O Currículo Modelado pelos professores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Currículo e Formação Docente
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
A Organização Curricular
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Construindo uma identidade profissional
Pesquisa e Prática em Educação
Curso de Docência Universitária
Quando falamos em aprender...
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Docência do Ensino Superior
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Orientações sobre o Estágio II
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prática como Componente Curricular
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Por que o jornal na escola?
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Docência universitária: repensando a aula
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Docente: Dr. Arthur Vianna
O que entendemos por teoria e por prática.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Termo de Terminalidade
Currículos e Programas
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

O Currículo Modelado pelos professores UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA DISCIPLINA TEORIAS DO CURRÍCULO O Currículo Modelado pelos professores Acadêmica Marisandra Fernandez Profª Orientadora Maria Da Graça Da Pieve Cruz Alta 2014

Roteiro de Apresentação Introdução Subtítulo II Subtítulo III Subtítulo IV Resultados e Discussão Considerações Finais Referências

Introdução Tanner e Tanner, considera que o papel do professor pode se situar em três níveis possíveis, de acordo com o grau de independência profissional que lhe é conferido.

Nível de Imitação Manutenção No Nível de imitação manutenção, no qual os professores são seguidores de livros texto, guias, se confia que tenham habilidades para desempenhar tarefas a cumprir conforme algum padrão, sem que eles devam questionar o material que utilizam; Num segundo nível, se vê o professor como mediador na adaptação dos materiais, dos currículos ou das inovações; Num terceiro nível, se situa o professor criativo-gerador, aqui o professor avalia, diagnostica, interpreta, adapta, cria, busca novos caminhos.

O Papel dos Professores É o resultado de situações históricas e opções diversas, a história de cada sistema educativo condiciona uma tradição para o professorado; O sistema universitário, o ensino secundário ou a escola primária não reservam obviamente os mesmos poderes e papéis para os professores; O nível e a qualidade da formação dos professores é o que permite, de fato, a possibilidade de que intervenham ou não e de fazê-lo em uns temas ou em outros, uma vez que existam canais de participação.

Concepções Epistemológicas do Professor A epistemologia implícita, sua ideia do que é conteúdo de aprendizagem e conhecimento valioso, o levará a selecionar determinados elementos, a dar mais importância a uns que a outros, a se divertir com atividades diversas, em uns sim e em outros não, a levar tudo isso em conta na hora de avaliar, como afirma Young (1981 b), pode se chegar á conclusão: “ de que muitos professores possuem uma certa ideia, que pode desempenhar um papel importante na organização mais concreta das crenças e decisões sobre o conhecimento no ensino e no processo de aprendizagem”.

Resultados e Discussão O professor, antes de sê-lo, no que se refere a seu contato com a escola em geral ou com alunos, pode ter vivências mais distantes, mas sua experiência pré-profissional, quanto a sua relação com o conhecimento, é muito imediata e foi contínua.

Considerações Finais Não esqueçamos que, em nosso sistema, que carece de controles externos, o sentido do que é essencial e valioso é determinado pelo molde que as editoras de livros-texto realizam do currículo prescrito como obrigatório.

Referências SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: Uma Reflexão Sobre a Prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000. SILVA, T. T. Currículo: Documento de Identidade. Uma introdução ás teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Obrigada! Email: marifernandez2009@Hotmail.com