principais fases é técnicas de processamento da indústria de alimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAPEL E CELULOSE QUÍMICA INDUSTRIAL II
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB
QUAIS OS TIPOS DE INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS EXISTENTES?
FISIOLOGIA DE FRUTAS E HORTALIÇAS
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Professora e enfermeira : Carla Gomes
Conservação e Rotulagem de Alimentos
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Prof. MBA Renato Mariano QUÍMICA INDUSTRIAL III - UNILINS
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E CONTROLE BPF
Cultivo de plantas medicinais
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES
Profa. Leila Larisa Medeiros Marques
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Principais métodos de conservação dos alimentos
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Atividades do campo.
envelhecendo precocemente
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
RECURSOS NATURAIS.
Capítulo 8 – Correção pg PEA – População Economicamente Ativa, formada pelas pessoas que trabalham ou estão procurando emprego. 2. A divisão da.
Microrganismos indicadores
SEMINÁRIO HORTOFRUTICULTURA DE MARÇO 2006
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA; CONCEITOS BÁSICOS E
ALTERAÇÕES DE ALIMENTOS
Métodos gerais de análise
Tecnologia dos Alimentos
Introdução a Bioprocessos
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Fabricio Romão Galdino AGENCIARURAL
Departamento Ambiental
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Tecnologia de Alimentos – Introdução
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Conservação, melhoramento e produção de novos alimentos
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
OPERAÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
Processamento de frutas e hortaliças pelo calor – Branqueamento e appertização Processamento de Alimentos de Origem Vegetal 2º modulo.
Recursos Biológicos Vídeo.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Qualidade na Armazenagem
Controlo de Qualidade Alimentar
PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
Processamento e Conservação de Alimentos de Origem Vegetal - Cereais
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Conservação de Alimentos
Guilherme Pitirini Janice Fréo
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
Profa.: Larissa Funabashi de Toledo Dias
Bromatologia.
Introdução à Agroindústria
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS
Introdução à Tecnologia de Alimentos
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Conservação de alimentos por fermentação
Controle de Qualidade Microbiológica
FCAA – Medicina Veterinária
O Espaço Geográfico Rural
Tipos de Indústrias de Alimentos
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
SECAGEM Remoção da água, por evaporação, de sólidos ou soluções, levando à imobilização de reagentes químicos e consequente interrupção da atividade biológica.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
INTRODUÇÃO Á TÉCNICA E DIETÉTICA
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Transcrição da apresentação:

principais fases é técnicas de processamento da indústria de alimentos Prof. MBA Renato Mariano QUÍMICA INDUSTRIAL III - UNILINS

Fase de beneficiamento; fase de elaboração; fase de preservação e conservação; fase de armazenamento.

Fase de beneficiamento Constitui a primeira etapa da utilização da matéria-prima selecionada; Consiste, de modo geral na sua limpeza, separação de partes não comestíveis, higienização, etc.

FASE DE ELABORAÇÃO É a etapa de maior importância na fabricação, pois nela se desenvolvem diversificadas atividades tecnológicas, segundo a linha de elaboração do produto. As operações de natureza física, química e biológica determinam nessa fase as transformações que caracterizam os produtos, aproveitando integralmente a matéria prima ou separando destas seus resíduos, utilizados geralmente para o preparo de novos alimentos.

FASE DE ELABORAÇÃO Os processos tecnológicos aplicados em alimentos básicos, como o leite, carne, pescado, ovos, frutas, vegetais, mel, etc. conseguem obter à custas destes, extrema variedade de produtos

FASE DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO As atividades realizadas nas fases de beneficiamento e elaboração na indústria de alimentos consideram sempre a preservação e conservação do alimento elaborado. Os processos utilizados na fase de preservação e conservação propriamente dita, visam à eliminação da flora normal inconveniente e da patogênica, assim como das enzimas produtoras de alterações

FASE DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO Com essa fase, tornou-se possível a consolidação da indústria de alimentos, pela garantia de seus produtos desfrutarem maior tempo de vida útil de prateleira

Fase de armazenamento A fase de armazenamento tem como característica principal, a preservação que exige vários alimentos, para que não se deteriorem As alterações podem ocorrer por diferentes causas: temperatura ambiental, umidade, composição do ar atmosférico, imperfeição da embalagem, absorção de odores, ação de predadores Essas causas atingem os produtos segundo as suas qualidades e características específicas.

relacionada a matérias primas de qualidade!!! Observação Importante!!! A produção de alimentos de qualidade nas indústrias de alimentos, está geralmente relacionada a matérias primas de qualidade!!!

ALTERAÇÕES DOS ALIMENTOS Alterações de alimentos são todas as modificações que neles se operam, destruindo parcial ou totalmente suas características essenciais. As pequenas e grandes alterações refletem-se, diretamente, sobre os caracteres organolépticos, composição química, estado físico, estado de sanidade e valor nutritivo dos alimentos

Um alimento alterado não quer dizer que o mesmo não possa ser consumido A utilização do alimento alterado, está condicionada ao tipo e grau da alteração, que não desfiguram o alimento em suas qualidades essenciais e nenhum perigo ofereçam àqueles que o ingerirem Quando o produto é parcialmente alterado e as transformações são de pouca intensidade e se limitam a sua superfície, com a exclusão das partes afetadas, elas podem ser recrutadas como matéria prima, na fabricação de seus derivados.

Observação Importante!!! No caso da alteração abranger a totalidade do alimento, a ingestão deste é inteiramente contraindicada, mas seu aproveitamento é tolerado para a indústria de adubos, sabão, etc.

Os alimentos podem ser classificados conforme a facilidade com que se alteram Alimentos estáveis ou não perecíveis - não são alterados facilmente (açúcar, farinha). Alimentos semiperecíveis - conservando e manipulando de forma apropriada permanecem sem alteração (batatas, maçãs, nabos, nozes sem casca). Alimentos perecíveis - incluem os alimentos mais importantes do consumo cotidiano, os quais se alteram com facilidade (carnes, pescados, a maioria das frutas, hortaliças, ovos, leite).

MÉTODOS TECNOLÓGICOS EMPREGADOS NA INDUSTRIALIZAÇÃO O desenvolvimento da tecnologia pode ser dividido em três eras principais: 1 - Coteta de alimentos 2 - Domesticação de plantas e animais 3 - Tecnologia e preservação de alimentos:

A tecnologia de alimentos abrange: conservação (“in natura”), manuseio, transporte, processamento (transformação da matéria-prima), preservação, armazenamento e a utilização dos alimentos.

Técnicas utilizadas: salga, secagem Defumação fermentação

Atividade Desenvolva uma pesquisa bibliográfica referente as técnicas citadas abaixo: Salga; Secagem; Defumação; Fermentação.