SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
CONSELHO DO IDOSO.
1.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Senarc: atribuições institucionais
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
Conselho Estadual de Assistência Social
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
O Processo eleitoral da Sociedade Civil e a questão da representatividade Segmento Usuários.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Pacto de Aprimoramento de Gestão da Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
participação e controle social
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
MARCOS LEGAIS e NORMATIVOS DOS BENEFÍCIOS
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Governo do Estado do Espírito Santo
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
Orçamento Participativo Osasco
Ministério da Educação
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Conselhos dos Direitos – Revisão da Resolução 74
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Contexto de atuação do CME
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
REUNIÕES REGIONAIS.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. HISTÓRICO DA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RELATÓRIO DE GESTÃO DA SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS NO EXERCÍCIO DE 2010

1. Departamento Secretaria Executiva dos Conselhos 2. Responsável Denise dos Santos Lopes 3. Natureza Jurídica Secretaria ligada administrativamente a Secretaria Municipal de Assistência Social, Renda e Cidadania - SEMARC 4. Endereço Completo da Sede Avenida Florentino Ávidos, nº. 01, Centro, Viana Tel. (27) 2124-6717 ; 2124-6782 CEP. 29.135.000 5. Endereço Eletrônico acaosocial@viana.es.gov.br 6. Conselhos sob coordenação. Conselho Municipal de Assistência Social - COMASVI Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viana – COMDICAVI Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Viana – COMDDIPIVI Conselho de Controle Social do Programa Bolsa Família

COMASVI 1. Nome Completo e Sigla Conselho Municipal de Assistência Social - COMASVI 2. Normativos de Criação Lei Municipal Nº. 1.300/95 de 19 de Dezembro de 1995 3. Locais de Reunião Gabinete da Secretaria de Assistência Social 4. Endereço Eletrônico comasvi@viana.es.gov.br 5. Situação quanto ao funcionamento Em funcionamento

COMDICAVI 1. Nome Completo e Sigla Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Viana - COMDICAVI 2. Normativos de Criação Lei Municipal Nº. 1.214/94 de 17 de Maio de 1994 3. Locais de Reunião Sala de reunião do Medida sócio Educativa 4. Endereço Eletrônico comdicavi@hotmail.com 5. Situação quanto ao funcionamento Em funcionamento

COMDDIPIVI 1. Nome Completo e Sigla Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viana - COMDDIPIVI 2. Normativos de Criação Lei Municipal Nº. 1.700/2005 de 09 de Maio de 2005 3. Locais de Reunião Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS 4. Endereço Eletrônico comddipivi@hotmail.com 5. Situação quanto ao funcionamento Em funcionamento

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA 1. Nome Completo e Sigla Conselho de Controle Social do Programa Bolsa Família 2. Normativos de Criação Lei Municipal Nº. 1.698/2005 de 25 de Abril de 2005 3. Locais de Reunião ..................................... 4. Endereço Eletrônico ...................................... 5. Situação quanto ao funcionamento Em processo de ativação

APRESENTAÇÃO O controle social tem sua concepção advinda da Constituição Federal de 1988, enquanto instrumento de efetivação da participação popular no processo de gestão político administrativa-financeira e técnico-operativa, com caráter democrático e descentralizado. Os Conselhos Municipais de Viana têm como principais atribuições à deliberação e a fiscalização da execução da política e de seu financiamento, em consonância com as diretrizes propostas pela conferência; a aprovação do plano; a apreciação e aprovação da proposta orçamentária para a área e do plano de aplicação do fundo, com a definição dos critérios de partilha dos recursos, exercidas em cada instância em que estão estabelecidos. Os conselhos, ainda, normatizam, disciplinam, acompanham, avaliam e fiscalizam os serviços de assistência social prestados pela rede socioassistencial, definindo os padrões de qualidade de atendimento, e estabelecendo os critérios para o repasse de recursos financeiros (artigo 18, da LOAS).

