISA
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Transcrição da apresentação:

VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA: Oficina de Sensibilização para Notificação em Hemovigilância – Região Sul VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA: Sua importância para a prática de vigilância sanitária no país Geni Neumann de Lima Camara Curitiba, abril 2009

VIGIPOS Vigilância pós-uso/comercialização de produtos sob vigilância sanitária

Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999 Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Art. 6º  A Agência terá por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e de fronteiras.

Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999 Art. 8o ... regulamentar, controlar e fiscalizar … § 1º … bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária … Medicamentos de uso humano Insumos, conjuntos reagentes Equipamentos Saneantes Cosméticos Sangue Órgãos, Tecidos humanos e veterinários Alimentos Outros produtos e serviços de interesse para o controle de riscos à saúde da população

Decreto 3029 de 17 de abril de 1999 Aprova o Regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Competências Art. 3º....XVIII - manter sistema de informação contínuo e permanente para integrar suas atividades com as demais ações de saúde, com prioridade para as ações de vigilância epidemiológica e assistência ambulatorial e hospitalar; ...

Regulamentar Fiscalizar Controlar Pré-registro Pós-registro VIGIPOS 6

VIGIPOS Vigilância pós-uso/comercialização de produtos sob vigilância sanitária Sistema de avaliação e alerta, organizado para coletar e analisar as informações sobre as queixas técnicas sobre produtos ou os eventos adversos efeitos indesejáveis ou inesperados do uso desses produtos.

VIGIPOS Queixas técnicas (QT) Problemas detectados nos produtos submetidos à vigilância sanitária. Eventos adversos (EA) Danos causados às pessoas pelo uso de produtos submetidos à vigilância sanitária.

VIGIPOS Etapas 1. Detecção da QT ou do EA 2. Notificação 3. Investigação 4. Monitoramento 5. Análise dos Dados 6. Cálculo de Indicadores 7. Divulgação da Informação  Retroalimentação

VIGIPOS Responsabilidades compartilhadas: Profissionais, usuários, fabricantes, empresas Serviços assistenciais de saúde SNVS SVE Ministério da Saúde Sociedade civil organizada

VIGIPOS na ANVISA Estratégias 2002 - PROJETO HOSPITAIS SENTINELA Parceria com hospitais de grande porte para a implantação da VIGIPOS: Gerência de Risco : Medicamentos  Farmacovigilância Equipamentos e insumos  Tecnovigilância Sangue e componentes  Hemovigilância 11

Hemovigilância Um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange toda a cadeia da transfusão (da coleta do sangue e seus componentes até o acompanhamento dos receptores), com o objetivo de obter e disponibilizar informações sobre eventos adversos do uso terapêutico dos produtos lábeis do sangue e prevenir seu aparecimento ou recorrência. EHN, 2007

Hemovigilância Marcos Regulatórios Lei 10.205 de 2001 12a Conferência Nacional de Saúde - 2003 RDC/Anvisa 153/2004

Organização da Hemovigilância no Brasil Estratégias Organização da Hemovigilância no Brasil Meta Mobilizadora Nacional Sangue com Qualidade 2002 Projeto Hospitais Sentinela (n=100) 2003 Inclusão de hospitais colaboradores 2005 145 hospitais Capacitação da Rede Notificadora (n=386) 14

VIGIPOS Estratégias 2002 Desenvolvimento de um Sistema de Informação e Notificação - SINEPS 15

Re-organização da Estrutura Administrativa VIGIPOS Estratégias 2005 - 2007 Re-organização da Estrutura Administrativa NUVIG Fortalecimento da VIGIPOS 16

VIGIPOS Estratégias Desenvolvimento de um novo sistema informatizado de notificação de EA, QT - Notivisa 17

NOTIVISA Ficha de notificação revisada. Manual de usuário do sistema. Acesso por meio de senha. Níveis de acesso diferenciado. Participação do SNVS. Notificadores: instituições de saúde

Hemovigilância Etapas 1. Diagnostico da reação transfusional (RT) ou 2. Suspeita e Investigação de RT 3. Notificação 4. Monitoramento 5. Análise dos Dados 6. Cálculo de Indicadores 7. Divulgação da Informação  Retroalimentação

A Hemovigilância na Prática Análise dos Dados – 2007 e 2008 Indicador – Taxa de Sub-notificação Retroalimentação – Planejamento Oficinas de Sensibilização

Hemovigilância – Visão de Futuro Incidência de Reações Transfusionais Notificadas França, 1994-2005 PSL distribuídos (milhões) FIT/1000 PSL distribuídos Fonte: http://www.efs.sante.fr/rapport_activite_2005.htm

Obrigada! ubhem@anvisa.gov.br nuvig@anvisa.gov.br Telefone: (61) 3462-6769