Espetáculos Escolares Sumário INTRODUCÃO Contexto universitário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Maio / 2006.
  Ana Carolina Castelli da Silva
Pedagogia da pesquisa-ação
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Acessibilidade CRTL + V CRTL + P CRTL + C
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Plano de Trabalho Docente
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Faculdade de Produção Cênica
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Laboratório de Ensino a Distância
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Entre muros: que corpos são estes na sala de aula? Reflexões sobre sujeitos da educação a partir da dança Introdução A partir do PIBID-Dança, encontramos,
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
Marcia Martins Djeanne Firmino
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Teorias da aprendizagem
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS IV Seminário do Ensino da Arte Desafios e Possibilidades Contemporâneas Caldas Novas, ENSINO DE MÚSICA.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Componente Curricular Arte
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Formação continuada ANO 2015
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Espetáculos Escolares Sumário INTRODUCÃO Contexto universitário Glossário e Desafios Conceitos e Histórico TIPOS DE ESPETÁCULOS Artes Visuais Cinema Circo Teatro Dança Música Bandas, Shows e Festivais Orquestras e Concertos Corais e Recitais Ópera e Musicais Manifestações Populares Carnaval e Calendário religioso Festas folclóricas Esporte, Moda e Eventos Espetáculos Escolares Sumário

Espetáculos Escolares Introdução Os caminhos da Educação estão permeados por espetáculos escolares. Iniciam num ritual de matrícula, prosseguindo por aulas, provas e eventos. Na universidade, são levados ao requinte, em ações marcantes desde vestibular, acolhida de bixos e defesas públicas, até solenidades de formatura. Na escola básica, os espetáculos são mais singelos e explícitos, no mais das vezes, apenas ampliando significados de eventos do calendário letivo. Mas, em essência, se assemelham. E são legítimos. Além disso, a utilização de produções artísticas individuais e coletivas escolares não precisa limitar-se apenas a funções de lazer e de adorno, no âmbito dos espetáculos escolares, por mais importantes que eles, de fato, o sejam. Não podendo negá-los, as atividades artísticas e o ensino de artes podem, entretanto, serem associadas a eles, desde que exista uma proposta metodológica clara e consistentemente fundamentada, para isso. Propõem-se, então, com esta interdisciplina, analisar as possibilidades educativas desse fenômeno, no âmbito do ensino de Artes . Parte-se do estudo de produções artísticas desenvolvidas na escola e para a escola, a partir dos fatos históricos que configuraram a origem dos mesmos e como seus conceitos são utilizados. No decorrer das unidades de estudo deste ebook, serão abordados os espetáculos tradicionais do contexto artístico formal e apontadas possibilidades para eventuais transferências didáticas. Helena de Souza Nunes e Dorcas Weber O texto acima é parte do texto introdutório da interdisciplina Espetáculos Escolares. Espetáculos Escolares Introdução

Espetáculos Escolares Equipe Autores Helena de Souza Nunes Dorcas Weber Professores desta interdisciplina Tutores Clarissa de Godoy Menezes Equipe de apoio e revisão Círio Simon, Nilson Santos, Silvia Regina das Neves e Clarissa de Godoy Menezes Responsáveis pelo Planejamento e Editoração Gráfica Dorcas Weber, Helena de Souza Nunes e Rodrigo Schramm Espetáculos Escolares Equipe

Diretrizes pedagógicas Espetáculos Escolares Histórico Missão Diretrizes pedagógicas Contexto

Espetáculos Escolares Créditos Luís Inácio Lula da Silva Presidente da República Fernando Haddad Ministro da Educação Carlos Eduardo Bielschowsky Secretário de Educação à Distância do MEC Maria Suely Carvalho Berto Coordenadora Geral de Regulação e Supervisão em EAD da SEED/MEC José Carlos Ferraz Hennemann Reitor da UFRGS Helena de Souza Nunes Coordenadora do Pró-Licenciaturas – Música Créditos