São vinculados administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social, Renda e Cidadania, sendo um espaço privilegiado para o exercício do controle social. Cada conselho possui um Regimento Interno de forma a legitimar e organizar suas funções e atribuições, e estabelece que se reunirão ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente quando convocada pela presidência ou pela plenária. É importante assinalar, que cada conselheiro, eleito em foro próprio para representar um segmento, estará não só representando sua categoria, mas a política como um todo em sua instância de governo.

Conselho Municipal de Assistência Social - COMASVI TEMAS DISCUTIDOS EM REUNIÕES ORDINARIAS 3.1 COMASVI Conselho Municipal de Assistência Social - COMASVI MÊS TEMA ABR 1. Apresentação do Projeto Coração Aberto; 2. Apresentação do Projeto do FUNCOP (Fundo de combate a Pobreza e as Desigualdades Sociais); 3. Projeto técnico de transferência de recursos financeiros pelo Estado através da SETADES para compra de materiais permanentes para o Programa PROJOVEM Adolescente. AGO 1. Apresentação da Lei nº. 1.300/95, Art.9º COMASVI; Regimento Interno do COMASVI; 2. Resolução COMASVI Nº. 1.300/95; Decreto Nº. 076/98; 3. Orçamento do Fundo para o ano de 2010, repasse das três instâncias; 4. Resolução nº 23/2010 5. Solicitação de Registro no COMASVI - APAE Viana e Profis Vitória. 6. Resolução nº 25/2010. SET 1. Processo de composição do Conselho (Convocações, Regimento Interno, Eleição, Posse). 2. Leitura da Lei 1.300/95, Regimento Interno e Resolução Nº. 001/98. 3. Formação da Plenária do Conselho. 4. Leitura do Decreto nº 7.237, de julho de 2010. 5. Leitura dos Processos de solicitação de Registro no Conselho 6. Resolução nº24.

COMASVI OUT 1. Leitura e aprovação da Resolução nº24 e Resolução nº25/2010. 3. Informes: Capacitação de Conselheiros de Assistência Social (data a ser definida pelo MDS). NOV 2. Ofício nº 27 - Publicação das Resoluções do COMASVI; 3. Oficio nº 29 – Indicação de Conselheiros para Capacitação do MDS; 4. Avaliação da documentação da PROFIS; 5. Apresentação do Demonstrativo de Pagamento mês: Julho, Agosto, Outubro. Pelo Gerente do Fundo da Assistência Social. 6. Eleição para o Conselho Gestor do Fundo; 7. Conselho Gestor do Fundo. DEZ 1. Composição do Conselho Gestor do Fundo da Assistência Social; 2. Demonstrativo de Pagamento mês: Outubro; 3. Processo nº. 012662/2010 – Denuncia: APAE Viana; 4. Resoluções publicadas; 5. Vídeo aula sobre a nova Política de acesso aos sistemas da Rede SUAS; 6. Solicitação de registro - Projeto Missão Jovens Soldados do Senhor; 7. Programa Ciranda Capixaba; 8. Resultado Eleição do Conselho Tutelar; 9. Kit Conselho Tutelar

3.2 COMDICAVI Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Viana - COMADICAVI MÊS TEMA MAI 1. Leitura do Processo e estudo do caso que denuncia a atuação da Conselheira Tutelar Celeste JUN 1. Procedimentos da Eleição do Conselho Tutelar JUL 1. Leitura do Decreto de utilidade pública e decreta a desapropriação do lote no bairro Marcílio de Noronha que será utilizado para construção da Casa de Acolhimento Provisório Infantil- CAP. 2. Trabalho em equipe do Colegiado do Conselho Tutelar. AGO 1. Resolução nº137 do CONANDA que descreve sobre a utilização do FIA. 2. Resolução nº. 05. 3. Resolução nº04. SET 1. Reformulação da NOB/SUAS; 2. Planejamento do FIA - MANUAL DO FIA; 3. Advertência da Conselheira Tutelar; 4. Advertência do Colegiado; 5. Aprovação do registro da APAE no COMDICAVI; 6. Estudo da MINUTA do Conselho Tutelar.

