Working Draft Last Modified 26/02/2008 17:49:17 E. South America Standard Time Printed 25/02/2008 16:56:48 E. South America Standard Time SPO-FBB001-20071001.

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Transcrição da apresentação:

Working Draft Last Modified 26/02/ :49:17 E. South America Standard Time Printed 25/02/ :56:48 E. South America Standard Time SPO-FBB Retomando o Desafio Toda Escola pode fazer a diferença Programa de Intervenção Pedagógica – Alfabetização no Tempo Certo Belo Horizonte, 27 de fevereiro de 2008

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 1 OBJETIVOS DA REUNIÃO Retomar o desafio do Programa de Intervenção Pedagógica – Alfabetização no Tempo Certo Refletir sobre os desafios de nosso trabalho no Estado inteiro

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 2 CONTEÚDO Retomar o desafio do Programa de Intervenção Pedagógica – Alfabetização no Tempo Certo Conhecendo o desafio: Situação da educação em Minas Gerais

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 3 PIP/ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO Toda Escola pode fazer... Toda criança aprendendo Toda criança lendo e escrevendo até 8 anos de idade É o que todos querem? Por que isso nem sempre acontece? O que fazer? Como fazer? Nosso grande desafio

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 4 OS PILARES DA EDUCAÇÃO MINEIRA

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 5 CENTRO DO SISTEMA EDUCACIONAL Escola Instância formativa da Humanidade Memória afetiva/ escola que freqüentamos Educar para a autonomia Garantir a aprendizagem dos alunos Comprometer-se com o sucesso de todos os alunos

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 6 "Se a criança não aprende, não culpe a criança, culpe o método que o professor usou para ensinar" Bernardo Toro "Qual o pré-requisito para aprender? É estar em relação afetiva e ética com o outro" Júlio D"Aquino

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 7 "As pessoas só chegam ao dever pela ética do prazer" Marina Gomide "Mas talvez a Ética seja uma Ciência que desapareceu no mundo inteiro. Não importa, teremos que inventá-la outra vez" Jorge Luiz Borges

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 8 A ÉTICA E SUAS RELAÇÕES Ética e democracia Ética profissional Fazer com excelência, com competência Responsabilidade individual e comunitária Comportamento ético Ética e autonomia Ética e dever

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 9 Eliminar as formas de coação e abrir espaço para os procedimentos cooperativos Colocar o desempenho do aluno como foco do planejamento escolar Fazer do respeito ao direito de ser diferente uma prática rotineira Acreditar que todos aprendem e que há diferentes caminhos para aprender Falar da utilidade dos conhecimentos mas, acima de tudo, da beleza dos mesmos Reconhecer que a felicidade e a aprendizagem dos alunos são as metas fundamentais Compromisso do educador ético na sua prática: "Falá é só fôlego; fazê é que é sustança" (Dito caipira)

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 10 Mudanças de paradigmas Cada vez menosCada vez mais Mudança de cultura Controle Estado que faz Robotização Punir erros Administrar detalhes Argumento da força Cultura de mudança Resultado Estado que gerencia Capacitação Recompensar acertos Administrar políticas Força do argumento Qualidade você não faz sem raízes de sua cultura (passado) e sem desejos de avançar (futuro). O que une o passado com o futuro é o presente

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 11 "Quanto mais conscientizados nos tornamos, mais capacitados estamos para ser anunciadores e denunciadores, graças ao compromisso de transformação que assumimos" Paulo Freire Entre estar sensibilizado e estar comprometido o caminho pode ser longo Há uma distância entre estas duas atitudes – pequena ou grande, tudo depende de você

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 12 MINAS VAI AVANÇAR MAIS "Temos que dar, agora, um passo decisivo: Resolver a questão da alfabetização, do analfabeto que está, surpreendentemente, na escola" Ênfase "absoluta" na alfabetização e letramento Alfabetizar no tempo certo Alfabetizar e Acelerar – PAV Escola de Tempo Integral

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 13 A PROPOSTA: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO Fase II – Execução e acompanhamento (a partir de fev.) Fase I – Planejamento e preparação (set a dez) Aspiração “Toda criança lendo e escrevendo até 8 anos de idade em 2010” Execução e acompanhamento dos resultados Aplicação do material detalhado pelos professores em sala de aula e formação continuada Utilização do guia pelos diretores e especialistas Acompanhamento contínuo pelas Equipes Central e Regional Capacitação dos agentes pedagógicos Capacitação no material detalhado do grupo regional, especialistas, diretores e professores Formação da equipe Equipe Central e Regional dimensionada e qualificada Desenvolvimento de material Material detalhado para servir de guia para professores, especialistas, diretores e grupo regional Definição de metas Definição de metas por escola e SRE

