Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet Bernie Dodge Por Jean Piton Gonçalves Jpiton@yahoo.com www.jeberval.da.ru
O que é WebQuest “É uma investigação orientada na qual algumas ou todas as informações com as quais os aprendizes interagem são originadas de recursos da Internet” Existem dois níveis de WebQuest: Curtas e Longas;
WebQuest Curtas O seu principal objetivo é a aquisição e integração do conhecimento; Neste, o aprendiz entra em relação com as informações dando sentido á elas;
WebQuest Longas Compreende a ampliação e o refinamento do conhecimento; O aprendiz analisa fortemente um corpo de conhecimento, transformando-o e demonstrando uma relação entre o material com a criação de algo que todos possam utilizar- tipo de criação;
Fases da Proposta do WebQuest Introdução; Escolher uma tarefa factível e interessante; Reunir um conjunto de fontes de informações – via www ou e-mail; Verificar o processo que os aprendizes utilizam; Envolver os alunos na investigação; Enfatizar que a principal caracteristica do WebQuest são as atividades em grupo; Orientar como organizar a informação adquirida; Uma conclusão geral;
Habilidades de Pensamento Requeridos Comparar; Classificar; Induzir; Deduzir; Construir Apoio; Abstrair; Analisar Perspectivas
Exemplos Concretos Uma base de dados pesquisável pelos alunos; Uma estória interativa criada pelos alunos; Um documento com um certo ponto de vista, que convida o aprendiz a concordar ou não com com o ponto; Entrevista de uma personagem “on line”, com perguntas e respostas;