TRABALHO EM EQUIPE.

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Transcrição da apresentação:

TRABALHO EM EQUIPE

TRABALHO EM EQUIPE Trabalho Tripaliare (latim), substantivo Tripalium aparelho de tortura formado por 3 paus, ao qual eram atados os condenados ou servia também para prender animais difíceis de ferrar. Equipe Esquif (francês) fila de barcos amarrados uns aos outros e puxados por homens ou cavalos. Falou-se em equipe – objetivo comum, organização, resultado a ser alcançado

TRABALHO EM EQUIPE Modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre trabalho e interação pois é por meio da linguagem, ou seja, da comunicação, que se dá a articulação das intervenções técnicas.

TRABALHO EM EQUIPE Requisito vital para a obtenção de resultados. Pessoas com qualidades coletivas que separadamente não se manifestam. Enfermagem trabalho equipe de saúde Meta: CUIDAR

DEFINIÇÃO DE GRUPOS Organização Interação Motivação

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Uma das formas de se definir um grupo Conjunto de pessoas que se interagem

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Essência da vida social indivíduos agregados formam um grupo. Instrumento de interação social COMUNICAÇÃO, que aparece através dos sentidos, emoções e idéias.

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Classificação da Interação: Cooperação: atuação de dois ou mais indivíduos, em conjunto, para alcançar um objetivo comum, combinando suas atividades de maneira organizada. Tipos de Cooperação: - Temporária: indivíduos se reúnem para realizar uma tarefa durante um certo período de tempo.

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Tipos de Cooperação: Contínua: fixação de pessoas num determinado local para a amnutenção de um serviço. Direta: pessoas ou grupos que realizam um conjunto de atividades semelhantes. Indireta: realização de trabalho em colaboração, voltada para o mesmo objetivo.

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Diferença de capacidade e desejos entre componentes de uma sociedade COMPETIÇÃO Tipo de luta universal, que acontece no mundo animal, vegetal e humano. É impessoal, contínua, destituída de violência.

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Conflito: forma de luta entre indivíduos. Difere da competição pois envolve contato; Acontece em nível consciente; É pessoal; Aplica ameaça ou violência; É intermitente; Pode apresentar-se por rivalidade, debate, discussão e guerras.

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Conflito: Tipos: Conflitos de Geração: divergências de idéias, valores, filosofia de vida, atitude e preferências entre gerações; Conflito de Sexos: valorizado por critérios sociais / Mulher x trabalho. Conflito de Raça: preconceitos enraizados; Conflito entre campo e cidade: homem do campo ligado ao semi-isolamento;

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Conflito: Tipos: Conflito de classes: classe econômica privilegiada x classes socioeconômicas menos favorecidas; Conflito Econômico: tem como base a concorrência; Conflitos Religiosos Conflitos Interinstitucionais: provocam “guerra” (instituição contra instituição)

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Conflito: Conseqüências: Alívio da Tensão: aumento da tensão precede o conflito e diminui com ele. Eficiência Pessoal: esforço máximo para atingir um objetivo. Pensamento: raciocina-se mais quando existem problemas para serem resolvidos. Conseqüências causadas pelo conflito tendem a se adaptar

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Adaptação: Níveis: Biológico e Psicomotor: corpo e atitudes sofrem uma socialização do seu ambiente Afetivo: modificações de sentimentos Pensamento: intelectualidade s desenvolve através da incorporação de elementos culturais.

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Acomodação: processo social com o objetivo de diminuir o conflito. Pode ser duradoura, permanente ou transitória. Só aparece externamente no indivíduo. Assimilação: mudança cultural. Pessoas e grupos adquirem maneiras de outros grupos e se incorporam numa vida cultural comum.

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Interação Assimilação Cooperação INTERAÇÃO Acomodação Competição Adaptação Conflito

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Motivação Fator poderoso de explicação de grupos, já que a agregação de um conjunto de pessoas depende essencialmente de elas continuarem juntas. Grupos: pessoas que se associam porque isto lhes traz alguma recompensa ou porque possuem algum objetivo comum Ideologia: fator de coesão e atração dos indivíduos que procuram o grupo onde ela é cultivada

DEFINIÇÃO DE GRUPOS - Motivação O grupo só é um grupo quando seus membros se percebem como tal. Só começa a ser caracterizado como equipe quando estão presentes a organização, interação, motivação e a percepção.

DIVISÃO DE GRUPOS Informais: predominância da percepção e da motivação, sem que sejam necessárias a interação ou a organização. Formais: predominância da interação e organização Enfermagem visto como “tarefeiro”, não tendo crenças e idéias próprias.

