EL654 Síntese das aulas
Aulas Primeira Primeira Aula Segunda Segunda Aula Terceira Terceira Aula
Primeira Aula Primeira Aula (19/09/00): Apresentação da disciplina; Foi mostrado o ensino da lógica matemática através do Jogo Boole;Jogo Boole Discussões teórico-metodológicas baseados no texto de aula sobre geometria; Construção do Tangram.Tangram Voltar
Segunda Aula (26/09/00): Tema: As concepções da Álgebra e a Álgebra Geométrica usando materiais manipulativos; Tema Introdução à História da Álgebra através do texto “Diferentes abordagens para o ensino da Álgebra”;Diferentes abordagens para o ensino da Álgebra Apresentação do projeto da professora Elizabeth sobre as dificuldades dos alunos na resolução d problemas relacionados à álgebra; Atividade utilizando o Algeplan.Algeplan Voltar
Terceira Aula Terceira Aula (03/10/00) Autobiografia; Autobiografia Discussões pedagógicas sobre jogos lúdicos; Discussões pedagógicas sobre jogos lúdicos Atividade utilizando jogos lúdicos; Atividade utilizando jogos lúdicos Voltar
Primeira aula: 19/09 Apresentação da disciplina; Apresentação de problemas e desafios que auxiliam no desenvolvimento de raciocínio lógico através dos jogos boole;jogos boole; Construção do Tangram; Tangram Voltar
São j ogos didáticos e educativos que apresentam para as crianças a álgebra matemática e a origem dos computadores utilizando os quadrados mágicos e enigmas matemáticos; A exploração desse jogo foi realizado em grupo, onde através de livros de histórias tinhamos que relacionar, objetos,personagens, alimentos. Estes eram representados por cartas, onde cada uma representava um número e entao assim formar quadrados mágicos. Todas as linhas, colunas e as diagonais deste quadrado tinham que somar quinze. Jogos Boole
O Tangram desenvolve conceitos geométricos explorando conceitos de proporcionalidade. O Tangram foi construido com folhas do caderno através de dobraduras. Voltar
Autobiografia por Regina Célia Grando Relatos de Experiências dentro e fora de sala de aula vidas pela própria professora; Aplicações de jogos em sala de aula; Estímulos e Respostas dos alunos frente aos jogos lúdicos;
Discussões pedagógicas sobre jogos lúdicos Discussão Teórico- Pedagógica do texto “Onde anda a imaginação” – Extraído da revista SuperInteressante; Discussão da tese de Mestrado e Doutorado de Regina Célia Grando;
Atividade utilizando jogos lúdicos Voltar