COMDICAVI OUT 1. Certificado do COMDICAVI para o curso de Capacitação para Conselheiro Tutelar; 2. Solicitação de transporte para algumas crianças e adolescentes da APAE, 3. Orçamentos do NECA para a capacitação; 4. Ações a serem tomadas caso o Conselho Tutelar não alcance o numero de aprovação no concurso; 5. Avaliação do Projeto da ACEERAN VANKATE para a Petrobrás; NOV 1. Apresentação do programa Medida Sócio Educativa. 2. Advertência da Conselheira Tutelar Celeste. 3. Andamento do processo de pagamento do professores do curso de capacitação para Conselheiro Tutelar. DEZ 1. Despachar advertência do Colegiado do Conselho Tutelar. 2. Lei do Conselho Tutelar. 3. Encaminhar documentação dos Conselheiros Tutelares que atuarão em 2011 para o RH. 4. Data da posse do Conselho Tutelar: 03/01/2011. 5. Orientações aos Conselheiros Tutelares que atuarão em 2011.

3.3 COMDDIPIVI Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Viana - COMDDIPIVI MÊS TEMA SET Sem Corum OUT 1. Nova representação da SEMARC; 2. Eleição para Presidente do Conselho; 3. Leitura e Aprovação da ultima Ata; 4. Informes do Fórum Permanente dos Conselhos de Defesa da Pessoa Idosa; 5. Leitura do material da II Assembléia sobre Envelhecimento 6. Leitura do material apresentado aos candidatos ao Governo do Estado 5. Convites: – Capacitação para Conselheiros 6. Dia Nacional do Idoso, Local: Teatro Municipal de Viana, 13 h às 16:30, realização Programa de Saúde do Idoso/SENSA, Apoio: SEMARC, SEMCET, SEMED, SENAC. 7. Recebimento de Denuncia 14/09/2010 8. Resgate das ações desenvolvidas pelo COMDDIPIVI 9. Sugestão de temas para palestra

COMDDIPIVI DEZ 1. Atividade: O que é o Conselho Municipal? Já participou de algum programa social, esportivo ou cultural? 2. Leitura da Lei 1.700. 3. Oficio para Secretarias solicitando as indicações para conselheiros. 4. Atividades do Conselho: I – Representação no Fórum Permanente dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. I.I – Fórum cobra os direitos dos idosos ao Governo do Estado. II - Capacitação para o Conselho do Idoso ocorreu do dia 07/10/2010 ao 16/12/2010. Informes: 5. Resultado da Eleição do Conselho Tutelar. 6. Kit do Conselho Tutelar. 7. Inscrições para o Ciranda Capixaba da Petrobras. 8. Retorno das reuniões em fevereiro. 9. Organização da diretoria do conselho.

Conselho Municipal de Assistência Social - COMASVI TEMAS DISCUTIDOS EM REUNIÕES EXTRAORDINARIAS 4.1 COMASVI Conselho Municipal de Assistência Social - COMASVI MÊS TEMA Maio Exposição a respeito da visita técnica realizada na entidade Coração Aberto; Aprovação do projeto técnico de transferência de recursos financeiros para o município proveniente da SETADES para a Proteção Social Especial alta complexidade; Aprovação do projeto técnico de transferência de recursos financeiros para o município proveniente da SETADES através da gerência de MICROCRÉDITO. Novembro O ponto de pauta dispõe sobre a aprovação do projeto EDUKANDÔ MUTARE da ACEERAN VANKATE de Vanderlei Soares para inscrição na SETADES. Apresentação da Associação Neemias – Centro de Recuperação Cristã para Dependentes Químicos que funcionamento no município de Cariacica e tem a matriz em Viana

4.2 COMDICAVI Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Viana - COMADICAVI MÊS TEMA Julho 1. Trabalho em equipe do Colegiado do Conselho Tutelar

