A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR. A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Advertisements

DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
O ENQUADRE NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Tecnologias da Informação e Comunicação
Introdução aos Estudos Linguísticos
A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO
RECURSOS HUMANOS SELECCÇÃO.
A Investigação Educacional em Portugal
Reuniões Mediúnicas TIPOS LOCAL CRITÉRIOS DE FUNCIONAMENTO ETAPAS.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
5. GÉNEROS JORNALÍSTICOS
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
Unidade 1-Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Os tipos de comportamento no meio social
Estudo experimental da relação entre os números de
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
TRABALHO VOLUNTÁRIO EM DEFESA CIVIL
Reuniões de Trabalho.
Ciclo de Workshops Comportamentais
Curso de Chefes de Equipa 2008
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Como se faz um trabalho escolar?
Pesquisa Qualitativa Tópicos e Etapas.
Tipos.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O usuário e o processo de referência
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Como atender bem o público
O DEBATE.
1. Sugestões para o trabalho individual
Diretrizes para leitura e análise de textos
Estilos educativos e comunicação
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
IFSC Curso de Técnico em Informática
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
ENTREVISTA CLÍNICA INICIAL
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Curso de Chefes de Equipa 2008 Conselho de Chefes de Equipa.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
FEEDBACK.
O RH nos Processos de Seleção de Candidatos
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
RECURSOS HUMANOS Professora Meuri
Organização, Sistemas e Métodos
Como Falar Bem em Público
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA
Seminário Internacional PMI AM 2015
Sugestão de Vídeo Parte 1
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
TÉCNICAS DE SELECÇÃO RECRUTAMENTO 3ª sessão: 14/01/2010 SELECÇÃO A selecção consiste na comparação entre os perfis dos candidatos e as exigências da função.
Empatia Conceito Aptidão de saber escutar, entender, adaptar-se e avaliar as atitudes, necessidades e comportamentos dos outros, colocando-se no seu lugar.
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
A ENTREVISTA OS TIPOS DE ENTREVISTA.
Avaliação de resultados: O desafio das agências de comunicação
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
Transcrição da apresentação:

A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR

A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista colectiva – Um entrevistador e vários (2 ou 3) entrevistados ou vários entrevistadores (2 ou 3) e um só entrevistado. Entrevista colectiva – Um entrevistador e vários (2 ou 3) entrevistados ou vários entrevistadores (2 ou 3) e um só entrevistado. Mesas Redondas, Paineis debate, Workshops, Conferências de Imprensa, não são entrevistas. Mesas Redondas, Paineis debate, Workshops, Conferências de Imprensa, não são entrevistas.

TIPOS DE ENTREVISTA ADMISSÃO ADMISSÃO TRABALHO ( DAR E/OU RECEBER INFORMAÇÕES ) TRABALHO ( DAR E/OU RECEBER INFORMAÇÕES ) FORMAÇÃO FORMAÇÃO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. FASES DA ENTREVISTA FASES DA ENTREVISTA RECEPÇÃO – ACOLHIMENTO RECEPÇÃO – ACOLHIMENTO INTRODUÇÃO NO ASSUNTO INTRODUÇÃO NO ASSUNTO DIÁLOGO (DEBATE DOS TEMAS) DIÁLOGO (DEBATE DOS TEMAS) CONCLUSÃO CONCLUSÃO

OBJECTIVOS DA ENTREVISTA MELHORAR O DESEMPENHO MELHORAR O DESEMPENHO OBTER INFORMAÇÕES OBTER INFORMAÇÕES CONHECER MELHOR O ENTREVISTADO CONHECER MELHOR O ENTREVISTADO ANALISAR UMA QUESTÃO OU SITUAÇÃO ANALISAR UMA QUESTÃO OU SITUAÇÃO RESOLVER UM PROBLEMA RESOLVER UM PROBLEMA ESPECIFICAR RECOMENDAÇÕES ESPECIFICAR RECOMENDAÇÕES PERMITIR A LIBERTAÇÃO DE EMOÇÕES PERMITIR A LIBERTAÇÃO DE EMOÇÕES PROCURAR A ANUÊNCIA E ADESÃO PROCURAR A ANUÊNCIA E ADESÃO PÔR EM PRÁTICA UMA POLÍTICA OU UMA TÉCNICA PÔR EM PRÁTICA UMA POLÍTICA OU UMA TÉCNICA AFASTAR DIFICULDADES E ESCLARECER CASOS AFASTAR DIFICULDADES E ESCLARECER CASOS PROCURAR SABER O QUE SE PASSA PROCURAR SABER O QUE SE PASSA SABER DO ”SUCESSO” DA ENTREVISTA ANTERIOR SABER DO ”SUCESSO” DA ENTREVISTA ANTERIOR

PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA TER IDEIAS CLARAS DOS OBJECTIVOS TER IDEIAS CLARAS DOS OBJECTIVOS ESTUDAR O/S ASSUNTO/S ESTUDAR O/S ASSUNTO/S CALCULAR BEM O TEMPO E DURAÇÃO CALCULAR BEM O TEMPO E DURAÇÃO ESBOÇAR UM PLANO PARA A DISCUSSÃO ESBOÇAR UM PLANO PARA A DISCUSSÃO (TEMAS A ABORDAR, PERGUNTAS A EFECTUAR) (TEMAS A ABORDAR, PERGUNTAS A EFECTUAR) TER TUDO A POSTOS E PREPARADO TER TUDO A POSTOS E PREPARADO

