Nessa aula explicaremos como se pode localizar um ponto no espaço a partir de um de um sistema de referência. A posição é determinada por um conjunto.

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Transcrição da apresentação:

Nessa aula explicaremos como se pode localizar um ponto no espaço a partir de um de um sistema de referência. A posição é determinada por um conjunto de coordenadas. Porque isso é importante?

Escolhe-se, antes de mais nada, um REFERENCIAL

. Uma vez adotado um sistema de referência, temos várias formas de indicar a posição de um objeto. Algumas já se incorporaram ao nosso cotidiano. A maneira de caracterizar a posição de um objeto é através do uso de uma coordenada ou um conjunto de coordenadas. A seguir apresentaremos exemplos de coordenadas.

1. Indicando os espaços nas rodovias

Latitude/Longitude

O GPS

As coordenadas cartesianas são utilizadas para identificar a posição de um ponto no espaço semelhantemente à localização de uma rua utilizando um guia da cidade. A forma mais simples, do ponto de vista matemático, de especificarmos a posição de um objeto consiste no uso das coordenadas cartesianas. Vamos ilustrar esse procedimento, analisando o caso de um besouro que se movimenta ao longo de um fio retilíneo. Nesse caso, dizemos que o movimento é unidimensional. Para especificarmos a posição do besouro no fio, adotamos um ponto como referência. Chamamos esse ponto simplesmente de origem O (origem do sistema de coordenadas). Observe-se que o ponto O divide o fio retilíneo em dois segmentos de reta (um à direita e outro à esquerda de O). Num desses segmentos, as coordenadas terão valores positivos e no outro as coordenadas assumirão valores negativos. Utilizando esse ponto de origem O, especificamos a coordenada do objeto da seguinte forma: primeiramente, determinamos a distância (d ) do objeto até a origem. O próximo passo será especificar para qual dos dois segmentos de reta atribuiremos valores positivos para as coordenadas (Este passo tem o nome de orientação do eixo das coordenadas). Tal escolha será indicada por uma flecha. Isto é, o sentido da flecha indica o sentido no qual as coordenadas terão valores positivos. O valor da coordenada x do ponto P será igual à distancia até a origem se P estiver no sentido da flecha a partir da origem. Caso contrário, o valor da coordenada é igual à distancia precedida de um sinal menos, ou seja, as coordenadas terão valores negativos quando a posição estiver na direção oposta à da flecha a partir da origem. A extensão para o caso de duas dimensões pode ser entendida a partir do movimento de uma bola sobre uma mesa. As duas coordenadas (x e y) da posição P da bola seriam determinadas da seguinte forma: Para indicarmos um ponto no plano podemos recorrer a outros conjuntos de coordenadas. Uma das mais utilizadas são as coordenadas polares ( e ). Podemos defini-las como função de x e y (a coordenadas cartesianas), a partir das expressões Note-se que, nesse caso, indicamos a posição através da distância do ponto até a origem e o ângulo formado pela reta passando pelo ponto até a origem. Dados e podemos, analogamente, determinar x e y. Definimos as coordenadas esféricas r, e através das transformações r = R (constante) descreve uma esfera de raio R descreve um semiplano descreve um cone de ângulo Vetor Velocidade em Coordenadas Esféricas De ( ) tem-se que Portanto Resumindo: Tomando-se um ponto O arbitrário como origem, a coordenada x caracterizando a posição P do objeto será dada por: x = +d se estiver no sentido da flecha a partir da origem x = -d se estiver no sentido oposto da flecha a partir da origem onde d é a distância do ponto P até a origem O.

Nivel 2

Exemplo unidimensional

x = +d se estiver no sentido da flecha a partir da origem

x = -d se estiver no sentido oposto da flecha a partir da origem

CINEMÁTICA Espaços: CINEMÁTICA Origem dos espaços:

CINEMÁTICA Orientação dos espaços: CINEMÁTICA Espaços Positivos e Negativos:

CINEMÁTICA Coordenada Espaço Escolha da origem: Escolha da orientação:

CINEMÁTICA Espaço Positivo: Espaço Negativo:

Nivel 3

CINEMÁTICA 4. Extensão para duas dimensões:

Animação 3 planos

gráfico

NIVEL 4

Cilindro/plano/plano

Esfera/plano/cone

NIVEL 5

COORDENADAS GENERALIZADAS q1 = q1(x,y,z) q2 = q2(x,y,z) q3 = q3(x,y,z) Ou ainda x= x(q1, q2, q3) y = y(q1, q2, q3) z = z(q1, q2, q3)

3 superfícies

COORDENADAS GENERALIZADAS Quando tomamos para qualquer uma dessas coordenadas (q1) um valor constante ci ci = qi(x,y,y) Esse valor constante define uma superfície no espaço A posição de uma partícula no espaço pode ser especificada atribuindo às três coordenadas c1, c2, c3 P(c1, c2, c3). Note-se que isso ocorre porque o lugar geométrico dos pontos do espaço que satisfazem simultaneamente duas das equações, por exemplo c1 = q1(x,y,z) c2 = q2(x,y,z) é uma curva no espaço. Um ponto P do espaço pode, então, ser pensado como o lugar geométrico do espaço interseção de 3 superfícies, ou analogamente, interseção de três curvas bem definidas.