Curso de Extensão: Nível de Serviço em Aeroportos Apresentação Inicial 13/03/2014.

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Curso de Extensão: Nível de Serviço em Aeroportos Apresentação Inicial 13/03/2014

Informações Principais Local: Sede ANAC/Brasília Início: Março de 2014 Horário das aulas: 9:30-12:00 e 13:30-17:00 TEMA: NÍVEL DE SERVIÇO EM AEROPORTOS Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia (a) _ Módulos 1 e 2 Prof. Dr. Carlos Müller (b) _ Módulo 4 Prof. Dr. Luiz Antônio Tozi (c)_ Mòdulo 3

JUSTIFICATIVA: Curso planejado com a finalidade de fomentar conhecimento apresentado uma visão global dos aspectos concernentes ao nível de serviço em aeroportos, atualizando e aprofundando as informações gerais e a capacitação profissional dos servidores da ANAC, em conformidade com normas e literatura no que diz respeito ao sistema de aviação civil.

EMENTA: Conceitos de nível de serviço em aeroportos. Análise de manuais e abordagem de experiências internacionais. Recomendações acerca da qualidade. Indicadores e variáveis de influência. Métodos de coleta de dados e análise de resultados. Ótica dos passageiros. Uso de simulação. Planejamento, arquitetura e gerenciamento. Planejamento e o futuro de aeroportos.

Módulo 1 Prof. Anderson Correia MóduloDataAssunto Abordagem geral e conceitos fundamentais (nível de serviço, TPS e serviços aeroportuários) Revisão: manuais e trabalhos acadêmicos sobre nível de serviço Experiências internacionais. Como o tema é tratado em outros países. Nível de serviço e a ótica dos passageiros. Dimensionamento da amostra.

Módulo 2 Prof. Anderson Correia Indicadores e metodologia (coleta em campo, base de dados, etc) de avaliação de nível de serviço. Atividades operacionais. Capacidade dos componentes de um TPS vs. nível de serviço Arquitetura, planejamento espacial, fluxos e way-finding: influências no nível de serviço em TPS Simulação vs. Nível de Serviço

Módulo 3 Prof. Luiz Antonio Tozi Visão global: métodos de análise de nível de serviço encontrados na literatura (Fuzzy, Regressão, Escala Psicométrica, Análise Multi-critério, etc). Relação entre medidas quantitativas e qualitativas (regressão linear) Graduação de nível de serviço (Quintis e Média Ponderada) e Método para comparar nível de serviço em diferentes aeroportos (Análise Multivariada) Indicadores de qualidade de serviço e eficiência de Terminais de Cargas em aeroportos

Módulo 4 Prof. Carlos Müller Conhecendo o perfil e as necessidades do passageiro para oferecer um adequado nível de serviço PALESTRA EXTERNA Planejamento de aeroportos vs. nível de serviço PALESTRA EXTERNA

Algumas Publicações Recentes do ITA sobre o Tema

45 Citações – Google Scholar

33 Citações – Google Scholar

Projeto FAPESP – 2009/2011 Estudo de Nível de Serviço em 6 aeroportos Brasileiros Tese de Doutorado – Giovanna Borille Tese de Mestrado – Viviane Falcão

FALCAO, V. ; CORREIA, A. R.. Analysis of waiting times in the baggage claim area of an airport passenger terminal. Journal of Airport Management, v. 8, p , 2014.

Análise da Importância Relativa de Atributos de Nível de Serviço em um Terminal de Cargas Aeroportuário Autores: Luiz Antonio Tozi, Anderson Ribeiro Correia, Carlos Müller, Davi dos Santos Mendes e Liu Chia Feng

Desenvolvimento de uma Medida de Nível de Serviço para o Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Fortaleza Autores: Anderson Correia, Marina C. Duarte, Michelle C. G. da S. P. Bandeira e Cláudio Jorge Pinto Alves

Tese de Doutorado Armando Gonçalves Madeira Junior Proposta para método de avaliação de performance e nível de serviço em parceria com ANTAQ.

Utilização de padrões da IATA – Nível B Utilização de padrões da IATA + Pesquisa de nível de serviço com usuários

Certificado Haverá entrega de certificados de participação para aqueles que cumprirem pelo menos 75% da freqüência do curso.