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 14 O PROGRAMA ACOMPANHA TODAS AS ESCOLAS DO ESTADO, PORÉM COM ABORDAGEM DIFERENTE DE ACORDO COM O PERFIL DA ESCOLA Grupos de escolas Perfil (desempenho e cultura)Abordagem Escolas com bom resultados e com elevada capacidade de gestão pedagógica “AUTONOMIA COM COBRANÇA” Orientar conforme necessidade e estimular o uso dos guias pela equipe pedagógica Escolas com resultados médios, mas com potencial para melhorar sua capacidade de gestão pedagógica de maneira sustentável “ORIENTAÇÃO COM COBRANÇA” Orientar intensamente e estimular o uso dos guias pela equipe pedagógica Fonte:Análise da equipe “Melhores escolas” 875 “Escolas estratégicas” “IRRADIAÇÃO” Orientar e estimular o uso dos guias pela equipe pedagógica Escolas pequenas, com resultados variados, que concentram número limitado de alunos “Escolas pequenas” 500

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 15 AS ESCOLAS ESTRATÉGICAS POSSUEM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE ALUNOS NO BAIXO DESEMPENHO QUE A MÉDIA DE MG 100% Baixo Intermediário Recomendável Total Escolas Pequenas Melhores Escolas Escolas Estratégicas Dispersão de desempenho 536 Proficiência média %, desempenho no PROALFA, Escolas Estaduais

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 16 O FOCO NAS ESCOLAS ESTRATÉGICAS PERMITIRÁ ATINGIR 84% DOS ALUNOS NO DESEMPENHO BAIXO E 75% NO INTERMEDIÁRIO 4 44 Total de alunosTotal de alunosTotal de alunosTotal de alunos 4 12 Total Baixo DesempenhoTotal Baixo DesempenhoTotal Baixo DesempenhoTotal Baixo DesempenhoTotal Baixo DesempenhoTotal Baixo Desempenho 3 22 Total Desempenho IntermediárioTotal Desempenho IntermediárioTotal Desempenho IntermediárioTotal Desempenho IntermediárioTotal Desempenho IntermediárioTotal Desempenho Intermediário 4 58 Total Desempenho RecomendávelTotal Desempenho RecomendávelTotal Desempenho RecomendávelTotal Desempenho RecomendávelTotal Desempenho RecomendávelTotal Desempenho Recomendável 100% Escolas Pequenas 500 Melhores Escolas 875 Escolas Estratégicas 1080 Quantidade de alunos %, desempenho no PROALFA, 2007 Escolas Estaduais

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 17 AS ESCOLAS ESTRATÉGICAS ESTÃO DISTRIBUÍDAS POR TODO ESTADO, COM MAIOR CONCENTRAÇÃO NO NORTE E REGIÃO METROPOLITANA Até 10 escolas De 11 a 30 escolas Mais de 30 escolas Distribuição das escolas estratégicas pelo estado de Minas Gerais (Escolas Estaduais)

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 18 ESTRUTURA DA EQUIPE DO PROGRAMA Professores Equipe até 2007Equipe a partir de Analistas Educacionais 46 Analistas Educacionais 510 Analistas 790 Inspetores 720 Analistas 830 Inspetores 3 mil Especialistas 10 mil Professores Especialistas Equipe Regional Equipe Central NÚMEROS APROXIMADOS Fonte: SEE

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 19 O PROGRAMA ABRANGE TODAS AS 46 SRE DO ESTADO Capacitação da Equipe Regional Metas por SRE e escolas Iniciativas Todos os Analistas e Inspetores Escolares receberão capacitação no programa (materiais didático-pedagógicos e sistema de acompanhamento) Todas as 46 SRE e as escolas estaduais com os anos inciais do EF no Estado têm metas definidas para o período de 2008 a 2010 (PROALFA, 3º Ano) Materiais pedagógicos criados especialmente para o programa serão usados no ano letivo de 2008 (guias do professor, do diretor e do especialista) Material didático- pedagógico Sistema de acompanhamento e avaliação será estruturado com a utilização da internet para facilitar e melhorar o acompanhamento dos resultados da implementação do programa nas escolas Acompanhamento e Avaliação

