Estratégia Executiva Elaborado pelo grupo 7: Andréa Renata Baldessin da Silva André Novaes Graziela Tôrres Marçal Ferreira Gilmar Cerquetani Renan Nunes Chiaranda
INTRODUÇÃO Início das Lan Houses no Brasil aconteceu no final dos anos 90; Estima – se que exista cerca de três mil Lan Houses ou coisas do gênero no Brasil. Enfrenta-se algumas restrições legais variando e, cada região: menores de dezoito anos permanecer no estabelecimento até as 22 horas. É proibido a venda e o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
EMPRESA O empreendimento é uma Lan House conhecida por Amerilan; Está localizada em uma galeria no calçadão do centro de Americana – SP; O local é de fácil acesso aos clientes com um amplo estacionamento com segurança que é disponível pela prefeitura para que essa e outras lojas localizadas nesta galeria desfrute; Local é considerado de alto fluxo de carros e pedestres, tendo uma boa visualização da entrada da Lan House;
SERVIÇOS DISPONÍVEIS Jogos On–line; Impressão preto/branco e colorido; Gravação de CD e DVD; Cartões de Visita; Convites de Casamento; Scanner; Serviço de Lanchonete; Acesso à Internet;
OUTROS SERVIÇOS: Possui uma lanchonete que vende: lanches, salgados, doces, sucos e refrigerantes; Onde assegura o movimento da clientela nos horário das refeição; Representa até 15% do faturamento total do empreendimento;
ESTRUTURA O prédio alugado com uma área de 81 m²; Quatro funcionários mensalistas; O valor estimado do investimento de: R$100.000.00; Aquisição: 25 novos microcomputadores, softwares específicos, mouse, teclado, headphones, cadeiras, mesas, balcão, impressora, jogos, cabos, ar condicionado, licenças e os itens da lanchonete. Atendimento para 25 clientes de uma só vez, estimando uma clientela diária entre 100 e 125 pessoas;
Missão A convicção de sucesso e a preocupação constante com a qualidade de tudo que é oferecido permitiu à Amerilan Lan House definir sua missão: ter o melhor atendimento do mercado. Visão Procurar ser a melhor no atendimento e na qualidade de nossos serviços. Proporcionando satisfação, agilidade e compromisso com os nossos clientes e amigos. Sabemos assim, que o nosso cliente é o alvo de nosso crescimento.
Valores Respeito ao cliente; Respeito as leis e a ética; Estabelecer relações e condutas em que todas as pessoas que tenham contato com a empresa sejam respeitadas; Busca constante do desenvolvimento e da evolução;
OPORTUNIDADES Expectativa de excelente atendimento aos clientes; Expectativa de aumento da procura ; Desenvolvimento de novas idéias para expansão do negocio; Preços mais competitivos em relação a concorrência, com a mesma qualidade; Conquistar novos clientes; Identificar necessidades dos clientes; AMEAÇAS Aumento da concorrência desleal ; Aumento de preço das máquinas no mercado; Aumento do dólar; Concorrência mais forte; Falta de acompanhamento na melhoria dos equipamentos; Entrada de novos concorrentes com pouca experiência, praticando preços abaixo do ponto de equilíbrio;
PÚBLICO ALVO Colaboradores das lojas; Centro de trabalhos e pequenas empresas; Estudantes das escolas de idiomas, universidades e escolas públicas; Pessoas que residem ou trabalhem nas proximidades da galeria onde está localizada a Lan House;
CENÁRIOS E TENDÊNCIAS DE MERCADO: Pontos fracos dos concorrentes: Recepção e atendimento ao cliente; Falta de comunicação com o cliente; Demora no atendimento; Falta qualificação no atendimento; Computadores obsoletos e até quebrados; Omissão de informações sobre as contas dos clientes; Pontos fortes dos concorrentes: Alto Fluxo Clientes; Boa Qualidade; Diversificação dos computadores; Localizados em pontos estratégicos; Boa qualidade na conexão; Sempre limpos e higienizados.
ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO A cada três horas de utilização do serviço o cliente só pagará duas horas; No período das 10h00min ás 14h00min quem utilizar o sistema por mais de duas horas ganhará um salgado de brinde; Divulgação da marca em locais onde se concentre o público alvo; Campanhas ambientais e sociais; Beneficiar uma comunidade carente com curso de informática e acesso gratuito a internet em um horário pré-definido;
ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO Na companhia de um amigo você ganha 10 % desconto na sua conta; Locais reservados aos deficientes; Descontos especiais aos deficientes; Anúncios em jornais da cidade; Distribuição de panfletos; Ações voltadas à fidelidade dos clientes, estimulando a propaganda boca a boca; Adquirindo programas de responsabilidade social com a comunidade, como cursos gratuitos a jovens carentes.
OBJETIVOS GERAIS E METAS Aumentar a lucratividade em pouco tempo, buscando sempre a satisfação dos clientes. META Aumentar o lucro em 30%, em termos reais até o final de 2009.
Conclusão Concluímos assim que podemos transformar o plano de negócio em um empreendimento de sucesso, mostrando que a utilização de estratégias bem definidas e claras podem torná-lo um investimento próspero e duradouro.
A certeza de que estamos sempre começando, “De tudo na vida, ficam três coisas: A certeza de que estamos sempre começando, A certeza que é preciso continuar, E, a certeza que podemos ser interrompidos antes de terminar. “Portanto, é necessário: Fazer da interrupção um novo caminho. Da queda um passo de dança. Do medo, uma escada. Do sonho, uma ponte. E, da procura, uma oportunidade. Fernando Sabino
Blog http://gestestrneg.wordpress.com/ Muito Obrigado