DIVISÃO DE GRUPOS Quais são as influências que um grupo pode sofrer? Ambiente: organização que se encontra com estratégias e operações que recebe ou deixa de receber da administração o que está subordinado. Grupo: influências que podem receber de si próprio, destacando-se idade, tamanho, missão. Indivíduos: características com personalidade, valores, interesses e experiências que contribuem para o desempenho específico.

DIVISÃO DE GRUPOS 2 tipos de comportamento: Ambiente + grupo + indivíduo 2 tipos de comportamento: Comportamento orientado à execução de tarefa; Comportamento orientado para a manutenção do grupo. Equilíbrio desses comportamentos: leva a a equipe ao desempenho satisfatório e satisfação psicológica de seus membros.

DIVISÃO DE GRUPOS Resultado eficaz de um grupo depende de alguns requisitos: Missão: metas que detalham a missão Resultados a serem alcançados: propósitos da equipe devem ser conhecidos por todos. Planejamento e avaliação: dá suporte necessário para o enfermeiro.

DIVISÃO DE GRUPOS Grupo que não sabe onde vai, não chega a lugar algum!!! Isso ocorre quando: Compromissos profissionais não são definidos; Membros do grupo adotam posições diferentes; Diferentes expectativas quanto à recompensas que a participação deve trazer para cada indivíduo; Grupos pioneiros.

ESPÍRITO DE EQUIPE Conjunto de crenças que o grupo julga importante e a maneira como os participantes devem se comportar em relação uns aos outros no seu ambiente. Para que a crença contribua com a eficácia da equipe, elas devem: ser praticadas; ser força de atração para a manutenção das pessoas; exigir elevados padrões de ética e desempenho profissional dos membros da equipe.

LIDERANÇA Grupo: produtivo se todos dão sua contribuição. Papel principal dos participantes: envolvimento e compromisso com o trabalho. Se não há participação em conjunto, não existe grupo. LÍDER: estimado e reconhecido como chefe, escolhido pela confiança que o grupo deposita nele. Tem função de contribuir para a tarefa na qual o grupo está empenhado, na manutenção e desenvolvimento do grupo.

LIDERANÇA Enfermeiro: chefia delegando funções a técnicos e auxiliares de enfermagem, que o coloca como cumpridor das tarefas, enquanto que o cuidado ao cliente é executado por ele e pelos outros membros da equipe. O enfermeiro não pode se afastar da assistência, do ensino ou da pesquisa. Enquanto que o enfermeiro se afasta da assistência direta ao cliente, seu desconhecimento pela sociedade fica cada vez mais distante do desejado, assumindo o médico papel de líder da equipe de saúde.

LIDERANÇA O comportamento da liderança pode ser afetado por: Padrões e normas rígidas das organizações; Modelo de liderança; Discrepância entre o que o enfermeiro acredita ser correto e o que é requerido pela instituição; Centralização do poder; Falata de politização do enfermeiro.

TRABALHO EM EQUIPE NA ASSISTÊNCIA Trabalho em equipe trabalho sistematizado Processo deve constar de informações básicas sobre o cliente, onde tanto a enfermagem quanto a a equipe multiprofissional devem contribuir no levantamento de informações à medida que se interrelacionam com o cliente. Êxito nos Resultados: depende de uma equipe interada.

TRABALHO EM EQUIPE NA ASSISTÊNCIA Êxito nos Resultados: - Reuniões freqüentes com a equipe de enfermagem ou multiprofissional (assuntos para tratar de cuidados com o cliente ou problemas com a equipe)

TRABALHO EM EQUIPE NO ENSINO Promove a socialização do aluno e ajuda a estruturar atividades de bom convívio social. Ensina-o a trabalhar em equipe; Enriquecer os pontos de vista Tem poder motivador (auto-rea lização dentro do grupo e solicitar participação ativa) Favorecer a criatividade.

TRABALHO EM EQUIPE NO ENSINO É importante que o enfermeiro seja preparado para o comportamento a manutenção de um grupo, através da aprendizagem de: Comunicação Cooperação e superação do egocentrismo, falta de confiança nos outros, competição, ansiedade, sentimento de inferioridade. Dinâmica de grupo Organização do trabalho Gestão de equipe.

TRABALHO EM EQUIPE NA PESQUISA Torna-se importante à medida que os pensamentos se distingüem, sendo este o ponto básico para a refeição e surgimento das investigações. Pesquisador que trabalha sozinho não passa para os outros o “gene” da necessidade de pesquisa e acaba solitário nos seus pensamentos. Formas de estimular o trabalho em equipe na pesquisa: Formação de grupos de interesse comum Projetos integrados de pesquisa.

Relacionado com a QUALIDADE TOTAL!! Trabalho em Equipe Relacionado com a QUALIDADE TOTAL!!

BIBLIOGRAFIA CIANCIARULLO, Tamara Iwanow. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo: Atheneu, 2000.