TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.

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TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades de Estágio de Formação de Professores de História I, apresentamos os resultados do projeto de pesquisa cujo intuito consistiu em investigar a importância da educação patrimonial para uma “alfabetização cultural” dos alunos no contexto escolar. (EXEMPLO) OBJETIVOS - Analisar por meio do ensino de História como a educação patrimonial possibilita uma leitura de mundo, proporcionando uma postura crítica e atuante na (re)construção da identidade e cidadania dos alunos; - Compreender a identidade cultural dos alunos, em seus valores próprios em sua memória pessoal e coletiva; - Despertar a responsabilidade para a preservação do patrimônio sociocultural e respeito à diversidade. (EXEMPLO) MATERIAL E MÉTODOS Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica e desenvolvida pesquisa de tipo etnográfico. Foram utilizados procedimentos como observação, diário de campo e elaboração e análise de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados aos educandos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Fabrício Maranhão no município de Canguaretama-RN. (EXEMPLO) RESULTADOS Trabalhar com educação patrimonial significa lançar mãos de um conjunto de ações metodológicas tendo como fim a aprendizagem relativa aos bens culturais. Tais ações visam ainda a promoção de atitudes de preservação do patrimônio. Para tanto, busca-se no processo de aprendizagem a aplicação de práticas interativas com quem aprende a fim de promover uma leitura eficaz e, portanto, uma compreensão consciente acerca dos bens patrimoniais. Em sala de aula os alunos tiveram contato com discussões teóricas e atividades práticas voltadas para a relação entre história e patrimônio. (EXEMPLO) CONCLUSÕES Constataram-se diferenças em relação à aprendizagem das turmas de alunos (6º e 7º anos). Dessa maneira, na execução do projeto constamos que a educação patrimonial pode ser considerada um instrumento voltado para a educação dos alunos e comunidade em geral referente a temas que versem sobre o conhecimento e a conservação do patrimônio cultural. (EXEMPLO) REFERÊNCIAS AZEVEDO, Crislane B. Estágio supervisionado como lugar de pesquisa e suas implicações na formação do professor de história. Apostila de texto (Aula de Estágio Supervisionado). Natal: UFRN, BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra,10a ed., 2003, p.81. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, GOMES, Sônia. Patrimônio Cultural Disponível em: acesso:1 nov HORTA, Maria de Lourdes P., GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriana Q.. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, JOBIM, Sônia Disponível em : acesso:4 nov.2010 LEMOS, Carlos A. C. O que é Patrimônio Histórico. São Paulo: Brasiliense, ORIÁ, Ricardo. Memória e História. In: BITTENCOURT, Circe. (Org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto: 1998, p RANGEL, Carlos Henrique. Educação Patrimonial Disponível em: acesso: 13 set (EXEMPLO) Fábio Soares Pereira (Orientador) Professor de Física – SIGMA Junto aos educandos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Fabrício Maranhão – FAMA e com base nos objetivos da pesquisa foram os discentes submetidos a diferentes questionamentos: