O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
Integração entre Planejamento, Orçamento e Custos
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Processo de Elaboração do PLOA 2011
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Política de Gestão de Pessoas do GDF
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Divulgação para Subsecretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão
Plano de Gestão do PPA Brasília, novembro de 2004.
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Oficina de Boas Práticas - InfraSIGs -
MÓDULO REVISÃO PPA NET TREINAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO.
Monitoramento e Avaliação
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Fórum de Secretários Executivos
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Departamento de Logística.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Aprendizados com a expansão da Rede de M&A:
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL 2008
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
Mapeamento de Processos
Introdução à Gestão Pública
SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FEDERAL Mesa: Como melhorar a relação da SPI e da SOF com os Setoriais de Planejamento e de Orçamento.
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
SPOA/SE/MF 1 MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA-EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Coordenação-Geral de Recursos Logísticos.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Transcrição da apresentação:

O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI Cilair Rodrigues Abreu Brasília, 2009

Estrutura Organizacional da SPI Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Estrutura Organizacional da SPI

Departamento de Temas Sociais Gerência de Desenvolvimento Social I Gerência de Desenvolvimento Social II Gerência de Desenvolvimento Social III - orientar, coordenar e supervisionar a elaboração de programas, o monitoramento e a avaliação relacionados aos temas sociais, assim como desenvolver estudos e projetos que contribuam para a melhoria dos processos de planejamento, gestão e análise das políticas e programas sociais.

Departamento de Temas Econômicos e Especiais Gerência de Avaliação de Projetos de Grande Vulto Gerência de Temas Econômicos e Especiais - orientar, coordenar e supervisionar a elaboração de programas, o monitoramento e a avaliação relacionados aos temas econômicos, assim como desenvolver estudos e projetos que contribuam para a melhoria dos processos de planejamento, gestão e análise das políticas e programas econômicos e especiais.

Departamento de Temas de Infraestrutura Gerência de Comunicações, Energia e Infraestrutura Hídrica Gerência de Transporte e Logística - orientar, coordenar e supervisionar a elaboração de programas, o monitoramento e a avaliação relacionados aos temas de infraestrutura, assim como desenvolver estudos e projetos que contribuam para a melhoria dos processos de planejamento, gestão e análise das políticas e programas de infraestrutura.

Departamento de Planejamento Coordenação-Geral de Gestão Estratégica Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento Coordenação de Fortalecimento da Função Planejamento Coordenação de Temas Estratégicos Coordenação de Gestão da Informação Coordenação de Disseminação da Informação - prover a SPI dos conhecimentos e modelos necessários à consecução de suas atividades; - organizar prêmios, cursos, estudos, pesquisas e publicação de artigos sobre planejamento, políticas públicas e desenvolvimento; - apoiar a organização de eventos sobre planejamento, políticas públicas e desenvolvimento; - organizar grupos de discussão sobre temáticas associadas ao planejamento, às políticas públicas e ao desenvolvimento.

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Departamento de Gestão do Ciclo do Planejamento Coordenação-Geral de Gestão de Sistemas de Planejamento Coordenação-Geral de Qualidade do Plano Coordenação de Sistemas de Planejamento Coordenação de Monitoramento do Plano Coordenação de Metodologia Coordenação de Elaboração e Revisão Coordenação de Avaliação Coordenação de Apoio à Comissão de Monitoramento e Avaliação Desenvolver estudos e pesquisas para a definição dos processos de elaboração e de revisão do Plano Plurianua preparar manuais sobre elaboração, revisão, monitoramento e avaliação do Plano Plurianual; e elaborar proposta da mensagem presidencial do Plano Plurianual

Programas Selecionados Programas Associados e Selecionados Temas e Núcleos Temáticos Programas Associados Programas Selecionados

SPI Definição dos Núcleos Temáticos e Temas Temas Econômicos Temas de Econômicos Infraestrutura SPI e Especiais Temas Sociais

Estratégia Temática X Estrutura Organizacional Secretário Diretor Diretor Diretor Não muda Responsáveis pelos núcleos temáticos Visão holística dos núcleos temáticos Gerente Gerente Gerente Responsável por temas de maior complexidade Responsáveis por temas Coordenador Analista Analista Analista

O Ciclo do Planejamento na Lógica Temática Orientações Gerais: - a gestão do PPA é o objeto de atuação da SPI. A discussão temática poderá ampliar o conteúdo do PPA para além da lógica orçamentária - as áreas temáticas continuarão exercendo atividades de elaboração, revisão, monitoramento e avaliação do PPA, mas com foco nos programas selecionados - os temas são sempre relacionados a programas do Plano. O conhecimento temático é sempre voltado para a qualidade do programa e do próprio PPA - o DGCP é responsável pela metodologia de elaboração e gestão do Plano e orientação geral aos ministérios

O Ciclo do Planejamento na Lógica Temática Orientações Gerais: - as áreas temáticas terão relacionamento com os responsáveis pelos programas associados (Gerentes de Programa e Coordenadores de Ação), onde quer que estejam - o Departamento de Gestão do Ciclo do Planejamento relacionar-se-á com os responsáveis pela organização do PPA no setorial, normalmente na SPOA/UMA - todos os servidores da SPI, que dialoguem com interlocutores nos setoriais, devem ter conhecimento sobre questões relacionadas à gestão do PPA

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Alterações na forma de interlocução com os Ministérios A nova organização da SPI serão realizadas alterações na forma de interlocução entre essa Secretaria e os órgãos executores no que se refere às atividades associadas ao ciclo de planejamento.

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Forma de Interlocução com os Ministérios I – Atendimento ao Setorial II – Divulgação de Avisos e/ou orientações para SPOA e UMA III – Monitoramento Padronizado IV – Acompanhamento de Programas Não Associados

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Atendimento ao Setorial As atividades serão realizadas mediante a adoção de procedimentos e rotinas pré-definidas para as atividades de atendimento e interlocução com SPOA e UMA. As demandas serão classificadas de acordo com o assunto a ser tratado: v  Problemas e/ou erros encontrados nos sistemas (SIGPlan e SisPAC) v  Dúvidas sobre os processos: Modelo Lógico, Monitoramento, Avaliação, Elaboração/Revisão ou Acesso aos Sistemas Dúvidas relacionadas aos Departamentos Temáticos

Divulgação de Avisos e/ou orientações para SPOA e UMA Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Divulgação de Avisos e/ou orientações para SPOA e UMA As equipes responsáveis pelos processos do ciclo de gestão do planejamento ficarão responsáveis pelo envio e publicação de avisos e orientações quanto aos processos de monitoramento, avaliação, modelo lógico e elaboração/revisão aos Órgãos e UMA.

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Acompanhamento de Programas Não Associados O acompanhamento dos programas não associados será realizado pelo núcleo de relacionamento que ficará responsável pelo: v  Atendimento ao setorial v  Atendimento de demandas relacionadas a créditos especiais plurianuais e COFIEX v  Monitoramento para os programas não associados, descrito no item III

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos CONTATO: Telefone: 2020-4800 E-mail: spi@planejamento.gov.br