Avaliação de Desempenho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
BENCHMARKING.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Motivando empregados e projetando cargos
Avaliação de Desempenho
Qualidade Total.
Administração Financeira III
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Avaliação de Desempenho
Daniel Bellissimo Versão 1.0 Julho de 2012
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Profª Daniella Bergamini –
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gestão da Qualidade – Motivação
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
TCD- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Avaliação de Desempenho
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
DESENHO DE CARGOS Os cargos fazem parte integrante do formato estrutural da organização; CONCEITO DE CARGO: “ é uma composição de todas as atividades desempenhadas.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens
Administração de Recursos Humanos
Ênfase em Indicadores Março / 2009
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HUMANO
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Aula 5 Aplicação das pessoas.
Avaliação do Desempenho
SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
( Gómez-Mejía in Chiavenato, 1999)
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Subsistema de Aplicação (Análise de Cargos e Avaliação de Desempenho)
Avaliação de Desempenho
Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina de Oliveira
1 – CONCEITO A eficiência de um empregado é avaliada “mediante comparação entre o que se espera que o empregado produza, tendo em vista as funções do.
SUBSISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Desempenho
Gestão de Pessoas no Setor Público
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Gestão de Pessoas II Unidade V _ Remuneração e Avaliação de Desempenho
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Discentes: Gisilene Tatianne, Maria Aline, Rafael Lima, Zara Ribeiro. Docente: Janete Castro. Natal 2011.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Desempenho Gestão de Pessoas Avaliação de Desempenho

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. É um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo a sua contribuição para o negócio da organização.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO “O processo que mede o desempenho dos funcionários. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos de seu trabalho.” “O processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para o alcance dos objetivos do sistema administrativo”.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO É o processo que visa mensurar a perfomance dos profissionais a partir da comparação entre suas ações, comportamentos, atitudes e resultados obtidos, com o esperado pela empresa, de forma a corrigir desvios. Mediante adoção de ações de RH e subsidiar os programas de reconhecimento e incentivo.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO É uma técnica que visa medir e julgar os resultados das atuações individuais.

RESULTADOS Resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de um certo período de tempo.

Comportamento ou meios instrumentais que se pretende por em prática DESEMPENHO Comportamento ou meios instrumentais que se pretende por em prática

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO OS ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA QUE A ORGANIZAÇÃO SEJA BEM-SUCEDIDA NOS SEUS RESULTADOS E NO SEU DESEMPENHO

OS RESULTADOS DESEJADOS SÃO FIXADOS PELOS PADRÕES. RESULTADOS OBTIDOS, DECORRENTES DA ATUAÇÃO DESENVOLVIDA SÃO DEPENDENTES DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

DIFERENÇAS INDIVIDUAIS AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS PODEM SER PERCEBIDAS EM TRÊS GRANDES ÁREAS, QUE CONDICIONAM OS DIFERENTES DESEMPENHOS OBSERVADOS EM PESSOAS DISTINTAS: ÁREA DAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS ÁREA DA CAPACITAÇÃO ÁREA DA MOTIVAÇÃO

CARACTERÍSTICAS PESSOAIS COMPORTAMENTO ESPONTÂNEO X COMPORTAMENTO ADEQUADO

CAPACITAÇÃO FORMAÇÃO EXPERIÊNCIA CULTURA DAS EMPRESAS CULTURA DE GRUPOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

As necessidades satisfeitas deixam de motivar. MOTIVAÇÃO FISIOLÓGICAS OU VEGETATIVAS SEGURANÇA SOCIAIS AUTO-ESTIMA AUTO-REALIZAÇÃO As necessidades satisfeitas deixam de motivar. O homem está sempre em busca de realizações.

QUESTÕES FUNDAMENTAIS POR QUE avaliar o desempenho? QUE desempenho deve ser avaliado? COMO avaliar o desempenho? QUEM deve fazer a avaliação de desempenho? QUANDO avaliar o desempenho COMO comunicar a avaliação de desempenho?

POR QUE AVALIAR? Para se obter um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários. Para comunicar aos funcionários como eles estão indo e sugerir mudanças. Para permitir aos funcionários tomarem conhecimento daquilo que o chefe pensa sobre ele.

LINHAS BÁSICAS Deve abarcar tanto o desempenho quanto o alcance das metas e objetivos. Enfatizar o indivíduo no cargo e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais. Objetividade e não subjetividade. Avaliado e avaliador devem estar de acordo que a AD deve trazer algum benefício para a organização e para o funcionário. Deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização.

PONTOS FRACOS DA AD Os envolvidos a percebem como uma situação de recompensa ou de punição pelo desempenho passado. Quando a ênfase está mais no preenchimento do formulário do que sobre a avaliação crítica e objetiva. Quando as pessoas avaliadas percebem o processo como injusto ou tendencioso. Quando os comentários desfavoráveis do avaliador conduzem a uma reação negativa do avaliado. Quando a AD está baseada em fatores que não conduzem a nada.