Conselho Municipal de Assistência Social - COMASVI RESOLUÇÕES DELIBERADAS NO EXERCÍIO DE 2010 5.1 COMASVI Conselho Municipal de Assistência Social - COMASVI RESOLUÇÃO Nº. 13/2010 Dispõe sobre a aprovação do Projeto Técnico e Plano de Trabalho de Cooperação Técnica e financeira para o pagamento de aluguel do Centro de Referência da Assistência Social de Marcílio de Noronha. RESOLUÇÃO Nº. 14/2010 Dispõe sobre a aprovação do Projeto Técnico e Plano de Trabalho do Projeto de Transferência de recursos financeiros estaduais para aquisição de equipamentos para o funcionamento do (s) coletivo (s) do Projovem Adolescente. RESOLUÇÃO Nº. 15/2010 Dispõe sobre a aprovação do Projeto Técnico e Plano de Trabalho de Transferência de recursos financeiros estaduais para custeio para o PAEFI – Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. RESOLUÇÃO Nº. 16/2010 Dispõe sobre a aprovação do Plano de Aplicação Anual de Transferência de recursos financeiros do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e as Desigualdades Sociais (FUNCOP) ao Fundo Municipal de Assistência Social, conforme Leis Complementares nº. 336 de 30.11.2005 e nº. 518/2009. RESOLUÇÃO Nº. 17/2010 Dispõe sobre a aprovação do Projeto Técnico e Plano de Trabalho de Transferência de recursos financeiros estaduais para aquisição de material permanente para o Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

RESOLUÇÃO Nº. 18/2010 Dispõe sobre a aprovação do Projeto Técnico e Plano de Trabalho de Transferência de recursos financeiros estaduais para aquisição de material permanente para o Serviço de Empreendimentos Artesanais por meio da Associação Artemão e Mulheres Quilombolas. RESOLUÇÃO Nº. 19/2010 Dispõe sobre a inscrição da Entidade Coração Aberto no Conselho Municipal da Assistência Social de Viana. RESOLUÇÃO Nº. 20/2010 Dispõe sobre a aprovação do Projeto Técnico e Plano de Trabalho de Transferência de recursos financeiros estaduais para aquisição de material permanente e material de custeio para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos RESOLUÇÃO Nº. 21/2010 Dispõe sobre a aprovação do Demonstrativo Sintético Anual da Execução Físico Financeira no exercício de 2009. RESOLUÇÃO Nº. 22/2010 Dispõe sobre a aprovação do Plano de Ação para co-financiamento do Governo Federal no ano de 2010, por meio do SUAS WEB no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. RESOLUÇÃO Nº. 23/2010 Dispõe sobre a aprovação da Comissão de Registro, Inscrição e Reavaliação de entidades governamentais e não-governamentais para inscrição e registro no COMASVI no ano de 2010.

RESOLUÇÃO Nº. 24/2010 O Conselho Municipal de Assistência Social de Viana – COMASVI, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Municipal nº. 1.300/95, de 29 de dezembro de 1995, em conformidade com deliberações em reunião plenária, realizada no dia 16 de setembro de 2010 altera a Resolução Nº. 001/98. RESOLUÇÃO Nº. 025/2010 O Conselho Municipal de Assistência Social de Viana – COMASVI, em reunião ordinária realizada no dia 16 de setembro de 2010, no gabinete da Secretaria de Assistência, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Municipal nº. 1.300/95, de 29 de dezembro de 1995, em conformidade com deliberações da plenária, resolve alterar o Regimento Interno do Conselho Municipal de Assistência Social de Viana, e baixa a seguinte Resolução: RESOLUÇÃO Nº. 26/2010

5.2 COMADICAVI Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Viana - COMADICAVI Resolução Nº. 001/2010 Aprova a utilização do FIA na aquisição de material permanente para estruturação do COMDICAVI. Resolução Nº. 002/2010 Dispõe sobre aprovação do Plano de Trabalho da Casa de Acolhida Provisória CAPI – Viana. Resolução Nº. 003/2010 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Viana, em reunião Ordinária realizada no dia 14 de julho de 2010, na sala dos Conselhos em Viana, no uso de suas atribuições legais e, considerando o disposto nos artigos 132 e 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90) combinado com o artigo 13 Parágrafo 2º da Lei Municipal 1.214/94 no que se refere à atribuição de regulamentar o processo de escolha do Conselho Tutelar, baixa a seguinte Resolução: RESOLUÇÃO Nº. 04/2010 Dispõe sobre as reuniões ordinárias do COMDICAVI no ano de 2010. RESOLUÇÃO Nº. 05/2010 Dispõe sobre a aprovação da Comissão de Visitas Técnicas e Avaliativas para inscrição das Instituições no COMDICAVI no ano de 2010. RESOLUÇÃO N°. 06 APROVAR o registro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Viana – APAE Viana, sob o CNPJ nº 08.440.478/0001-44, conforme ofício 68/2010

