3º encontro Escola de Pais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements


Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Entendendo o Adolescente Normal
Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Ajude – me!!.
ANÁLISE HABITAÇÃO/FAIXA ETÁRIA
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
Psicologia Educacional
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
INTRODUÇÃO O Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) é uma instituição universitária de natureza pública, com ativa participação.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Inclusão que bicho é esse?
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
Paralelo das principais Leis
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
ROTINA NA EDUCACÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
PEI – Programa Educacional Individualizado
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Tatiana Pollo Karla Alves. Objetivo do texto:  a organização das atividades no tempo e no espaço da escola cria competências pessoais e sociais favorecedoras.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Saúde Infantil Ajudar e promover o estudo Os pais devem estar alerta ao Insucesso escolar Falta de estudo Estudo ineficiente Não sabe como estudar Para.
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Gestão de Pessoas.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Individual: não ter tido contato com pai biológico ou com outra referência paterna importante; experiências de violência física e/ou psicológica com o.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
ROTINA ESCOLAR.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

3º encontro Escola de Pais Planejamento e rotina 3º encontro Escola de Pais

O que é rotina?

O que é rotina? Hábito, costume Prática Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo Sequencia de atividades ou etapas Quadro cronológico de atividades Prática Prática constante em geral

A rotina pode ser... Planejada Não REPLANEJADA

ROTINA e PAPÉIS DO INDIVIDUO

Por que a rotina é mal vista?

A rotina é cercada de mitos Assim como outras questões de nossa vida, A rotina é cercada de mitos

Rotina demais = ESCRAVIDÃO Rotina de menos = CAOS Rotina demais = ESCRAVIDÃO Porém, devemos estar cientes de que é necessário REPLANEJAR SEMPRE

Mas, qual a importância da rotina?

planejada

Para a criança... Cria situação de aprendizagem positiva A rotina é como uma guia ou moldura Cria situação de aprendizagem positiva Organiza as experiências sociais, físicas e psicológicas Permite melhor integração dos aspectos sociais, físicos e psicológicos Auxilia no desenvolvimento da confiança, da segurança, da autonomia Ajuda na construção da noção de tempo

Importante! Os estudos científicos tem mostrado que: Crianças que tem rotina bem definida tendem a ser mais saudáveis (Ferriolli, Marturano e Puntel, 2007). Os efeitos positivos de uma rotina bem estabelecida na infância são observados na adolescência (Vandell, Belsky, Burchinal, Steinberg, Vandergrift, NICHD Early Child Care Research Network, 2010).

A falta da rotina para a criança pode gerar Ansiedade Instabilidade Irritabilidade Insegurança Desorganização DEVEMOS SER CLAROS NAS MENSAGENS

A rotina planejada na escola... A rotina funciona como uma guia para o desenvolvimento das atividades escolares É elemento fundamental no desenvolvimento da autonomia Oferece segurança

Em casa... Uma rotina planejada pode auxiliar no processo educativo e no desenvolvimento infantil Facilitar o dia-a-dia

União família - escola O planejamento da rotina familiar e escolar é importante para criar: Segurança Confiança Ações da escola se tornam mais significativas quando são valorizadas e reforçadas pela família (vice-versa)

Juntos somos fortes Desenvolver a rotina para crianças exige que os adultos também tenham uma relação adequada com a rotina.

Aspectos Importantes a Associar à Rotina

Como ter uma rotina EFICAZ Ineficaz – Eu priorizo o que é urgente Eficaz – Eu priorizo o que é importante RESULTADO Mais organização e produtividade. Menos crises. Reconhecimento como realizador. Uma vida mais equilibrada e paz de espírito. COMPORTAMENTO Foque nas maiores prioridades. Elimine o que não é importante. Planeje semanalmente. Planeje diariamente.

PROGRAME A SEMANA: Independente do tipo de ferramenta utilizada – software, papel ou computador de mão – programe suas prioridades. PLANEJE DIARIAMENTE: tarefas compromissos contatos COM SEUS FILHOS: Estabeleça uma rotina, mas altere o Planejamento Diário quando necessário for, em função do Programa Semanal.

Como desenvolver a rotina em casa Listar atividades e ações diárias Reservar espaço para o brincar Organizar a sequência e definir horários Planejar com antecedência Manter a flexibilidade com bom senso Respeitar o momento do desenvolvimento da criança

Expor e acompanhar

Referências Anaí Haeser Peña: Psicóloga Escolar da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem do CEI 01- Taguatinga FERRIOLLI, Silvia Helena Tortul; MARTURANO, Edna Maria  e  PUNTEL, Ludmila Palucci. Contexto familiar e problemas de saúde mental infantil no Programa Saúde da Família. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 251-259.  Epub 15-Fev-2007. VANDELL, Deborah Lowe; Belsky, Jay; Burchinal, Margaret; Steinberg, Laurence; Vandergrift; Nathan e NICHD Early Child Care Research Network. Do Effects of Early Child Care Extend to Age 15 Years? Results From the NICHD Study of Early Child Care and Youth Development. Child Development, 81(3), pp. 737–756, May/June 2010.