TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
Advertisements

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES
Atender Bem ou Tratar Bem?
Linguagem Corporal.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Métodos alternativos de resolução de conflitos
Treinamento para Casais
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
(experiências e reflexões de uma educadora)
Comunicação.
Os tipos de comportamento no meio social
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
CULTIVANDO A HONESTIDADE
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
As origens dos problemas de comunicação
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Comunicação Empresarial
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAL
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
Estatística de Resposta T.1
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
Resolução 125 do CNJ Anexo I .Módulo II Conciliação e suas técnicas
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Aula 5 – BASES DA MEDIAÇÃO.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
Dicas para aumentar suas vendas
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Convidando e Recebendo Participantes.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
Situação de Aprendizagem
Como Falar Bem em Público
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
AULA 3 – IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
As intervenções verbais do terapeuta
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
REUNIÕES DE TRABALHO.
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
GESTÃO DE CONFLITOS. Premissa Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Empatia Conceito Aptidão de saber escutar, entender, adaptar-se e avaliar as atitudes, necessidades e comportamentos dos outros, colocando-se no seu lugar.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
Educação Financeira para crianças e Jovens
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
INTERVENÇÃO BREVE. ABORDAGEM MOTIVACIONAL (Miller, 1985) CONSELHOS REMOVER BARREIRAS DIMINUIR VONTADE PRATICAR EMPATIA DAR FEEDBACK CLARIFICAR OBJETIVOS.
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO

AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO É IMPOSSÍVEL NÃO SE COMUNICAR. Todas as condutas que acompanham a mensagem são codificadas como informação e afetam as partes.

AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO TODA COMUNICAÇÃO HUMANA TEM UM COMPONENTE VERBAL E UM COMPONENTE NÃO VERBAL. IMPACTO DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO(O,CONNORS E SEYMOUR) 55% linguagem do corpo; 38% tom de voz; 7% palavras;

AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO CIRCULARIDADE DA COMUNICAÇÃO “toda pessoa é causa de comportamento de uma 2a.pessoa e, esta por sua vez, é causa de comportamento da 1a pessoa”

AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO EM TODA COMUNICAÇÃO EXISTEM 2 NÍVEIS: 1) DE CONTEÚDO; 2) DE RELAÇÃO;

NÍVEIS DE OBSERVAÇÃO AS PARTES A RELAÇÃO ENTRE AS PARTES O CONTEÚDO DOS FATOS AUTO OBSERVAÇÃO

OBJETIVOS CONSTRUIR UM NOVO ESPAÇO PARA UMA NEGOCIAÇÃO PRODUTIVA Oferecendo um espaço físico adequado Oferecendo um novo espaço relacional a) legitimidade do mediador; b) confiança no processo; c) “empowerment”;

OBJETIVOS DESPERSONALIZAR O CONFLITO O mediador realiza uma investigação exploratória para: a) compreender como cada parte percebe o conflito; b) compreender o conflito inter pessoal; c) mutualizar o conflito;

OBJETIVOS TRANSFORMAR UMA NEGOCIAÇÃO POSICIONAL EM UMA NEGOCIAÇÃO BASEADA EM INTERESSES

OBJETIVOS ( neg.baseada em interesses) PIRÂMIDE PIN POSIÇÃO – O QUE SE AFIRMA. INTERESSES – O QUE SE DESEJA OBTER OU EVITAR. NECESSIDADES – O QUE É INEGOCIÁVEL.

OBJETIVOS (neg baseada em interesses) Exercícios: Posição-Questão-interesses “Estas reuniões duram muito mais de uma hora, que é o tempo que foi estabelecido. Eu não vou gastar mais o meu tempo com essas reuniões.”

OBJETIVOS (neg. baseada em interesses) Exercícios: Posição-Questão-interesses “Eu sempre apresento boas sugestões, mas ninguém presta atenção no que eu falo. É como se eu fosse invisível. Eu estou farto; não faço mais nenhuma sugestão.”

OBJETIVOS ORIENTAÇÃO COM VISTA AO FUTURO O foco na culpa não leva à resolução do conflito. O mediador coloca o foco na mútua contribuição.

FERRAMENTAS DO MEDIADOR A ESCUTA ATIVA a) Paráfrase; b) Cerificação; c) Reformulação;

FERRAMENTAS DO MEDIADOR EXERCÍCIO: “ O Dr. Febrônio tem uma mania de controlar tudo. Quer aprovar tudo pessoalmente. Eu também gosto das coisas bem feitas. Mas por causa dessa mania, eu chego sempre atrasado para pegar os meus filhos na escola, nesses tempos de violência.”

FERRAMENTAS DO MEDIADOR O PODER DA PERGUNTA a) obter a informação dos fatos, as experiências e a percepção das partes no conflito; b) realizar movimentos estratégicos. São intervenções feitas pelo mediador, que em função da circularidade da comunicação, produzem determinados efeitos nos mediados.

Ferramentas do mediador CLASSES DE PERGUNTAS 1- FECHADAS * Para obter informações; * Para realizar movimentos estratégicos. 2- ABERTAS * Para obter informações;

Obter Informações - Fechadas Estabelecem uma noção de causa e efeito; Procura uma informação específica sobre um fato; “Quem fez isso?” “Onde?” “Quando?” Dirige o foco ao mundo interior do mediador.

Obter Informações - Abertas Visam esclarecer as idéias, os sentimentos, as relações, as motivações que estão por detrás dos fatos; Ex: Perguntas acerca dos interesses – “O que te leva a pedir isto?” “O que é realmente importante para você?” “Qual a finalidade?” Ex: Perguntas de informação – “Como chegou a essa conclusão?” Ex: Pergunta de esclarecimento: “Poderia me esclarecer ?” Dirige o foco ao mundo interior das partes.

Perguntas fechadas – Para realizar movimento estratégico Para buscar uma definição – Ex: “O que o Sr. decide frente a tal proposta?” ( coloca o mediado frente a uma decisão: Sim ou Não ) São perguntas que exigem uma tomada de decisão frente a um problema ou situação.

Perguntas Abertas para realizar Movimentos estratégicos São Perguntas circulares que visam operar um deslocamento da parte para outro lugar, tempo ou pessoa. Relaciona sempre 2 elementos. Busca-se fazer uma re-contextualização. Ex: “Como vc se sentiria se estivesse no lugar do outro?” “Como foi a sua relação com a parte no passado?” “Como gostaria se relacionar com a parte no futuro?” “Como crê que os seus familiares opinarão?” São perguntas Reflexivas O objetivo da pergunta é deslocar a parte da sua visão unilateral do conflito, abrindo a possibilidade de conceber novas perspectivas.

FERRAMENTAS DO MEDIADOR - perguntas EXERCÍCIO: “Você analisou o Balanço Social? “Como você entende as Demonstrações Financeiras?” “Como você enxerga o Balanço comparando com o do exercício de 2005?” “Diante das considerações feitas você votará pela aprovação das contas?”

ETAPAS DA MEDIAÇÃO Níveis de observação – Fixação das regras Agenda provisória Contato e Contexto Leitura do Conflito – Interesses em jogo -Agenda inclui interesses Redefinição do Conflito

Agenda para gerar opções de acordo Avaliação das soluções alcançadas ETAPAS DA MEDIAÇÃO Agenda para gerar opções de acordo Interativa Avaliação das soluções alcançadas Construção do Acordo