Centros de responsabilidade

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Transcrição da apresentação:

Centros de responsabilidade

Avaliação do desempenho Desempenho dos gestores Desempenho económico-financeiro da unidade © JCNeves

Demonstração de resultados divisional © JCNeves

Tipos de centros de responsabilidade Centros de custo Centros de custo padrão Centros de despesas discricionárias Centros de proveitos Centros de resultados Centros de investimento Avaliação do desempenho Eficiência: Rácio “output” pelos “input” Eficácia: Relação entre o “output” e o objectivo © JCNeves

Centros de custo de produção Desempenho financeiro: eficiência em custo “Inputs” podem ser medidos em termos monetários e/ou em termos fisicos “Outputs” podem ser medidos em termos físicos É possível estabelecer um coeficiente técnico de relação entre os “inputs” e “outputs” ou um custo por unidade de “output” Outras responsabilidades: Qualidade dos produtos Volume de produção Formação, recrutamento, etc... © JCNeves

Centro de despesas discricionárias Características: - Não se consegue medir o “output” em termos físicos - A função do gestor é decidir quanto ao tipo de tarefas que devem ser executadas - “Discricionário não significa arbitrário” – Custo e qualidade de serviço Tipo de tarefas: - Repetitivas (v.g. Contabilidade, orçamentos) - Especiais (v.g. Análise de investimentos) Controlo económico do desempenho: Controlo de custos – Tarefas a executar, nível de esforço Desempenho económico: Não ultrapassar o orçamento Desempenho operacional: Qualidade e nível de serviço (opiniões) Problemas: Dificuldade de quantificação orçamental Difícil garantir congruência entre objectivos do departamento e os da empresa © JCNeves

Centros de lucro e de investimento Condições necessárias de delegação da responsabilidade lucro Acesso a informação relevante para a tomada de decisão Seja uma forma adequada de desempenho das decisões de gestão Vantagens Rapidez e qualidade das decisões Consciencialização sobre performance e impacto sobre o lucro A concepção de desempenho é ampliada Mais liberdade para iniciativa e criatividade Preparação mais adequada a futuros gestores gerais Segmentação da informação Concorrência interna entre desempenhos e comparação externa Inconvenientes A Gestão de Topo pode perder algum controlo/poder Existência de Gestores de Negócio competentes Organização Competitiva vs. Cooperativa Fricções Internas - PTIs, Despesas Gerais, etc. Risco de ênfase no curto prazo Divergência de interesses A Divisionalização pode provocar custos adicionais © JCNeves

Imputação dos gastos gerais aos centros de lucro Argumentos contra Estes custos não são controláveis pelo responsável do centro Difícil criar bases de imputações aceitáveis ou minimamente racionais Argumentos a favor Alguma restrição na tendência para as “grandezas” Resultado mais realista para efectuar comparações com o exterior “Mensagem” mais realista para o responsável do Centro Se houver imputação deve ser baseada no orçamento e não nos custos reais Custos comuns (v.g. Agência Bancária) © JCNeves