Estratégias da Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de operações
Advertisements

PAPEL ESTRATÉGICO E OBJETIVOS DA PRODUÇÃO
Cadeia logística integrada supply chain
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Administração da Produção: Conceitos
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Administração da Produção I
MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS OPERAÇÕES
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
Estratégia de Operações e
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
EMPRESA PRODUCT-OUT versus MARKET-IN
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Universidade Federal Fluminense
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira ESTRATÉGIA DA ADMINISTRAÇÃO
PLANO DE NEGÓCIO.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando a Logística
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Estratégia de operações
Capítulo 2 Estratégia de operações. É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para.
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Estratégia Organizacional
Modelo de Planejamento
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Formulação de Estratégias Funcionais
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Planejamento Estratégico
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o C OMPETITIVIDADE E E STRATÉGIA DE O PERAÇÕES Estratégia de negócios – baixo.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o C OMPETITIVIDADE E E STRATÉGIA DE P RODUÇÃO Sumário do Capítulo Tem Tudo a.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Diagnóstico Organizacional
Logística Integrada Engenharia de Produção
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Balanced Scorecard.
Estratégia de Operações
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise das Demonstrações Contábeis
Estratégia de Produção
Vantagem Competitiva em Produção
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Estratégias da Produção
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Transcrição da apresentação:

Estratégias da Produção Administração da Produção e Operações possetti@fesppr.br

ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO Definição de ESTRATÉGIA: tomada de decisões que envolvem objetivos de curto, médio e longo prazo para o sucesso da empresa. ESTRATÉGIA é CONTEÚDO e PROCESSO CONTEÚDO (O QUE): os pontos sobre os quais as decisões são tomadas. PROCESSO (COMO): governa os procedimentos e os modelos adotados para as decisões estratégicas.

PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO É um reflexo “de cima para baixo” (top-down) do que o grupo ou negócio deseja fazer. É uma atividade “de baixo para cima” (bottom-up), em que as melhorias continuas constroem a estratégia. Traduz os requisitos do mercado (market out) Traduz a capacidade dos recursos de produção (product-in)

Perspectiva de cima para baixo ESTRATÉGIA CORPORATIVA: tipos de negócios a investir, em que lugar do mundo operar, como alocar dinheiro entre os vários negócios. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS: cada unidade de negócios deverá definir seus objetivos e como competir em seus mercados ESTRATÉGIA FUNCIONAL: traduzir objetivos da empresa em objetivos funcionais, estabelecer prioridades de melhoria de desempenho.

Perspectiva de baixo para cima Idéias estratégicas emergem da experiência operacional. Estratégias emergentes Moldar os objetivos e as ações da produção, pelo menos em parte, pelo conhecimento adquirido das atividades diárias. Habilidade em ouvir a experiência e filosofia de melhoria contínua e incremental.

PERSPECTIVA DOS REQUISITOS DO MERCADO Servir ao MERCADO Atender aos objetivos de DESEMPENHO Influência do CLIENTE Atender aos objetivos QUALIFICADORES e GANHADORES DE PEDIDOS CLIENTE X OBJETIVOS CONCORRENTES X OBJETIVOS Influência do CICLO DE VIDA DO PRODUTO

PERSPECTIVA DOS RECURSOS DA PRODUÇÃO Forma como as empresas herdam, adquirem ou desenvolvem seus recursos de produção Restrições e capacidades dos recursos Recursos e processos da produção: tangíveis e intangíveis Decisões estruturais e infra-estruturais Matriz da estratégia da produção

Uso de recursos Qualidade Rapidez Objetivos de desempenho Equipamento de monitoramento de qualidade especializado pode ser desenvolvido em um local Qualidade O planejamento e controle comuns permitem que os pedidos urgentes recebam prioridade Rapidez Sistemas de monitoramento de desempenho alertm cedo sobre prazos perdidos Confiabilidade Objetivos de desempenho Competitividade do mercado A escala aumentada em um único local permite a produção simultânea de diferentes produtos Flexibilidade Concentrar toda a manufatura em um local reduz custo Custo Decisões estruturais Decisões infra-estruturais Decisões estratégicas

PROCESSO DA ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO Metodologia HILL: 5 passos; 1) compreender os objetivos corporativos; 2) como a estratégia de marketing foi elaborada para atingir os objetivos; 3) identificar fatores qualificadores e ganhadores de pedidos; 4) análise volume/variedade; 5) definir características infra-estruturais da produção

Passo 1 Passo 2 Passo 4 Passo 3 Passo 5 Objetivos da corporação Estratégia de marketing Como os prod/serv ganham pedidos? Estratégia de ocupações Escolha do processo Infraestrutura Taxas de crescimento Lucratividade Retorno sobre ativos Fluxo de caixa Alavancagem financeira Mercados e segmentos de produtos e serviços Gama de produtos/serv Composto de especificações Volumes Padronização ou customização Taxa de inovação Preço Qualidade Velocidade de entrega Confiabilidade de entrega Gama de prod/serv Projeto do prod/serv Imagem da marca Serv de apoio Tecnologia do processo Trade-offs embutidos no processo Papel do inventário Capacidade, tamanho, momentos para incremento; localização Apoio funcional Sistemas de planejamento e controle da produção Estruturação do trabalho Sistemas de pagamento Estrutura organizacional