RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

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Transcrição da apresentação:

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

INFORMÁTICA Uso do computador... Uma ferramenta a mais no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência Amplia possibilidade de comunicação e interatividade Informática educacional: aprimorar as práticas educacionais e desenvolver ferramentas de acessibilidade digital, de baixo custo.

Propicia à pessoa com deficiência estratégias para seu desenvolvimento global É flexível: possibilita ao educador definir parâmetros em cada atividade, individualizando a experiência de ensino e aprendizagem

É aberto, o conteúdo é dinâmico e pode ser adaptado a realidade sócio-educacional de cada aluno Abrange atividades relacionadas às competências cognitivas, sócio-afetivas, motoras e lingüísticas, considerando o educando na sua totalidade

RECURSOS PEDAGÓGICOS

RECURSOS DE ENSINO Se assemelha mais a um estímulo concreto que possa ser manipulável. Estímulo que deverá ter uma finalidade, ou seja, deverá a esse estímulo ser atribuída a finalidade pedagógica. (MANZINI, 1999)

Recurso pedagógico como “[ Recurso pedagógico como “[...] material de auxílio que faz parte de uma atividade de ensino planejada e que tem relação com a faixa-etária, interesse, dificuldade e necessidade do aluno com deficiência”. (FIGEUIREDO, 2002, p. 23)

FUNÇÃO DO RECURSO Auxiliar o aluno pensar; Possibilitando o desenvolvimento de sua imaginação Possibilita a capacidade de estabelecer analogias Aproximar o aluno da realidade e auxiliá-lo a tirar dela o que contribui para a sua aprendizagem. (SCHMITZ, 1984, p. 137)

CONSTRUÇÃO DE RECURSOS Adequada às necessidades do aluno e corresponder à atividade proposta, a fim de beneficiar o aluno, durante o aprendizado, e o professor, no processo de ensino (MELLO, 2003)

COMO REALIZAR A ADPTAÇÃO? Não retirar os próprios objetivos do recurso, Adaptar as necessidades que surgirem; Julgar os momento e as oportunidades para a adoção de um ou outro recurso, e especialmente a combinação de vários deles, Adaptação adequada às necessidades do aluno

QUEM USA? O uso a partir das: Características e objetivos, e conteúdos a serem aprendidos.

QUANDO ADAPTAR Quando o modelo sob o qual ele está constituído não permitiria a sua utilização pelo aluno. Quando garante acessibilidade às informações

1 Entender a situação que envolve o estudante Escutar seus desejos. Identificar características Físicas/psicomotoras. Observar a dinâmica do estudante no ambiente escolar. Reconhecer o contexto social.

2 Gerar idéias Conversar com usuários (estudante/família/ colegas). Buscar soluções existentes (família/catálogo). Pesquisar materiais que podem ser utilizados. Pesquisar alternativas para confecção do objeto.

3 Escolher a alternativa viável Considerar as necessidades a serem atendidas (questões do educador/aluno). Considerar a disponibilidade de recursos materiais para a construção Do objeto – materiais, processo para confecção, custos.

4 Representar a idéia por meio de desenhos, modelos, ilustrações Definir materiais Definir as dimensões do objeto – formas, medidas, peso, textura, cor, etc.

5 Construir o objeto para experimentação Experimentar na situação real de uso.

VÍDEO ADAPTAÇÃO DE RECURSOS

6 Avaliar o uso do objeto Considerar se atendeu o desejo da pessoa no contexto determinado. Verificar se o objeto facilitou a ação do aluno e do educador.

7 Acompanhar o uso Verificar se as condições do aluno mudam com o passar do tempo e se há necessidade de fazer alguma adaptação no objeto.