Prof.: ROGÉRIO ARAGÃO Bacharel e licenciado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Teoria dos Sistemas Abertos
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Revisão para Avaliação I
Educação Ambiental.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
ACADÊMICA: JACQUELINE A. F DOS S. JORDÃO 3°PERÍODO –TARDE
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
Educação Ambiental.
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
Sonia T. Felipe em seu estudo “O sacrifício do Outro”
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
6. Para onde vai a Juventude A juventude na pós-moderna deve ser encarada dentro de um sistema orgânico, ou seja, ela é fruto de várias situações que a.
Educação Sexual na Adolescência
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ciência e tecnologia no ensino médio
A Psicologia ou as Psicologias
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Teoria Geral dos Sistemas
Nuno Bouçanova nº20 José Pedro Coelho nº32 11ºF
Os quatro pilares da educação.
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Teorias da Personalidade II Prof. Felipe Stiebler Leite Villela
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
O que é Sociologia?.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Envelhecimento Tarsila Cunha.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Faculdade Piaget - Brasil
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Documentos e Propostas legais
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
Transcrição da apresentação:

Prof.: ROGÉRIO ARAGÃO Bacharel e licenciado CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Prof.: ROGÉRIO ARAGÃO Bacharel e licenciado

Objetivos gerais Desenvolvimento das qualidades humanas que todos os indivíduos precisam adquirir para se capacitarem para as lutas sociais de transformação da sociedade. A biologia é uma ciência e o ensino científico tem uma função dupla: dar aos alunos chaves essenciais permitindo-lhes responder a questões científicas e técnicas em sua vida cotidiana, e ao mesmo tempo desenvolver neles atitudes, métodos de pensamento que se aproximem dos que as ciências lançam mão em laboratório.

Por que estudar BIOLOGIA???? Como a biologia trata dos organismos e o homem é, ele próprio, um organismo, o homem só pode atingir uma compreensão satisfatória de si mesmo e aplicar-se a melhorar inteligentemente a sua própria condição se for capaz de apreciar de modo tão completo quanto possível, a natureza da vida, e especialmente da vida humana. Como a biologia estuda a interdependência entre os seres vivos e suas relações com o mundo físico, ela fornece os conhecimentos essenciais para a proteção e utilização ótima, a longo termo, dos recursos naturais de que o homem dispõe.

Os itens anteriores unidos contribuem para valores morais, culturais, e mesmo éticos da humanidade em um grau que não se encontra em todos os ramos das ciências naturais. A biologia que integra todos os aspectos da vida e do ambiente, é a ciência ideal para desenvolver o sentido de síntese que tende freqüentemente a perder-se nos tempos modernos.

Conteúdos programáticos Frente 3 Vírus Moneras Protistas Fungos Botânica Frente 1 Citologia Características gerais dos seres vivos Bioquímica Células Fisiologia celular Divisão celular

Endosimbiose

Os domínios e reinos