EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
ensinando através de jogos
Área do conhecimento: Biologia
5ª SÉRIE DO Ensino Fundamental
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Jogos Pedagógicos Formação em Ação 2013 – 1º Semestre.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Tópicos de Educação Matemática A
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
O uso dos softwares nas escolas
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Percepção do Espaço Pela Criança
Divisão (semana 6).
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Unidade de Ensino São João Apresenta...
Actividade 3 – trabalho de grupo
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
P.A.M. 1º Ciclo 9 de Fevereiro de Principais Objectivos Promover o gosto de Matemática Utilizar recursos diferentes dos habituais em sala de aula.
Uniminas - União Educacional Minas Gerais
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Uma abordagem curiosa e divertida
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Encontro Construindo o futuro com as TIC Évora, Julho 2006 Exploração de aplicações interactivas na aprendizagem da Matemática.
SILVANA BERBEL FERNANDES
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Cadernos de Formação do PNAIC- MEC
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
União Educacional Minas Gerais Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Renata Fad Professoras: Gilca Vilarinho Maio / 2007.
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
CANTINHO DE MATEMÁTICA
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Modelo Didático de Bactérias Gram + e Gram -
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROFª Mara Lúcia Benincasa Pereira de Oliveira.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Transcrição da apresentação:

EL654 Síntese das aulas

Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula

Primeira Aula Primeira Aula (19/09/00):  Apresentação da disciplina;  Foi mostrado o ensino da lógica matemática através do Jogo Boole;Jogo Boole  Discussões teórico-metodológicas baseados no texto de aula sobre geometria;  Construção do Tangram.Tangram Voltar

Segunda Aula (26/09/00):  Tema: As concepções da Álgebra e a Álgebra Geométrica usando materiais manipulativos; Tema  Introdução à História da Álgebra através do texto “Diferentes abordagens para o ensino da Álgebra”;Diferentes abordagens para o ensino da Álgebra  Apresentação do projeto da professora Elizabeth sobre as dificuldades dos alunos na resolução d problemas relacionados à álgebra;  Atividade utilizando o Algeplan.Algeplan Voltar

Terceira Aula Terceira Aula (03/10/00)  Autobiografia; Autobiografia  Discussões pedagógicas sobre jogos lúdicos; Discussões pedagógicas sobre jogos lúdicos  Atividade utilizando jogos lúdicos; Atividade utilizando jogos lúdicos Voltar

Primeira aula: 19/09  Apresentação da disciplina;  Apresentação de problemas e desafios que auxiliam no desenvolvimento de raciocínio lógico através dos jogos boole;jogos boole;  Construção do Tangram; Tangram Voltar

São j ogos didáticos e educativos que apresentam para as crianças a álgebra matemática e a origem dos computadores utilizando os quadrados mágicos e enigmas matemáticos; A exploração desse jogo foi realizado em grupo, onde através de livros de histórias tinhamos que relacionar, objetos,personagens, alimentos. Estes eram representados por cartas, onde cada uma representava um número e entao assim formar quadrados mágicos. Todas as linhas, colunas e as diagonais deste quadrado tinham que somar quinze. Jogos Boole

O Tangram desenvolve conceitos geométricos explorando conceitos de proporcionalidade. O Tangram foi construido com folhas do caderno através de dobraduras. Voltar

Autobiografia por Regina Célia Grando  Relatos de Experiências dentro e fora de sala de aula vidas pela própria professora;  Aplicações de jogos em sala de aula;  Estímulos e Respostas dos alunos frente aos jogos lúdicos;

Discussões pedagógicas sobre jogos lúdicos  Discussão Teórico- Pedagógica do texto “Onde anda a imaginação” – Extraído da revista SuperInteressante;  Discussão da tese de Mestrado e Doutorado de Regina Célia Grando;

Atividade utilizando jogos lúdicos Voltar