ESTRUTURAÇÃO DA ENTREVISTA APRESENTAR O ASSUNTO OU ASSUNTOS APRESENTAR O ASSUNTO OU ASSUNTOS TER UM GUIA PARA A DISCUSSÃO TER UM GUIA PARA A DISCUSSÃO CLARIFICAR E CONFIRMAR OS PROGRESSOS CLARIFICAR E CONFIRMAR OS PROGRESSOS ESTABELECER OS RESULTADOS DA ENTREVISTA ESTABELECER OS RESULTADOS DA ENTREVISTA VERIFICAR SE OS RESULTADOS SÃO OS ESPERADOS VERIFICAR SE OS RESULTADOS SÃO OS ESPERADOS

ESTATUTO DA ENTREVISTA RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DO ENTREVISTADO RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DO ENTREVISTADO USAR A VERDADE E SINCERIDADE USAR A VERDADE E SINCERIDADE NÃO ENTRAR EM MATÉRIA DO FORO ÍNTIMO E PESSOAL DO ENTREVISTADO NÃO ENTRAR EM MATÉRIA DO FORO ÍNTIMO E PESSOAL DO ENTREVISTADO ATENDER À COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL, ( GESTOS, SILÊNCIOS, MOVIMENTAÇÕES, ESGARES, POSIÇÃO DAS MÃOS E PÉS, ETC) ATENDER À COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL, ( GESTOS, SILÊNCIOS, MOVIMENTAÇÕES, ESGARES, POSIÇÃO DAS MÃOS E PÉS, ETC) MANTER O DOMÍNIO DA ENTREVISTA MANTER O DOMÍNIO DA ENTREVISTA

UTILIZAÇÃO DE PERGUNTAS QUEM ? QUEM ? PERGUNTAS LIMITATIVAS ONDE ? QUANDO QUANDO O QUÊ ? O QUÊ ? PERGUNTAS ABERTAS COMO ? PORQUÊ ? PORQUÊ ?

ENTREVISTADOS DIFÍCEIS PESSOAS INTROVERTIDAS ( POUCO FALADORAS ) PESSOAS INTROVERTIDAS ( POUCO FALADORAS ) PESSOAS EXTROVERTIDAS ( FALAM DEMAIS) PESSOAS EXTROVERTIDAS ( FALAM DEMAIS) PESSOAS BRINCALHONAS PESSOAS BRINCALHONAS PESSOAS AGRESSIVAS NA COMUNICAÇÃO PESSOAS AGRESSIVAS NA COMUNICAÇÃO PESSOAS COM ESTILO MANIPULADOR PESSOAS COM ESTILO MANIPULADOR PESSOAS PASSIVAS A COMUNICAR PESSOAS PASSIVAS A COMUNICAR ETC. ETC.

DOMÍNIO DO NÍVEL DE ANSIEDADE MEDIDAS A TOMAR PARA REDUZIR OU AUMENTAR O NÍVEL DE ANSIEDADE MEDIDAS A TOMAR PARA REDUZIR OU AUMENTAR O NÍVEL DE ANSIEDADE ENCORAJAMENTO ENCORAJAMENTO REPETINDO AS AFIRMAÇÕES REPETINDO AS AFIRMAÇÕES PROCURANDO DEFINIR AS IDEIAS PROCURANDO DEFINIR AS IDEIAS REDEFINIÇÕES REDEFINIÇÕES EFECTUAR SÍNTESES INTERMÉDIAS EFECTUAR SÍNTESES INTERMÉDIAS PROCURAR UM CONSENSO FINAL PROCURAR UM CONSENSO FINAL

CASOS ESPECÍFICOS DE ENTREVISTAS SELECÇÃO – ATENÇÃO AO ACOLHIMENTO SELECÇÃO – ATENÇÃO AO ACOLHIMENTO TRABALHO – DAR OU RECEBER INFORMAÇÕES TRABALHO – DAR OU RECEBER INFORMAÇÕES AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO – PREPARAÇÃO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO – PREPARAÇÃO CUIDADA CUIDADA ENTREVISTA DE SAÍDA ENTREVISTA DE SAÍDA

CONDUÇÃO DA ENTREVISTA ACOLHIMENTO – PÔR À VONTADE, PROCURAR CONFIANÇA ACOLHIMENTO – PÔR À VONTADE, PROCURAR CONFIANÇA APRESENTAÇÃO DO OBJECTIVO DA ENTREVISTA APRESENTAÇÃO DO OBJECTIVO DA ENTREVISTA A 1ª QUESTÃO – ATENÇÃO À COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL A 1ª QUESTÃO – ATENÇÃO À COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL ESTIMULAR O ENTREVISTADO – USO DE PERGUNTAS ESTIMULAR O ENTREVISTADO – USO DE PERGUNTAS TOMAR NOTAS TOMAR NOTAS DIFERENCIAR AS QUESTÕES – OPINIÃO SOBRE VÁRIOS DIFERENCIAR AS QUESTÕES – OPINIÃO SOBRE VÁRIOS TEMAS TEMAS DIVERSIFICAR A ORIENTAÇÃO DOS TEMAS DIVERSIFICAR A ORIENTAÇÃO DOS TEMAS RESUMO FINAL – NEM OPTIMISTA NEM PESSIMISTA RESUMO FINAL – NEM OPTIMISTA NEM PESSIMISTA ENCERRAMENTO E DESPEDIDA ENCERRAMENTO E DESPEDIDA