EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS BULAS DE MEDICAMENTOS NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Advertisements

Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Certificação e Registro de Medicamentos
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Fase antecedente do Registro para Medicamentos Similares
MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Facilitadora: Jurema Prado
Registro de Medicamentos
ABRAIDI Código de Conduta ABRAIDI Selo ABRAIDI - Empresa Boa Cidadã
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
Você sabe o que está comendo? Você informa o que está vendendo?
PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE BEBIDAS
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
Panorama da Saúde no Brasil
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
FARMACOPEIA BRASILEIRA
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
DÉCADA DE 90 AUMENTO DOS PREÇOS DOS MEDICAMENTOS
Epidemiologia de Medicamentos – Farmacovigilância
Relatório de Comercialização
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Regulamentação de Alimentos
1. Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Bulas – E-Bulas É uma ferramenta de trabalho de acesso restrito, por onde as indústrias farmacêuticas submetem.
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
PERSPECTIVAS Edital de notificação Nº1 (10/abril/2013):
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
O padrão do primeiro slide é obrigatório
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Regulamentação sobre Avaliação Toxicológica dos Produtos de Uso Veterinário Ricardo Velloso.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
GGMEG – Unidade de Bioequivalência
Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos
GMR 11/12/2008 Reunião Grupo Médico Regulatório. GMR 11/12/2008 Pauta Mudança na Presidência da ABIMIP CP 02/08 – Farmacovigilância CP 40/08 – Bula Padronizada.
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
REPROCESSAMENTO NO BRASIL
Profa. Dra. Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
Ajudando os prescritores a construir sua lista individualizada de medicamentos Davi Rumel Eugênio Zimmer Agência Nacional de Vigilância Sanitária
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
Medicamentos isentos de prescrição (MIPs)
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Kelton T. Rodrigues Barreto
Medicamentos Genéricos
E PADRÕES DE QUALIDADE; APRESENTAÇÃO DOS SISTEMAS
ANVISA Decreto GESP nº , de 18 de outubro de 1978 (Decreto do Governo do Estado de São Paulo) Aprova Norma Técnica Especial Relativa às Condições.
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA USP
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Relatório Semestral de Comercialização
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Suzany Portal S. Moraes, Gerência-Geral de Alimentos NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Cláudio Marcelo Mariana Caldeira Meline Nathália Sales Tiago.
Legislação de Alimentos
Relatório de Comercialização
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa Audiência Pública PLC 34, de 2015 (Origem PL 4.148, de 2013) Altera a Lei nº , de 24 de março.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Editora MS Normalização e Padronizações Brasília, 07 de junho de 2010.
7º Encontro Nacional UNIMED de Auditoria em Saúde
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária Medicamentos genéricos para a Agropecuária Superintendência.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Medicamentos genéricos no Brasil: histórico e panorama atual 07 de maio de 2015 Ivo Bucaresky Diretor Presidente Substituto.
Elaboração de Resumos na Prática LIS – Localizador de Informações em Saúde Comissão dos Familiares dos Mortos e Desaparecidos da Ditadura Brasileira.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
ESTADO DE SANTA CATARINA
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS BULAS DE MEDICAMENTOS NO BRASIL Telma Rodrigues Caldeira Eugênio Rodrigo Zimmer Neves Edson Perini Aluna: Márlea Helena M. Xavier Dutra

INTRODUÇÃO Primeiras Bulas: Marcas arredondadas com anel para autenticar documentos oficiais ; A partir do séc. XV: A bula se torna um escrito solene, ou carta aberta, expedida em nome do papa, com instruções, ordens, concessão de benefícios; No Brasil do séc. XX: Passou a designar um impresso que acompanha os medicamentos contendo informações sobre composição, utilidade, posologia e contra indicação.

INTRODUÇÃO Saúde como direito social ( Constituição Federal de 1988 ) – Vigilância Sanitária registra os medicamentos . ANVISA (Criada no final dos anos 90): Analisa e aprova o material informativo produzido pela indústria farmacêutica antes da comercialização de forma legal , isso acompanhando a evolução da normatização do setor farmacêutico.

Objetivo do artigo Analisar a evolução histórica da regulamentação legal das bulas de medicamentos no Brasil, procurando levar em consideração as informações sobre o desenvolvimento científico e global saúde.

Métodos Dados coletados da Coleção Farmácia Brasileira (Portarias Sanitárias), criadas de Ministério do trabalho e pelo CFF. Além de complementações feitas no portal de pesquisa de legislação da ANVISA. Normas escolhidas: - Criadas a partir de 1920 (Departamento Nacional de Saúde Pública); - Até 2005 (publicação do Bulário Eletrônico na ANVISA e do 1º Compêndio de Bula de Medicamentos).

Métodos Legislação em ordem cronológica; Criação de uma tabela classificando: - Período de Governo; - Estrutura institucional; - Tipo e número de norma legal; - Data da assinatura e da publicação oficial; - Assunto; - Área (estrutura institucional, as regras para a indústria farmacêutica, registro, tipo de medicamento, rótulo e bula).

Resultados Decreto nº 20397 ( Janeiro de 1946): Aprovou o regulamento da indústria farmacêutica no Brasil. - Consta itens que devem ter os rótulos e bulas (Capítulo Dos Produtos Químico-Farmacêuticos). Portaria nº 49(1959): Primeiro regulamento específico para bulas. - Regulamenta a apresentação de rótulos e textos de bulas (dispensando-as quando as informações constavam no rótulo).

Resultados Decreto nº 79094 ( 1977):Regulamentou a lei nº6360/1976. - Descreveu regras para bulas, rótulos, etiquetas e materiais impressos dos produtos de interesse sanitário. (Primeira a tratar de tamanho mínimo da letra e da linguagem acessível). - Instituiu um modelo padrão para bulas (roteiro para criação).

resultados Portaria nº 65 (1984): Elaborou o que devia constar as bulas, dividindo-as de acordo com o princípio ativo ou classe terapêutica de cada medicamento. - Determinou mínimos essenciais: contra-indicação, advertências, interações medicamentosas, reações adversas, superdosagem, pacientes idosos. - Determinou máximos essenciais: indicações e posologia.

Resultados Em 2003: ANVISA determina um conjunto de normas para registro de medicamentos. Resolução nº140 (29 de maio de 2003): Dividiu a bula em duas, sendo uma para o paciente (linguagem acessível) e outra para o profissional da saúde (informações técnicas). - Selecionou em uma lista medicamentos padrões para textos de bula; - Adicionou o risco a gestantes; - Obrigatório o envio da bula eletronicamente para o sistema de Gerenciamento Eletrônico de Bulas e para o bulário eletrônico do site da ANVISA.

resultados Em 11 de agosto de 2004: Cria-se uma lei que determina uma padronização de bulas para genéricos e similares. Em 17 de maios de 2005: Determina que as bulas devem estar contidas no interior de embalagens que apresentam os lotes de fabricação.

DISCUSSÃO A medida que as exigências para garantir a eficácia, segurança e qualidade do medicamento aumentavam, os itens obrigatórios das bulas cresciam; Uso de uma linguagem acessível para interpretação do paciente (uso racional de medicamentos); Falha na tentativas de padronização das bulas de medicamentos com o mesmo princípio ativo: - Não há atualização da lista de medicamentos padrões em textos de bulas desde 2003; - Não houve envio eletrônico de bulas de genéricos e similares.

Fim REFERÊNCIAS Artigo: www.scielo.br/pdf/csp/v24n4/03.pdf ANVISA www.anvisa.gov.br Bulário eletrônico da ANVISA: www.anvisa.gov.br/BularioEletronico Fim