Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet Bernie Dodge

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Porque ensinar Ciências na Escola?
Advertisements

Visão Global do Projecto
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
WebQuest.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
de Leitura Literatura.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
O que é IA? Aluno: Fabio Lima fabiolimath.pbwiki.com Mestrado em Informática Inteligência Artificial – 2007/1.
O uso dos softwares nas escolas
WEBQUEST Aventura na web. WEBQUEST Aventura na web.
Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.
Webquest: História Professora: Fernanda
“A USP que queremos ver daqui 20 anos"
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
Surveys Google Docs Amanda Santana UNESP- Guaratinguetá, 2011.
Currículo por Competências e Habilidades.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
desafio de pesquisar na rede
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
BENCHMARKING.
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Webquest.
CIBERESPAÇO Espaço virtual criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídia.
WebQuest Mensagem ambiental no Paint
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
WEBQUEST.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Terapia comportamental
Literacias da informação
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Processos do Design 27/09.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Planificação do Projecto de SW não é por acaso que é a Aula 13 ;)
Aula Sobre WebQuest: Tema: Antifairese. Nosso primeiro passo será dividir a sala em dois grupos.
A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Metodologia de projetos
Visão Geral da Gestão de Projetos
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Askme.com Não busque, converse...
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
EMEF J OSÉ B ENIGO G OMES APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO UCA.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet Bernie Dodge Por Jean Piton Gonçalves Jpiton@yahoo.com www.jeberval.da.ru

O que é WebQuest “É uma investigação orientada na qual algumas ou todas as informações com as quais os aprendizes interagem são originadas de recursos da Internet” Existem dois níveis de WebQuest: Curtas e Longas;

WebQuest Curtas O seu principal objetivo é a aquisição e integração do conhecimento; Neste, o aprendiz entra em relação com as informações dando sentido á elas;

WebQuest Longas Compreende a ampliação e o refinamento do conhecimento; O aprendiz analisa fortemente um corpo de conhecimento, transformando-o e demonstrando uma relação entre o material com a criação de algo que todos possam utilizar- tipo de criação;

Fases da Proposta do WebQuest Introdução; Escolher uma tarefa factível e interessante; Reunir um conjunto de fontes de informações – via www ou e-mail; Verificar o processo que os aprendizes utilizam; Envolver os alunos na investigação; Enfatizar que a principal caracteristica do WebQuest são as atividades em grupo; Orientar como organizar a informação adquirida; Uma conclusão geral;

Habilidades de Pensamento Requeridos Comparar; Classificar; Induzir; Deduzir; Construir Apoio; Abstrair; Analisar Perspectivas

Exemplos Concretos Uma base de dados pesquisável pelos alunos; Uma estória interativa criada pelos alunos; Um documento com um certo ponto de vista, que convida o aprendiz a concordar ou não com com o ponto; Entrevista de uma personagem “on line”, com perguntas e respostas;