Psicologia Comportamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método científico em Psicologia
Advertisements

PSICOLOGIA RESPONDER:
Psicologia e práticas educativas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA COMPORTAMENTAL
Estruturalismo e Funcionalismo
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Ambientalismo, Nativismo e Interacionismo
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Psicologia da Aprendizagem
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Ciência - Conhecimento/saber/poder
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Behaviorismo.
CRÍTICA À ABORDAGEM TRADICIONAL NOS ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
R = Resposta = Comportamento
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Teorias do conhecimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Psicologia da Personalidade II
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
Watson e o Comportamento
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
PESQUISA.
Profª. Taís Linassi Ruwer
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
O objecto da Psicologia
A Psicologia Científica
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Fisiologia e Comportamento
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O Caminho da Psicologia Experimental
Desenvolvimento da Psicologia Científica
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
O Behaviorismo Paula Gonçalves Ribeiro – 14336
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Capítulo 7 Direção.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
Thomas Kuhn A estrutura das revoluções científicas
OS BEHAVIORISMOS.
I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
Aprendizagem da matemática
Behaviorismo O estudo do comportamento.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Psicologia Comportamental Unidade II AULA 10 Aretha Martins

Behaviorismo como Filosofia da Ciência A idéia de que pode haver ciência do comportamento dá origem a duas questões: O que é ciência? Que visão de ciência se aplica ao comportamento? As idéias dos behavioristas radicais sobre ciência diferem das idéias dos primeiros behavioristas, assim como também diferem das posições de muitos pensadores anteriores ao século XX; AULA 10

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Ciência  objetiva; Behaviorismo radical  tradição filosófica do pragmatismo; Behaviorismo anterior  derivado do realismo; Realismo  há um mundo real fora do sujeito que dá origem às suas experiências; A existência de um objeto subsiste separadamente da nossa percepção dele; AULA 10

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Parte da visão do comportamento que herdamos ao crescer na cultura ocidental  folk psychology  psicologia popular; O realismo sustenta que há um mundo real fora de nós e que esse mundo real externo dá origem a experiências internas em cada um de nós; AULA 10 4 4

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Mundo externo  objetivo; Experiência interna  subjetivo; No realismo, a ciência consiste na descoberta da verdade sobre o universo objetivo; Universo objetivo  existência fora do sujeito; Berkeley  não temos contato direto com o mundo real, apenas com nossas percepções dele; AULA 10 5 5

Behaviorismo como Filosofia da Ciência William James (1842 – 1910)  pragmatismo  método para resolver controvérsias  teoria da verdade; Uma idéia é mais verdadeira que outra se nos permite explicar e compreender mais nossa experiência; Na prática, todas as teorias científicas são aproximações; Ciência  surgiu do esforço para conferir sentido à experiência; AULA 10 6 6

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Pragmatismo  busca compreender nossas experiências; Não faz nenhuma suposição sobre o mundo real externo  indiretamente conhecido; AULA 10 7 7

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Para o realismo, a ciência é uma aplicação baseada na descoberta da realidade que existe além de nossa experiência; O Behaviorismo contemporâneo radical se baseia no pragmatismo; Ciência é a busca de descrições econômicas e abrangentes da experiência natural humana; Ciência do comportamento  descrever o comportamento em termo que o torne familiar  através da observação precisa; AULA 10 8 8

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Behaviorismo radical  prefere o pragmatismo ao realismo, pois este último leva a uma visão dualista das pessoas – o que é incompatível com uma ciência do comportamento; Behaviorismo antigo metodológico  baseado no realismo  distinção do mundo objetivo do subjetivo; Ciência do comportamento  métodos objetivos  coleta de dados sensoriais sobre o mundo fora do sujeito; AULA 10 9 9

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Behaviorismo radical  não faz distinção entre mundo objetivo e subjetivo  concentra-se em conceitos e termos (ex.: resposta, estímulo, reforço); Busca maneira mais coerente de descrever o comportamento (econômica)  fins e contexto no qual ocorre; Comportamento  todos os eventos sobre os quais podemos falar com nossos termos inventados; AULA 10 10 10

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Behaviorismo radical  mantém uma atitude científica pragmática com respeito às questões básicas da objetividade, filosofia da ciência e metodologia de pesquisa; O cenário do descontentamento com a subjetividade assegurou lugar para uma atenção especial do mundo acadêmico sobre o estudo do comportamento, em contrapartida ao estudo da consciência; AULA 10 11 11

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Tentativa de abandonar o termo psicologia, pois este originalmente referia-se ao estudo da alma; Passou-se a falar em ciência do comportamento  análise experimental do comportamento; Behaviorismo  ao tentar transformar grande parte de todos os fenômenos associados à ação humana em comportamento, estaria assumindo uma posição reducionista; AULA 10 12 12

Behaviorismo como Filosofia da Ciência Influência positivista como determinante da filosofia behaviorista; Subordinação da imaginação e da argumentação à observação  cada proposição enunciada de modo positivo deve corresponder a um fato; Objetividade  privilegia dados e quantidade. AULA 10 13 13

John Watson: Contribuições Teóricas John B. Watson  1879 – 1958  Psicólogo Americano; 1903  Watson começou a pensar em uma abordagem mais objetiva para a Psicologia; 1913  Watson publicou o manifesto “Psychology as a Behaviorist Views It”, lançando oficialmente o comportamentalismo; Preferência por sujeitos animais nas pesquisas psicológicas; AULA 10 14 14

John Watson: Contribuições Teóricas Abalou os fundamentos da Psicologia tradicional de linhagem européia; Apresentou o valor prático do Behaviorismo  sua abordagem não se restringia ao laboratório; Behaviorismo  ramo puramente objetivo e experimental da ciência natural; Tem como objetivo prever e controlar o comportamento; AULA 10 15 15

John Watson: Contribuições Teóricas Não reconhece a linha divisória entre o homem e os animais irracionais; Despreza toda referência à consciência; Defende que os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de hereditariedade e hábito; Acredita que certos estímulos levam os organismos a dar respostas  dada a resposta pode-se prever o estímulo e dado o estímulo pode-se prever a resposta; AULA 10 16 16

John Watson: Contribuições Teóricas Executa tentativas de controlar o comportamento; Defende que o homem e o animal devem ser colocados nas mesmas condições experimentais; A Psicologia deveria ser o estudo do comportamento e não o estudo introspectivo da consciência; A Psicologia deveria pesquisa o comportamento animal e humano; AULA 10 17 17

John Watson: Contribuições Teóricas Descarte de todos os conceitos mentalistas  só são usados conceitos comportamentais como estímulo e resposta; A finalidade da Psicologia deveria ser prever e controlar o comportamento; Só os métodos de investigação verdadeiramente objetivos eram admitidos no laboratório behaviorista: AULA 10 18 18

John Watson: Contribuições Teóricas Observação com e sem instrumentos; Métodos de teste; Método do relato verbal; Método do reflexo condicionado; Watson  não tolerava qualquer coisa que não pudesse ser objetivamente observada  só tratava de coisas tangíveis; AULA 10 19 19

John Watson: Contribuições Teóricas Watson  disseminou o método do condicionamento na pesquisa psicológica americana; Tópicos tradicionais da Psicologia segundo o Behaviorismo: Instinto  conceito recusado por Watson  todos os aspectos humanos que parecem instintos são, na realidade, respostas socialmente condicionadas  influência do ambiente sobre os instintos (treinamentos); AULA 10 20 20

John Watson: Contribuições Teóricas Instinto  conceito recusado por Watson  todos os aspectos humanos que parecem instintos são, na realidade, respostas socialmente condicionadas  influência do ambiente sobre os instintos (treinamentos); Aprendizagem  o adulto é um produto do condicionamento da infância  repetição, frequência e recentidade são fatores primordiais da aprendizagem e não reforço e recompensa; AULA 10 21 21

John Watson: Contribuições Teóricas Emoção  respostas comportamentais a estímulos específicos  forma de comportamento implícito em que as respostas internas se evidenciam como manifestações físicas; Pensamento  comportamento sensório motor implícito  redução do pensamento a uma fala subvocal que envolve o mesmos hábitos musculares da fala manifesta  falar silenciosamente de si para si; AULA 10 22 22

John Watson: Contribuições Teóricas Contribuições do comportamentalismo de Watson: Ajudou a Psicologia Americana em sua transição da concentração na consciência e no subjetividade para o materialismo e objetividade no estudo do comportamento; Defendeu a ciência do comportamento totalmente objetiva; Tornou a Psicologia mais objetiva em termos de métodos e terminologia. AULA 10 23 23

Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas Pavlov  1849 – 1936  Fisiologista Russo; O trabalho de Pavlov forneceu a Watson um novo método de estudo do comportamento e uma maneira de tentar controlá-lo e modificá-lo; Dedicação à pesquisa  maior realização científica foi a criação da técnica do condicionamento; Primeiramente se concentrou nas experiências mentalistas dos animais de laboratório; AULA 10 24 24

Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas Posteriormente desprezou as referências mentalistas em favor de uma abordagem direta e objetiva; Interesse pela Psicologia Animal; Experimentos para descrição do reflexo não condicionado ou inato, e do reflexo condicionado ou aprendido; Um estímulo poderia produzir uma resposta salivar condicionada desde que fosse capaz de atrair a atenção do animal sem despertar nele medo ou raiva; AULA 10 25 25

Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas Experimentos de condicionamento  introduziram a idéia de Lei do Reforço  o condicionamento reflexo no cão só ocorria se o experimentador desse a carne ao sujeito após a medição da salivação; Com a obra de Pavlov, medidas e terminologias mais precisas foram introduzidas no estudo da aprendizagem; Tendência a direcionar a Psicologia para os aspectos funcional e prático; AULA 10 26 26

Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas Trabalho de Pavlov foi a base para o trabalho de Watson e sustentava a Psicologia Objetiva; Pavlov acreditava que a Psicologia não tinha alcançado a estatura de ciência  por isso a excluiu do seu trabalho  só adotava terminologia fisiológica; Posteriormente, considerou-s psicólogo experimental; AULA 10 27 27

Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas Teoria de Pavlov  década de 20  fundamento para teorias de aprendizagem e geração de muitas pesquisas; Pavlov foi favorecido pelo Zeitgeist  espírito ou clima intelectual de uma época que permite ou limita a aceitação e aplicação de uma descoberta científica por meio de um padrão dominante de pensamento, cultura ou época  uma idéia demasiado nova para ser aceita num período pode sê-la prontamente numa geração ou século depois; AULA 10 28 28

Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas A descoberta de Pavlov sobre condicionamento já havia sido mencionada um século antes por um cientista escocês, mas inibida pelo Zeitgeist; AULA 10 29 29

Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço Burrus Frederick Skinner  1904 – 1990  Psicólogo Americano; Mais influente indivíduo no campo da Psicologia; Principal responsável pela introdução das técnicas de modificação do comportamento; Skinner  renovação do comportamentalismo watsoniano; AULA 10 30 30

Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço Defesa de um sistema estritamente empírico sem referencial teórico no âmbito do qual realizar pesquisas; Prática do positivismo estrito  começava com dados empíricos e trabalhava na elaboração de generalizações conjecturais; Método indutivo; Behaviorismo radical  descritivo  estudo das respostas; AULA 10 31 31

Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço O ser humano se comporta de maneira previsível e regular em resposta às forças externas que o afetam (estímulos); Skinner  ênfase no comportamento operante  opera no ambiente  representativo da situação de aprendizagem humana na vida real; A força de um comportamento operante aumenta quando ele é seguido pela apresentação de um estímulo de reforço; AULA 10 32 32

Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço Pesquisas sobre problemas de aprendizagem  papel da punição na aquisição de respostas, efeito de diferentes programas de reforço, extinção da resposta operante, generalização; Trabalho com animais e humanos usando a abordagem da Caixa de Skinner; A mais notável pesquisa de Skinner é dedicada aos efeitos de diferentes programas de reforço (esquemas de reforçamento); AULA 10 33 33

Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço Criar a análise científica do comportamento  isolamento das partes simples de um evento complexo de modo que esta parte possa ser melhor compreendida; Definir personalidade como uma coleção de padrões de comportamento  situações diferentes evocam diferentes padrões de resposta; Abordagem descritiva das emoções  pragmática; AULA 10 34 34

Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço Análise comportamental aplicada  ao invés de censurar e punir as pessoas quando apresentam comportamento desviante, pode ser mais realista modificar os reforços em seu meio ambiente; Atenção ao ambiente; Skinner  práticas institucionais inovadoras e nova tecnologia de ensino  modo diferente de tratar o comportamento através de métodos mais sofisticados de predição e controle. AULA 10 35 35