PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Definição do público-alvo:
Nome do Curso: GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Gerenciamento de Projetos
BENCHMARKING.
FACULDADE DOS GUARARAPES
Avaliação do Plano Plurianual
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
Projeto Político Pedagógico
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Metodologia Científica
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO Profa. Maria Aparecida Vaz Evangelista Abril/2012.
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Passos para Revisão do PPP
TÓPICOS MÍNIMOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis.
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Planejamento do gerenciamento de riscos
Elaboração de Projetos Culturais
“Guião para Elaboração de Projectos”
Planejamento de comunicação.
REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Proposta da versão 1 do Processo de Gestão de Ideias
Ferramentas da Qualidade – Tipos - continuação
Presidente do RCT de Guiratinga – Gestão 2004/2005 Gestão 2010/2011 Diretor de Relações Públicas do RCT de Guiratinga e Secretário Distrital. Gestão 2011/2012.
Gestão de Projetos.
Elaboração de Projetos
Plano de Desenvolvimento da Escola
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Instruções de trabalho para a fase de Projetos Estratégicos Ministério Público do Estado do Paraná setembro/2009.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Orientações para Elaboração de Projetos
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Planejamento e projetos sociais:
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Elaboração e Análise de Projetos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
AVALIAR e PLANEJAR.
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
Ferramentas da Qualidade
Elaboração de Projetos
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
PROJETO TECNOLÓGICO MODELO DE PROJETO FINAL
Guia explicativo – termos de referência Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
PROPOSTA DO PROJETO Justificativas do projeto Escopo do projeto
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO:
Projetos em Química I “O objetivo principal de relatórios e artigos é o de informar” 2 “O objetivo principal das propostas é persuadir. O objetivo.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Transcrição da apresentação:

PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS O Conselho Diretor da Comissão Gestora do Projeto Tempo de Ser, em cumprimento de sua atribuição disposta no artigo 24, II, do Estatuto e artigo 4º de seu Regimento Interno, define a seguir as diretrizes básicas para elaboração, recebimento, apresentação e implantação de projetos do interesse do PTS.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Para os fins pretendidos considera-se projeto de interesse do PTS qualquer ideia, planejamento ou atividade que guarde relação com os objetivos e princípios do Projeto Tempo de Ser. I – FORMATO Os projetos deverão ser apresentados por escrito e deverão conter: 1. Título do projeto Deve dar uma idéia clara e concisa do(s) objetivo(s) do projeto.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 2. Caracterização da necessidade (assunto) e justificativa Aqui deve ficar claro que o projeto é uma resposta a uma determinada questão, necessidade ou interesse percebido e identificado pela comunidade ou pelo autor. Deve descrever com detalhes o diagnóstico da questão, necessidade ou interesse que o projeto se propõe a trabalhar, a descrição dos antecedentes (ou situação atual), relatando se algo já foi feito ou está em curso para tratar do assunto.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS A justificativa deve apresentar respostas para a questão POR QUÊ? Por que executar o projeto? Por que ele deve ser aprovado e implementado? Algumas perguntas que podem ajudar a responder estas questões: Qual a importância dessa necessidade, questão ou interesse para a comunidade? Existem outros projetos semelhantes sendo desenvolvidos nessa temática?

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Qual a possível relação e atividades semelhantes ou complementares entre eles e o projeto proposto? Quais os benefícios a serem alcançados pela comunidade e os resultados para o PTS?

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 3. Objetivos A especificação do objetivo responde as questões: PARA QUE? PARA QUEM? Os objetivos devem ser formulados sempre como a solução de uma necessidade, questão ou interesse e o aproveitamento de uma oportunidade. Distinguir dois tipos de objetivos:

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Objetivo Geral: Corresponde ao produto final que o projeto quer atingir. Deve expressar o que se quer alcançar em longo prazo, ultrapassando inclusive o tempo de duração do projeto. O projeto não é um fim em si mesmo, mas um meio para alcançar um fim maior.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Objetivos específicos: Corresponde às ações que se propõe a executar dentro de um determinado período de tempo. Também podem ser chamados de resultados esperados e devem se realizar até o final do projeto.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 4. Metas A metas não se confundem com os objetivos específicos, são os resultados parciais a serem atingidos e devem ser bastante concretas expressando quantidades e qualidades dos objetivos, ou QUANTO será feito. A definição de metas deve conter elementos quantitativos e qualitativos. Devem responder as perguntas: o que se quer? Para que se quer? Quando se quer? Cada objetivo específico deve ter uma ou mais metas (quanto melhor dimensionada estiver uma meta, mais fácil será definir os indicadores que permitirão evidenciar seu alcance).

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 5. Metodologia Descrever as formas e técnicas que serão utilizadas para executar o projeto. Deve responder: COMO? COM QUE? ONDE? QUANTO? A Metodologia deve corresponder às seguintes questões: a) Como o projeto vai atingir seus objetivos? b) Como começarão as atividades? c) Como serão coordenadas e gerenciadas as atividades? d) Como e em que momentos haverá a participação e envolvimento direto da comunidade?

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 6. Cronograma O cronograma responde a pergunta: QUANDO? Deve ser preenchido conforme Planilha de Implantação de Projeto, em anexo. 7. Orçamento/Análise Econômica e Financeira Respondendo à questão COM QUANTO? E a estimativa de créditos.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS II - FLUXO 1. Elaborado, o projeto deverá ser disponibilizado ao Conselho de Comunicação e Fluxo de Dados da COMGE, por meio da área específica no Portal. 2. O Conselho de Comunicação atribuirá um número identificador do projeto por meio da abertura de um ticket no SSFD, encaminhando-o ao Conselho Diretor.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 3. No Conselho Diretor o projeto seguirá os trâmites de seu Regimento Interno, sendo acrescentada a possibilidade de convite do(s) responsável(eis) do projeto para reunião(ões) de apresentação e complemento de informações. Nestas reuniões poderão estar presentes somente membros do Conselho Diretor, outros membros da COMGE ou esta em sua totalidade se assim a necessidade exigir.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 4. Finalizadas as fases anteriores e, aprovado o projeto, este seguirá para execução. Não aprovado, todos os fundamentos desta decisão deverão ser apresentados pessoalmente pelo Conselho Diretor e/ou demais áreas da COMGE ao(s) responsável(eis), em data previamente agendada.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Justificativa. Objetivos. Indicadores. Requisitos. Atividades. Tempo. Dinheiro. Pessoas. Plano de gestão do produto ou serviço implantado. Equipe i Análise ambiental, com negócio e tendências. Decisão: modifica, aprova ou arquiva. Análise econômico-financeira. Reestudo Execução f Arquivamento