Brincadeiras Indígenas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
OLÍMPIADA ESPORTIVA CULTURAL
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
DIVERSÃO E ESTUDO VERBOS.
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
Aulas Práticas no ensino de Ciências
INFORMÁTICA.
APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 3º ano do ensino fundamental
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
FÉRIAS! ...E AGORA?.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
O mundo das letras.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
SING SING SING SING.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
WebQuest Mensagem ambiental no Paint
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Rodas de leitura, conversando sobre livros
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO NOGUEIRA DA FONSECA
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
ÁREA PROJECTO.
Café com Letra 27/10/ º Encontro.
Curso sobre Revista.
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou
TOUR PELO RIO DE JANEIRO. A Copa do Mundo está chegando!!! Você conhece alguém que virá ao Rio de Janeiro assistir aos jogos no Maracanã?
Informativo Seja Feliz Abril de O sonho vive! Agradecemos imensamente a todos os colaboradores que fazem o nosso projeto viver. Manter em funcionamento.
Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva
SITUAÇÕES.
FOLCLORE.
VIAGEM PELO REINO UNIDO. A maioria de vocês já ouviu ou leu sobre Londres e outras cidades famosas do Reino Unido. No entanto, os lugares mencionados.
Elaborando roteiros de rally pelas regiões do Brasil
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
Só vá em frente se for muito corajoso!!!
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
O universo do cinema mudo no teatro
A CADA PORTA ABERTA, UMA NOVA DESCOBERTA!
Oii, eu sou Antônio Lucas Coordenador nacional da Seleção Brasileira de Máster e se você está aqui...
Educação Financeira para crianças e Jovens
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
1 -INTRODUÇÃO 3 - PROCESSO 2 -TAREFAS 4 - AVALIAÇÃO5 - CONCLUSÃO6 - CRÉDITOS.
Clique para editar o formato do texto do títuloClique para editar o texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Gestão de empreendimentos.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
Transcrição da apresentação:

Brincadeiras Indígenas Período Opcional

INTRODUÇÃO Todas as crianças gostam de brincar. Aprendem novas brincadeiras com seus pais, na escola, com os colegas, assistindo programas de televisão, etc. Em cada cultura, em cada lugar do mundo, as crianças possuem suas brincadeiras tradicionais. Nosso país, antes da chegada dos portugueses, era habitado pelos indígenas, atualmente, a população indígena é muito pequena, mas as crianças preservam suas tradições e brincadeiras. Você sabe como as crianças indígenas brincam? Você já brincou com alguma brincadeira de origem indígena? Conhece alguma? Veja este vídeo com uma brincadeira indígena: http://vimeo.com/5641782 Como são crianças que gostam de brincadeiras novas, convidamos vocês a aprender novas brincadeiras de origem indígena.

TAREFAS As crianças do Pioneiro que não fazem parte da turma do Opcional, não conhecem as brincadeiras indígenas e não terão a mesma oportunidade que vocês de pesquisar e brincar juntos. Para que possamos divulgar estas brincadeiras para as demais crianças do colégio, resolvemos contratar repórteres para criar um documentário, divulgando estas brincadeiras para que as crianças do nosso colégio possam também brincar com as brincadeiras indígenas. Como vocês já estão estudando as brincadeiras, convidamos vocês para serem os repórteres desta missão! A missão de vocês será criar um documentário, que explique algumas brincadeiras indígenas, filmando como elas são e divulgando para os demais alunos.

PROCESSO http://pibmirim.socioambiental.org/ Para construir o documentário passaremos pelas seguintes etapas: Sua turma deverá ser dividida em grupos, cada um deverá escolher uma brincadeira indígena. Pesquise as brincadeiras nos seguintes sites: http://pibmirim.socioambiental.org/   http://www.nossoclubinho.com.br/quatro-brincadeiras-das-criancas-indigenas/ http://criandocriancas.blogspot.com.br/2008/04/jogos-brinquedos-e-brincadeiras.html http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/noticias/id041203_01.shtml http://www.smartkids.com.br/especiais/indios-brasileiros.html

PROCESSO Bom trabalho e boa diversão! 3. Escolha uma brincadeira com seu grupo e verifique com os demais grupos se não está repetida. Cada grupo deverá escolher uma brincadeira diferente. 4. Leia e verifique como ocorre a brincadeira. 5. Escolha um dos integrantes do grupo para explicar a brincadeira e filme esta explicação. 6. Reúna os demais colegas da turma e brinque, filmando a brincadeira para o documentário. 7. Os vídeos serão editados no laboratório de informática, unindo a explicação com a brincadeira, vocês podem ilustrar o título com desenhos e escolher uma música para colocar como fundo. 8. O documentário será divulgado no site da escola para os demais alunos conhecerem as brincadeiras indígenas. Bom trabalho e boa diversão!

AVALIAÇÃO Parabéns por ter concluído seu trabalho! Agora, avalie a participação do seu grupo no trabalho.

AVALIAÇAO   INICIANTE 10 PONTOS PROFISSIONAL 20 PONTOS MESTRE 30 PONTOS PONTOS SELEÇÃO DA BRINCADEIRA Não houve consenso na escolha da brincadeira Discutiram e entraram em um consenso para escolher a brincadeira Pesquisaram diversas brincadeiras, discutiram em grupo e decidiram coletivamente qual seria a escolhida ESCRITA DO ROTEIRO Apenas uma criança escreveu sozinha Alguns alunos do grupo escreveram o roteiro Todos os alunos participaram da escrita do roteiro. fILMAGEM Houve divergências e desacordos para a filmagem, a professora teve que intervir Dividiram a tarefa e escolheram um aluno para filmar Conseguiram dividir as tarefas e todos participaram do processo de filmagem. TRABALHO EM GRUPO Poucos alunos colaboraram com o grupo, alguns fizeram sua parte sozinho. Houve conflitos, mas foram resolvidos com a intervenção da professora e conseguiram realizar o trabalho. Todos os integrantes trabalharam em grupo, cumprindo as tarefas e ajudando os colegas. TOTAL

CONCLUSÃO Que bom que vocês colaboraram nesta missão de criar um documentário e divulgar as brincadeiras indígenas para outras crianças. Agora, todos os alunos do colégio poderão conhecer novas brincadeiras muito divertidas! Mas o trabalho não acaba por aqui. Continuem pesquisando e divulgando brincadeiras de outras culturas também!

Elaine Rocha elaine@pioneiro.g12.br Março/2014