QUEM DEVE AVALIAR? O PRÓPRIO INDIVÍDUO – AUTO AVALIAÇÃO O GERENTE O INDIVÍDUO E O GERENTE A EQUIPE DE TRABALHO AVALIAÇÃO DE 360º AVALIAÇÃO PARA CIMA A COMISSÃO DE AD O ÓRGÃO DE RH

ETAPAS DO PLANEJAMENTO DA AD Separação dos possíveis fatores de medição e sua definição prévia. Agrupamento dos cargos em grandes classes homogêneas quanto ao desempenho. Seleção dos atributos a serem utilizados e sua definição final. Escolha do sistema de avaliação e construção de escalas ou de frases descritivas de comportamento observáveis.

ETAPAS DO PLANEJAMENTO DA AD Teste de escalas ou das frases quanto à sua discriminação e verificação da precisão da medida obtida. Produção gráfica do formulário Treinamento dos avaliadores – comportamental e prático. Realização da AD Exame da validade do formulário construído e das medições efetuadas.

OS AVALIADORES Sua avaliação é influenciada pelas suas crenças, valores, preconceitos, estilo de liderança, poder e outros fatores.

DEFEITOS DE AVALIAÇÃO INFLUÊNCIA DO RELACIONAMENTO PESSOAL EM DETRIMENTO DO REAL DESEMPENHO (antipatia, simpatia, amizade...) TENDÊNCIA CENTRAL – avalia todos pelo desempenho médio por medo ou insegurança de assumir avaliações muito boas ou muito ruins e explicá-las à equipe.

DEFEITOS DA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO BENEVOLENTE AVALIAÇÃO RIGOROSA – avaliador muito crítico, avalia muito mal toda a equipe. “Ótimo somente DEUS. Ele se considera bom, os outros dificilmente são como ele. EFEITO HALO OU CAPETA – um fato inusitado, positivo ou negativo marca o avaliado por toda a vida. FATO MARCANTE RECENTE – esquece tudo, lembra só desse fato.

A PREPARAÇÃO DOS AVALIADORES DE DESEMPENHO A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AD DEVE SER PRECEDIDA DE UMA BOA PREPARAÇÃO DOS AVALIADORES EM 3 ASPECTOS BÁSICOS: COMPORTAMENTAL SOBRE COMO AVALIAR SOBRE COMO DAR FEEDBACK

MÉTODOS TRADICIONAIS Escalas gráfica Escolha forçada Comparação binária Frases descritivas Incidentes críticos Pesquisa de campo Descrição de atividades EMPREENDEDORES Avaliação por objetivos Avaliação 360º

MÉTODOS Os métodos tradicionais dão ênfase no desempenho apresentado durante um certo período de tempo ocorrido no passado A ênfase da avaliação por objetivo é o futuro e a considerada na avaliação 360º é o conjunto de habilidades do avaliado.

AVALIAÇÃO POR OBJETIVO Está inserido no contexto estratégico da empresa e pressupõe a existência de algum planejamento neste sentido. Baseados no PE (planejamento estratégico) e no plano de ação correspondente às áreas, as equipes definem planilhas determinando as metas individuais e coletivas, quantitativas e qualitativas e ponderam as metas para atribuir importância, preparando as planilhas de acompanhamento correspondentes.

ETAPAS Formulação de objetivos consensuais – o desempenho deverá estar focalizado no alcance desses objetivos e sua avaliação dependerá diretamente disso. Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados. Negociação com o gerente sobre a alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos. (materiais, humanos, treinamentos...)

ETAPAS Desempenho. – aqui reside o aspecto principal do sistema. É a estratégia pessoal para o alcance dos objetivos. Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados – verificação do custo-benefício. O avaliado deverá saber monitorar os resultados. Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta – muita informação de retorno.

AVALIAÇÃO 360º Prevê a avaliação do funcionário frente a um conjunto de quesitos (competências) que são ponderadas de acordo com sua importância para a empresa e as características dos cargos, por vários avaliadores, e pelo próprio profissional que realiza sua auto-avaliação

AVALIAÇÃO 360º As diversas avaliações recebem um tratamento estatístico e os resultados do grupo de avaliadores servem de feedback para o avaliado, que ao confrontar tais resultados com sua própria avaliação, coleta subsídios para elaborar um planejamento de auto-desenvolvimento. Este planejamento pode ser elaborado com auxílio de um conselheiro escolhido pelo próprio avaliado.

APLICAÇÕES DA AD Processo de agregar pessoas – base de informação para R&S Processo de aplicar pessoas – como as pessoas estão integradas e identificadas com o seu cargo Processo de recompensar pessoas – ajuda a decidir quem deve ser recompensado Processo de desenvolver pessoas – indica pontos fortes e fracos Processo de manter pessoas – indica o desempenho e resultados alcançados. Processo de monitorar pessoas – proporciona retroação