NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA

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Transcrição da apresentação:

NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA

Nível 1: pré-silábico Características Indiferenciação entre gravura e escrita. Representa a fala através de garatujas, desenhos, riscos ou rabiscos. Uso de sinais únicos para escrever palavras diferentes. A ordem das letras na palavra não é importante. Categorias linguísticas não definidas (letras, sílabas, palavras, etc.)

4.Registra considerando o modelo de escrita que tem contato. 5.Desconhece a relação que existe entre a fala e a escrita. 6.Utiliza aleatoriamente as letras que conhece. 7.Registra adotando como critério o realismo nominal. 8.Acredita que se registra apenas palavras substantivas. 9.Pode preencher uma linha inteira para escrever uma palavra.

Nível 1: Pré-silábico Proposta didática Possibilitar à criança vivenciar atividades que envolvam as letras (palavras e textos de interesse da criança). Conflitos que levam ao próximo nível: Percepção de que há estabilidade nas palavras. Ex.: Só há uma forma de escrever

Nível 1: Pré-silábico (fé) (bola) (vila) (faca) (fofoca) (menino)

Nível 2: Silábico Características: Vinculação entre escrita e pronúncia. Acredita que tudo o que se diz, escreve-se. Compreende que só se pode escrever com letra. Utiliza uma letra para cada palavra ao registrar uma frase. Adota o critério de quantidade, acreditando que não se escreve com menos de 3 letras. Portanto, entra em conflito ao registrar, por exemplo, a palavra rato (usando uma letra para cada sílaba) e acaba acrescentando outra letra (ou não) à palavra.

Nível 2: Silábico Características: Correspondência quantitativa de sílabas orais com cada letra da palavra. Ex.: i F – PATO (Nível silábico – quantitativo ou restrito). Correspondência qualitativa dos sons com as letras. Ex.: AO – PATO (Nível silábico – qualitativo ou evoluído).

Nível 2: Silábico Silábico-quantitativo: registra uma letra - podendo ser consoante ou vogal - para cada sílaba, sem relacionar o símbolo gráfico com a pauta sonora da palavra. Silábico-qualitativo: registra uma letra - podendo ser consoante ou vogal - para cada sílaba, relacionando o símbolo gráfico com a pauta sonora da palavra.

Nível 2: Silábico Adota também o critério da variedade (usa letras diferentes para escrever palavras diferentes). Quando a criança escreve qualitativamente (identificando e registrando as vogais ou consoantes pertencentes à palavra), pode ocorrer um acréscimo ou mudança de letras na palavra. Ex. batata – A A A. Nestes casos, a criança muda uma ou outra letra (porque segundo ela a palavra batata não pode ser escrita com 3 letras iguais) ou ainda, acrescentar uma letra para solucionar o seu conflito.

Conflitos que levam à próxima hipótese Nível 2: Silábico Conflitos que levam à próxima hipótese Impossibilidade de ler silabicamente (sobram letras) Impossibilidade de ler o que os outros escrevem. Confronto com grafias de certas palavras que sabem serem corretas.

Nível 2: Silábico Daniele 4-PALHAÇO 1- DANONE 2-PÁ SÉRGIO LEONARDO 3-PANELA

Nível de escrita: Silábico-alfabético Características: Começa a descobrir que uma letra para cada sílaba, nem sempre é suficiente. Sendo assim, acrescenta letras à escrita de algumas sílabas. Escreve algumas sílabas completas e outras incompletas.

NÍVEL 3: ALFABÉTICO Características: A criança descobre que precisa de uma letra para cada sílaba. Descobre que uma sílaba pode ter uma, duas, três ou mais letras. Desprende-se do realismo nominal. Percebe os fonemas das palavras que escreve. Escreve como fala.

Nível 3: Alfabético Características: Já possui formas fixas e grafa muitas sílabas completas (no início). Na fase avançada, já desperta para questões ortográficas.Ex.: PALHAÇO (PA L SO – 1ª fase) (PALIASO – 2ª fase) Faz correspondência fonema/grafema. Inicia a preocupação com questões ortográficas.

NÍVEL 3: ALFABÉTICO MA CA CO BE BI Á GUA O MA CA CO

Níveis Pré-silábico Silábico Alfabético Hipótese Indiferenciação entre gravura e escrita. Cada sílaba é representada por um sinal gráfico Escreve-se como se fala. Desafios Diferença entre o desenho e a escrita Conservação gráfica da forma das palavras. Vencer o realismo nominal. Estabelecer relação entre fala e escrita. Vencer a hipótese do número de letras. A sílaba será representada por uma ou mais letras. A escrita representa a fala, mas não se escreve com se fala. Intervenções Análise da regularidade e constituição das palavras quanto à sua inicial, sua letra final, número de letras e forma gráfica. Distinção entre imagem e escrita. Vinculação discurso oral com texto escrito. Leitura do que se escreve. Confronto entre as formas escritas (aluno/aluno, professor/aluno). Atividades: forca, cruzadinha. Transcrição do texto oral para o escrito. Leitura, leitura, leitura. Atividades: caça-palavras.