Resolução Nº. 007/2010 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Viana, em reunião Ordinária realizada no dia 04 de agosto de 2010, na sala dos Conselhos em Viana, no uso de suas atribuições legais publica o Edital da Petrobras de seleção pública de projetos considerando a Resolução 137 de 21 de janeiro de 2010- CONANDA- visando o fortalecimento dos Conselhos e o aprimoramento dos processos de aporte financeiro ao FIA: RESOLUÇÃO Nº. 08/2010 Dispõe sobre o pagamento dos profissionais do Curso de Capacitação para Conselheiro Tutelar. RESOLUÇÃO Nº. 09/2010 Dispõe sobre a prova do concurso e sobre o período de campanha dos candidatos a Conselheiro Tutelar. RESOLUÇÃO Nº. 10/2010 Dispõe sobre o período de campanha dos candidatos a Conselheiro Tutelar. RESOLUÇÃO N°. 11/2010 Dispõe sobre a aprovação da instituição não governamental associação Cultural Esportiva e Ecológica Raízes da Natureza Karatê (ACEERAN VANKATÊ). RESOLUÇÃO N°. 12/2010 Dispõe sobre a aprovação do Plano de Trabalho da Entidade Fundação Educacional Monte Belo. RESOLUÇÃO N°. 13/2010 Dispõe sobre a aprovação da instituição não governamental Montanha da Esperança.

6. INSTITUIÇÕES REGISTRADAS NO EXERCÍCIO DE 2010 ● Projeto Social Coração Aberto

8. AVANÇOS ENCONTRADOS O Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Viana e o Conselho Municipal da Assistência Social, vem demonstrando fortalecimento a cada reunião. Fortalecimentos que são ampliados quando os conselheiros reconhecem e/ou compreendem o conselho como um espaço democrático aberto para debates, que delibera e fiscaliza as ações das políticas do município. É visível e gratificante a satisfação dos conselheiros da sociedade civil dos três conselhos em funcionamento, quando estes buscam romper com a inibição de falar em público para poder participar da formulação de estratégias e controle de execução da política municipal abrangida por seu respectivo conselho, trazendo propostas de intervenção para o conselho.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ficou por algum tempo sem secretaria executiva o que culminou na perca do ritmo das reuniões. Com a chegada do assistente social para a secretaria executiva, o conselho passou por dificuldades em conseguir se reunir por três meses, além de não contar mais com alguns conselheiros que deixaram de fazer parte do quadro de profissionais da prefeitura, e o conselho não foi informado. Foi solicitado então, novas indicações que ganharam força por contar também com a assinatura da Secretaria de Assistência e da Prefeita no documento. Após as indicações o COMDDIPIVI conseguiu fazer sua primeira reunião onde foi trabalhado o tema: O que é o Conselho para você? e Qual a sua história de participação social e/ou de grupos? Além de planejar as primeiras ações para o conselho em 2011.

9. DIFICULDADES ENCONTRADAS Algumas dificuldades encontradas nos Conselhos do município de Viana, não se diferem muito das dificuldades de outros conselhos municipais apesar de reconhecermos que a realidade socioeconômica e política cultural não são as mesmas. Neste caso pontuo o não comprometimento de alguns conselheiros principalmente do poder público, que não compreende que sua representação é de relevância ficando disponível para o conselho. Um ponto levantado por todos os conselheiros, é a baixa visibilidade dos conselhos pela sociedade e até mesmo dentro do poder público. A começar, pelo conselho não possuir uma Casa dos Conselhos, que traria melhor organização aos trabalhos deste, além de visibilidade e espaço para atividades e grandes reuniões. É mais um processo de luta provocar o empoderamento dos conselheiros para as atividades que são de sua atribuição. Outra questão relevante é a escassez de instrumento de trabalho.