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 20 SERÃO DESENVOLVIDOS MATERIAIS DETALHADOS PARA PROFESSORES, ESPECIALISTAS, DIRETORES E GRUPO REGIONAL Materiais necessáriosDescrição e benefíciosDemandas Guia para ESPECIALISTAS Guia sobre como exercer de forma efetiva o papel de supervisor pedagógico Garante que o especialista saiba quais atividades são esperadas dele e qual o seu papel na escola Guia para DIRETORES Guia sobre como ser o líder pedagógico da escola Orientações gerais sobre tarefas administrativas Capacitação sobre gestão e planejamento Ajuda o diretor a liberar tempo para focar mais no pedagógico e atingir melhores resultados Guia para GRUPO REGIONAL Guia para orientar o trabalho dos profissionais do Grupo Regional Explica como avaliar e monitorar o trabalho que será desenvolvido nas escolas estaduais, com ênfase nas Escolas Estratégicas Transformação da maneira de trabalhar nas SRE e Escolas Material detalhado ALFABETIZAÇÃO Material de orientação e planejamento de aulas para professores Fornece um guia de ensino eficaz e de simples entendimento para o Professor Alfabetizador Transformação na sala de aula

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 21 CONTEÚDO Retomar o desafio do Programa de Intervenção Pedagógica – Alfabetização no Tempo Certo Conhecendo o desafio: Situação da educação em Minas Gerais

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56: % DOS ALUNOS DO 3º ANO DAS ESCOLAS ESTADUAIS ATINGIRAM O DESEMPENHO RECOMENDÁVEL EM % Recomendável Intermediário Baixo Variação dos resultados Possíveis motivos da melhoria: Sensibilização das escolas para melhorar os resultados da avaliação externa Maior presença e apoio às escolas estaduais Algumas intervenções do plano já iniciadas Projeto “Aluno em Tempo Integral” Dispensa de professores designados com turmas com baixo desempenho xx Proficiência média 8% 35% -25% -38% % desempenho, PROALFA, Escolas Estaduais

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 23 ONDE QUEREMOS CHEGAR: EVOLUÇÃO DAS METAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS Recomendável Intermediário Baixo *Crescimento anual xx Proficiência média 3º ano do ciclo inicial % % +11% Recomendável: Alunos lêem frases e pequenos textos. Habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos parcialmente desenvolvidas Intermediário: Alunos lêem frases e pequenos textos Baixo: Alunos que lêem apenas palavras Níveis de Proficiência Variação dos resultados CA*

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 24 A META PROPOSTA PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS AUMENTARÁ A QUANTIDADE DE ALUNOS NO RECOMENDÁVEL DE 66% PARA 90% ENTRE 2007 E 2010 Recomendável Intermediário Baixo Variação dos resultados xx Proficiência média Crescimento anual de 11% entre 2007 e º ano do ciclo inicial, Escolas Estaduais Crescimento anual de 6% entre 2007 e 2010

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 25 O “CADERNO DE METAS” É A PRIMEIRA FORMA DE COMUNICAÇÃO UTILIZADA PARA DISSEMINAR AS METAS ENTRE AS SRE ILUSTRATIVO Propostas de metas para SRE e escolas são apresentadas num “Caderno de Metas” específico para cada SRE As metas para SRE foram elaboradas de modo que contribuam para o alcance da meta consolidada de Minas Gerais

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56: % DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS SUPERARAM OS 630 PONTOS EM º ano do ciclo inicial, distribuição da proficiência média dos alunos, 2007 No. Alunos Nível Proficiência Proficiência média Meta % do total dos alunos das escolas estaduais

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56: % DAS ESCOLAS ESTADUAIS JÁ SUPERARAM A META PROPOSTA PARA O ESTADO EM º ano do ciclo inicial, distribuição da proficiência média das escolas, PROALFA Nº de escolas Mais Proficiência Proficiência média 2007 Meta % do total das escolas estaduais

Working Draft - Last Modified 26/02/ :49:17 Printed 25/02/ :56:48 28 O AMBIENTE SOCIO-ECONÔMICO NÃO DETERMINA O NÍVEL DE PROFICIÊNCIA Proficiência média Nível Sócio-econômico BaixoAlto 3º ano do ciclo inicial, Escolas Estaduais, PROALFA 2007 Escolas com baixo nível sócio-econômico que superaram os 630 pontos em 2007 Dr. Rockert (Janaúba) Taboleiro (Guanhães) Soturno Da Mata (Teófilo Otoni)