Comércio e moeda Aula 6 21.03.2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização e Técnicas Comerciais
Advertisements

GEDM, ESTAL, 17/12/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 9, 17/12/2004 > Introdução ao Marketing [1/2]:
Macroeconomia Aula 2.
Exportações e Importações
História da moeda.
Comércio Internacional
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Preços e produto numa economia aberta
MÓDULO IV AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES DO EURO SOBRE AS DIFERENTES ACTIVIDADES DAS EMPRESAS AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES DO EURO SOBRE AS DIFERENTES ACTIVIDADES.
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Inflação Conceito: “Inflação é uma alta generalizada e contínua de preços dos bens e serviços produzidos na economia durante um certo período de tempo.
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
História, Características e Funções
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Unidade 4 – “Comércio e Moeda”
Sistema Monetário Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Instrumentos de Política Macroeconômica
SISTEMA MONETÁRIO.
II - A Evolução Recente da Economia Portuguesa. II - A Evolução da Economia Portuguesa 1) Os choques políticos e internacionais em e os Acordos.
Introdução à Microeconomia
VI – ENQUADRAMENTO MACRO-ECONÓMICO -Zona Euro – O significado de uma União Económica e Monetária (UEM) -Os equilíbrios macroeconómicos Ópticas de produção,
COMÉRCIO ELETRÔNICO Arnaldo Musial Edemar Barboza Roberson Rosa.
MICROECONOMIA.
Macroeconomia Política Fiscal
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Aula de Economia Política
EVOLUÇÃO DA MOEDA TROCA DIRECTA Dupla coincidência de desejos;
1999 / Junho António Marques 1999 / Junho António Marques UBI.
Inflação e Índice de Preços
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia Aula 1.
Problemas estruturais da economia europeia Desemprego: elevado Dívida pública: excessiva Capitais: escassos.
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
CADEIA DE SUPRIMENTO TÍPICA
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
ECONOMIA APLICADA 2 Aula 01 CIRCULAÇÃO DA MOEDA
Distribuição A Distribuição é o transporte dos materiais a partir do produtor até o consumidor; A distribuição tem grande importância dentro da empresa.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
A moeda utilizada em nosso país vem se modificando de acordo com as políticas econômicas ocorridas ao longo do tempo na história da humanidade. Fique por.
Canais de Distribuição
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
POLÍTICA MONETÁRIA.
Marketing Operacional
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Aula Teórica nº 21 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 27 Sumário: Perturbações da procura e da oferta.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Canais de distribuição Prof. Ney Fragoso. Canal de distribuição: conceito É uma rede ou sistema organizado de instituições que executam todas as funções.
Amaury Gremaud HEG II Sistema Monetário Internacional: conceitos e definições.
Transcrição da apresentação:

Comércio e moeda Aula 6 21.03.2009

Sumário Comércio: noção e tipos A evolução da moeda: formas e funções A nova moeda portuguesa: o Euro O preço de um bem: noção e componentes A inflação: noção e medida A inflação em Portugal e na União Europeia

1. 1. Distribuição A distribuição é a actividade intermediária entre produtores e consumidores a cargo dos distribuidores, usualmente designados por comerciantes.

1.2. Circuito de Distribuição O circuito de distribuição é constituído pelos intermediários que promovem a circulação do produto, fazendo-o chegar às mãos dos consumidores. produtores comerciantes armazenistas transportadores consumidores

1.2. Circuito de Distribuição Tipos de circuito de distribuição ultra-curto curto longo

1. 3. Comércio: Tipos de Comércio Relações de propriedade integrado integração empresarial centrais de compra franchising independente

1. 3. Comércio: Tipos de Comércio estratégia de comercialização comércio tradicional hipermercados comércio especializado produto tipo de cliente produtos afins tema/assunto

1.3. Comércio: Métodos de Distribuição venda directa na loja porta a porta ambulante venda à distância por correspondência por catálogo comércio electrónico

2. Moeda: Noção e Evolução A moeda é um bem de aceitação generalizada que se utiliza como intermediário nas trocas. moeda-mercadoria - moeda cunhada - moeda-pesada moeda metálica -moeda representativa - moeda fiduciária moeda papel - papel-moeda moeda escritural

2. Moeda: Funções meio de pagamento unidade de conta reserva de valor

3. O Euro vantagens Eliminação do risco cambial Maior facilidade nas trocas Redução das taxas de juro Maior transparência do mercado desvantagens Perda de autonomia na definição das políticas monetária e cambial Possibilidade de choques assimétricos Custos de adaptação a uma nova moeda Restrições na política orçamental

4. O Preço de um Bem O preço de um bem é a medida do seu valor expresso numa unidade monetária. Factores de que depende: número de vendedores número de compradores custo de produção

5.1. Noção de Inflação A inflação é a subida contínua e generalizada dos preços dos bens. A desinflação é a desaceleração do ritmo de crescimento dos preços. A deflação é a quebra geral dos preços dos bens. A estagflação é uma fase da economia em que o abrandamento do crescimento económico é acompanhado por inflação.

5.2. Inflação e Poder de Compra redução do poder de compra inflação depreciação do valor da moeda O poder de compra dos salários é a quantidade de bens que é possível comprar com os mesmos.

5.3. Índice de Preços no Consumidor

5.4. Taxa de Inflação