Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3. Princípios de Conservação no Oceano
Advertisements

SISTEMA DE PARTÍCULAS e o resto da descrição deste movimento?
Primeira Lei de Newton.
Profª Jusciane da Costa e Silva
Mecânica Vetorial para Engenheiros Dinâmica
Sistema de coordenadas utilizando a regra da mão direita
Introdução Mecânica Mecânica dos corpos rígidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ENERGIA CINÉTICA DE ROLAMENTO
Rotação dos Corpos Rígidos
SISTEMA DE PARTÍCULAS: Momento linear, Centro de Massa, Colisões
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
O HOMEM E A FÍSICA 9º Ano AB – 3º Bimestre
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
ESTÁTICA IVAN SANTOS. O que é Estática? É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO das partículas e dos sólidos. O estudo da ESTÁTICA inicia-se pelo.
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5
Material de Apoio Interacção Gravítica.
LEIS DE NEWTON 1ª LEI – INÉRCIA:
estão igualmente distantes
Leis de Newton do Movimento
Leis de Newton Inércia… Força… Variação da quantidade de movimento
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
Estuda o equilíbrio dos corpos rígidos.
Princípios de Cinemática
As Leis de Newton.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
ESTÁTICA marcelo alano
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
Introdução à análise Vetorial
Condições de Equilíbrio
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
Rotação Física Básica 1.
Curso de Física Geral F semestre, 2011
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
Física.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
MOVIMENTO DE UM CORPO RÍGIDO
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Módulo 12.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Aula - 14 Rotações IV Curso de Física Geral.
Estática Estática Histórico
Professora Paula Melo Silva
Universidade Estadual de Londrina
SISTEMA DE PARTÍCULAS.
SISTEMA DE PARTÍCULAS.
Cinemática Professor John Disciplina Física A.
Física 1 Física 1 Os fiilosofos da antiguidade ficavam perplexos com o movimetno dos objetos.
5. Dinâmica do corpo rígido Corpo rígido é um modelo de um corpo cujas dimensões não podem ser menosprezadas em relação às dimensões por ele percorridas.
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR FISICA 12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO Paula Sousa 2011/2012 Paula Sousa 2011/2012 Prof. Cacilda Ferreira.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Grandezas vetoriais na Mecânica e a movimentação dos objetos Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar.
CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
Equilíbrio de Corpo Rígido ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina E1: Centro de Massa, Momento Linear e Colisões Halliday: cap 9 Ramalho: cap 16, 18 e 19 E1:
2009/2010 Aula 18 Equilíbrio.
Transcrição da apresentação:

Corpos extensos 1.Sistemas com mais de uma partícula. 2.Centro de Massa 3.Momento de Inércia. 4.Leis de Netwon para corpos extenos.

Revisão (nível pré-vestibular). Ponto Material e corpos extensos. Definição- A definição é relativa.- Ponto material- dimensões, forma, estrutura do objeto não interfere na descrição a dinâmica: Exemplo: movimento da Terra em torno do Sol— leis de Kepler. Corpo extenso: dimensões, forma, estrutura do objeto interfere na descrição a dinâmica. Corpo extenso formado por mais do que 1 ponto material: As leis de Newton se aplicam para cada um dos pontos materiais que forma o objeto. Exemplo:movimento da Terra em torno do Sol- Estações do ano.

Centro de Massa 1. Um artifício matemático usando a terceira lei de Newton. Vamos supor que temos N pontos materiais formando o objeto. Sobre cada um deles temos as forças externas e as forças dos seus “vizinhos”.

Descrição física: suposições: 1.leis de Newton(para partícula) valem. 2. Forças internas se a anulam matematicamente, mas existem!!!-tensões residuais. Importante: as forças sobre um “pedaço” do objeto não se anulam 3. Quantidade de movimento (momento linear) é uma grandeza aditiva. Conclusão: O momento total varia ao longo do tempo como se somente atua a força externa.

Vamos “olhar” para a equação

Iniciamos com um “truque matemático” mas tem muuuuiiiita física aqui: 1.A dinâmica do centro de massa do corpo extenso pode ser descrito somente considerando as forças externas 2.Sem forças externas o momento total se conserva. 3.Sem forças externas, o movimento do centro de massa é MRU (ou parado). 4.Definição (ões) de centro de massa: a. O centro de massa de um objeto é uma posição calculada por : b. Escreva uma outra definição para centro de massa.

Na posição do centro de massa não é necessário ter massa. Por que os atletas de salto com vara “curvam-se” ao tentar passar sobre a vara?

Exercício resolvido Duas esferas de 50g e 150g estão fixas nas extremidades de um arame de 40 cm de comprimento. Para suspender em equilíbrio este conjunto um fio deve ser amarrado no centro de massa do conjunto. A que distância da esfera maior deve ser amarrado o fio? Atenção. Antes de iniciar a solução, escolha a origem do sistema de referência. 150g 50g x CM 40 cm

Exercícios: 1. Mostre matematicamente que podemos separar o problema de dois corpos( átomo de hidrogênio por exemplo) em um equação para o movimento do centro de massa e uma equação para as coordenadas relativas. 2. Qual a diferença, se existe, entre centro e massa e centro de gravidade? 3. Calcule o centro de massa do sistema Terra-Lua.. 4. Uma nave composta por dois módulos. O conjunto se desloca com velocidade de 600 m/s quando o módulo secundário(massa m= 1200 kg) é ejetado com velocidade de 100 m/s. Qual a velocidade do módulo principal(massa M =2400 Kg) após a separação? Qual a velocidade do centro de massa antes e depois da separação? As velocidades estão medias em relação à Terra.

Objetos contínuos Tipos de movimento de um corpo extenso Translação, rotação Translação:

Condições de equilíbrio: Soma das forças externas = zero (centro de massa em MRU ou parado) Soma dos torques externos = zero (movimento relativo entre as partes é uniforme ou não existe)

Definição de torque (ou momento de uma força) Considerações iniciais: -Força (s) sobre um corpo extenso(rígido). -Força tem um linha de ação que é ao longo da sua direção. Não é somente um ponto de aplicação. - Vale o princípio da transmissibilidade - os pontos ao longo da linha de ação da força são equivalentes. As forças podem ser tratadas matematicamente como vetores deslizantes. Linha imaginária de ação da força As duas situações acima são equivalentes. Para a definição de torque precisamos de uma força e de um eixo.