Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Advertisements

1ª Consocial Informações Gerais.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/INTERMUNICIPAIS TOCANTINS PRIORIDADE Discussão do Documento – Referência da CONAE/2014. PERÍODO DE REALIZAÇÃO - TOCANTINS Maio.
5ª Conferência das Cidades Comissão Preparatória Estadual
1.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL

TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Implantação dos Conselhos e Fundos Municipais de Politicas sobre Drogas
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Orçamento Participativo Osasco
Orientações para as prefeituras realizarem suas conferências.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Consocial METODOLOGIA.
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
I Conferência Municipal de Cultura Apresentação das Diretrizes da : I Conferência Municipal de Cultura Todos os órgãos participante: Setor Publico Municipal,
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
SEMINÁRIOS ESTADUAIS COMISSÃO NACIONAL RECURSAL E DE VALIDAÇÃO.
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
MARIA LUCIA SANTOS MOREIRA DA SILVA AVALIAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS.
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio COMIGRAR Etapa Nacional será em maio de 2014 em São Paulo 1.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Objetivos da 6ª Conferência Nacional das Cidades O processo da 6ª Conferência das Cidades busca a interlocução entre diversos segmentos da sociedade civil.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
II Congresso JPT IV CONGRESSO JPT-SC. PAUTA Organização interna: “O novo patamar da Juventude do PT”; Conjuntura: “O desenvolvimento que a juventude quer.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
Transcrição da apresentação:

Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!

Apresentar as regras obrigatórias a serem seguidas para realização das Conferências Municipais das Cidades e sensibilizar o Poder público municipal e as organizações da sociedade civil para a importância da participação. Objetivo:

A Importância da 5ª Conferência das Cidades nas Três Esferas do Governo.

1- Convocação - Convocar as Conferências Municipais através de Decreto específico até o dia 22 de fevereiro de 2013, publicando em diário oficial e em veículos de ampla divulgação (rádio, televisão e/ou jornais de circulação diária).Após 23 de janeiro de 2013, excepcionalmente, o Executivo Municipal e/ou sociedade civil poderão realizar a convocação, desde que de comum acordo com as entidades municipais e/ou regionais de no mínimo 4 segmentos até 30 de março de Constituir a Comissão Preparatória Municipal – Obedecer a representação dos segmentos conforme estabelecido no art. 17 do Regimento da 5ª Conferência Nacional das Cidades. O que os Municípios precisam Fazer?

3 - Funções das Comissões Preparatórias Municipais – Organizar, mobilizar e subsidiar a execução das conferências na etapa municipal. Fazer cumprir as regras previstas no regimento da 5ª Conferência Nacional das Cidades, principalmente no que se refere ao estabelecido no art. 17. No prazo de até 30 dias após a instalação das Comissões Preparatórias Municipais, constituir as comissões de Organização, Mobilização e Sistematização.

Elaborar o regulamento da 5ª Conferência estabelecendo as regras para o funcionamento do evento, tais como: 1. Credenciamento 2. Organização 3. Pauta 4. Metodologia de debate do temário 5. Grupos de debate 6. Deliberações 7. Sistematização 8. Eleição dos delegados 9. Delegadas para a etapa estadual O referido regulamento deverá ser apresentado, debatido e aprovado na solenidade de abertura da conferência, pelos delegados credenciados presentes.

4 - Enviar documentação de acordo com o estabelecido no Regimento da Conferência Estadual das Cidades - Decreto Municipal expedido pelo executivo ou ofício emitido pelas as organizações da sociedade civil convocando a 5ª Conferência Estadual das Cidades. Decreto Municipal expedido pelo executivo ou ofício emitido pelas as organizações da sociedade civil convocando a 5ª Conferência Estadual das Cidades. Comprovação da ampla divulgação nos meios de comunicação. Comprovação da ampla divulgação nos meios de comunicação. Portaria Municipal expedida pelo Executivo ou ofício emitido pela organização da sociedade civil instituindo a Comissão Preparatória Municipal. Portaria Municipal expedida pelo Executivo ou ofício emitido pela organização da sociedade civil instituindo a Comissão Preparatória Municipal. Cópia do Regimento Municipal. Cópia do Regimento Municipal.

Lista dos delegados e delegadas, por segmento, presentes à 5ª Conferência informando a entidade que representa, número do documento de identificação, telefone . Lista dos delegados e delegadas, por segmento, presentes à 5ª Conferência informando a entidade que representa, número do documento de identificação, telefone . Relatório com as Resoluções e deliberações da 5ª Conferência Municipal. Relatório com as Resoluções e deliberações da 5ª Conferência Municipal. Lista dos delegados e delegadas eleitos para a 5ª Conferência Estadual por segmento e identificação completa: nome, endereço, telefone, entidade que representa (por extenso) e . Lista dos delegados e delegadas eleitos para a 5ª Conferência Estadual por segmento e identificação completa: nome, endereço, telefone, entidade que representa (por extenso) e . É importante relembrar que, juntamente com o relatório final das Conferências, esses documentos serão utilizados para validar a 5ª Conferência Municipal. É importante relembrar que, juntamente com o relatório final das Conferências, esses documentos serão utilizados para validar a 5ª Conferência Municipal.

Somente poderão participar das Conferências as entidades da sociedade Civil de abrangência local, Estadual e Nacional, com atuação nos temas da política urbana, reconhecidas dentro do segmento e validadas pela Comissão Preparatória Municipal, além do poder Público Executivo e Legislativo em todas as suas esferas. Somente poderão participar das Conferências as entidades da sociedade Civil de abrangência local, Estadual e Nacional, com atuação nos temas da política urbana, reconhecidas dentro do segmento e validadas pela Comissão Preparatória Municipal, além do poder Público Executivo e Legislativo em todas as suas esferas. A 5ª Conferência Municipal elegerá os delegados e delegadas à etapa Estadual. A 5ª Conferência Municipal elegerá os delegados e delegadas à etapa Estadual. A 5ª Conferência Estadual elegerá os delegados e delegadas a etapa Nacional. A 5ª Conferência Estadual elegerá os delegados e delegadas a etapa Nacional. A escolha dos delegados deve ocorrer dentro do próprio segmento, sem a interferência de qualquer outro segmento, de forma democrática por aclamação, voto aberto e/ou voto secreto. A escolha dos delegados deve ocorrer dentro do próprio segmento, sem a interferência de qualquer outro segmento, de forma democrática por aclamação, voto aberto e/ou voto secreto. Quem participará de cada etapa das conferências?

NÚMERO DE DELEGADOS POR ENQUADRAMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO. Verônica Palmeira População MunicipalNº de Delegados Até habitantes3 De a hab.6 De a hab.12 De a hab.24 De a hab.60 Acima de hab.270

DELEGADOS POR SEGMENTO E POR ENQUADRAMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO. Verônica Palmeira População MunicipalNº de Delegados Poder Público Mov. Populares TrabalhadoresEmpresáriosAcadêmicosONGS 100%42,3%26,7%9,9% 7%4,2% Até habitantes311**-- De a hab De a hab De a hab ** 21 De a hab Acima de hab

Como definir as propostas? As Conferências Municipais devem eleger duas propostas prioritárias em cada um dos eixos temáticos a seguir: Participação Popular e Controle Social para a concretização do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano - SNDU. Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial. Políticas de incentivo a implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

Para onde as propostas devem ser encaminhadas? Comissão Preparatória Municipal Enviará as propostas da 5ª Conferência Municipal para a Comissão Preparatória Estadual até 10 dias após sua realização em formulário próprio a ser distribuídos no sítio do Ministério das Cidades (

GENTE QUE FAZ PELA GENTE