Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campina Grande, PB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Sensibilização no IF-SC
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Capacitação dos professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dominando as práticas pedagógicas
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Laboratório de Aprendizagem
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
1 Mídia-Educação Física como proposta no ambiente escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ / UESC – BA Marcia Morel - Prof. Assistente/DCS/UESC.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Subprojeto: Geografia
SITUAÇÕES.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Universidade Federal de Alagoas
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campina Grande, PB Programa institucional de Bolsa de Iniciação da Docência – PIBID – Subprojeto de Geografia Bolsista: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professora Supervisora: Juliana Nóbrega de Almeida Escola Participante: E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand

Jéssika Míirlla Farias de Sousa Minicurso Ministrantes: Juliana Nóbrega de Almeida Jéssika Míirlla Farias de Sousa Vanessa Fernando

Teatro

Quais são os nossos objetivos?

Objetivo Geral: Construir junto a este novo recurso metodológico um ensino de Geografia mais dinâmico e significativo na vida dos alunos, assim, possibilitando um maior aprendizado por parte dos mesmos.

Objetivos para o aluno: Desenvolver uma atividade potencialmente produtiva; Representar o conteúdo abordado em sala de aula; Formar um aluno crítico e atuante no meio em que vive;

Objetivos para as aulas: Construir o conhecimento por meio da utilização do teatro enquanto recurso metodológico; Desenvolver aulas mais significativas;

O TEATRO ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA

O teatro é uma proposta metodológica capaz de aproximar os conteúdos que formam a grade curricular para a realidade do aluno, relacionando esses conteúdos distantes de seu cotidiano para algo a ser vivido e encenando em sala de aula, uma vez que o mesmo poderá viver as situações colocadas em sala, passando a ser o sujeito da ação, fazendo o teatro um recurso que com o auxílio do professor é possível tornar a aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um sujeito crítico e construtor do seu próprio espaço

COELHO ET. AL. (2011), AFIRMA QUE: O mergulho em si mesmo propiciado pelo teatro potencializa as descobertas pessoais de uma forma indireta. No teatro, é por meio do não-ser que se descobre o ser. No fazer teatral, a tolerância se amplia na medida em que o “eu” se coloca no lugar do outro, que sinta suas dores, as alegrias, os sentimentos. No jogo da encenação dentro da escola, é possível trabalhar conflitos específicos.(p.06).

Porque o teatro no ensino de Geografia?

O ensino de Geografia com o uso do teatro enquanto instrumento pedagógico vem trazendo diversas mudanças educacionais, de forma a contribuir e a dar mais sentido ao aprendizado por parte dos alunos, pois possibilita uma atividade que faça a utilização da imaginação e da prática, desenvolvendo o potencial de cada aluno, deixando aquele único papel que desempenhava dentro da sala de aula que era o receptor de informação fazendo apenas a memorização de nomeclaturas.

SOARES ET. AL. (2013), EVIDENCIOU QUE: A intenção é proporcionar uma “aprendizagem significativa” por meio da união entre Geografia e Teatro, além de incentivar a aprendizagem por meio da vivência e da experimentação, estimulando uma atitude crítica e reflexiva diante da realidade.(p.58)

O teatro na educação se faz necessário!

Qual a metodologia utilizada?

Conteúdo: Globalização, focando o consumo e o consumismo A experiência foi vivenciada na escola Assis Chateaubriand localizada no bairro do Santo Antonio, com a turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Conteúdo: Globalização, focando o consumo e o consumismo

Utilizou-se a temática trazida pelo livro didático “consumo e consumismo”, que foi trabalhada por meio de aula expositiva e dialogada. De acordo com as discussões em sala, os discentes foram orientados a se dividirem em duas equipes. Para cada grupo foi proposto que confeccionasse uma peça teatral referente à globalização com as categorias geográficas.

Como temática para as duas equipes foi proposto que ...

O primeiro grupo ficou responsável em discutir, por meio do teatro, a questão da transformação da paisagem pelo poder do capitalismo, em contrapartida as agressões ao meio ambiente, discutindo os pontos positivos e negativos sobre o lugar em que vive. E a segunda equipe teve que teatralizar o poder de grandes corporações mundiais, que procuram investir em outros territórios do Planeta, abordando as vantagens e desvantagens desses investimentos em ambos os espaços.

Contextualizando o mundo em que vivemos: No mundo globalizado, a cada dia, surgem novos produtos que ilustram as propagandas e que se tornam necessidades para a sociedade, transformando-a em consumidora, onde o consumo passa a ser um modo de vida, onde os objetos, a cada dia, vão se tornando ultrapassados para que possam dar lugar a outros mais atualizados e que atendam melhor as suas necessidades.

Bauman ressalta que: Não se compra apenas comida, sapatos, automóveis ou itens de mobiliários. A busca ávida e sem fim por novos exemplos aperfeiçoados e por receitas de vida é também uma variedade do comprar, e uma variedade de máxima importância, seguramente, à luz das lições gêmeas de que nossa felicidade depende apenas da nossa competência pessoal, mas que somos pessoalmente incompetentes, ou não tão competentes como deveríamos, e poderíamos, ser se nos esforçássemos mais. Há muitas áreas em que precisamos ser mais competente, e cada uma delas requer uma compra. (Bauman, 2001, p.95).

Resultados e discussões foi possível perceber que:

Para os discentes, a metodologia foi bem aceita, pois cada grupo se empolgou bastante na criação de seu roteiro e cenário, com o objetivo de criar a melhor peça teatral, se apropriando dos conceitos e do conhecimento.

Os resultados encontrados corroboram com os obtidos por Soares et al Os resultados encontrados corroboram com os obtidos por Soares et al. (2013) quando trabalharam com o teatro: Observa-se por meio das avaliações dos alunos do Ensino Médio que a proposta foi bem sucedida, alcançando os objetivos de tornar o ensino de Geografia mais significativo, crítico, reflexivo e vivenciado. Os alunos compreenderam bem a ideia e participaram ativamente das atividades, mesmo quando, a princípio, demonstraram-se envergonhados, mas logo se sentiram a vontade para compartilharem suas experiências com seus colegas (Ibidem, p.77).

Peça teatral dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Preparem-se, pois a encenação vai começar...

AssisTeatroGeo

Uma outra experiência com a utilização do Teatro na escola, foi para os alunos homenagearam a pessoa mais importante de sua vida no dia das mães. Vejam...

Representação Teatral – Dia das Mães

Chegou a sua hora! Vamos aos principais Questionamentos:

Como posso utilizar o Teatro nas minhas aulas? Quais os passos que devo seguir para organizar uma peça teatral em sala de aula? Como posso utilizar o Teatro nas minhas aulas? Quais as melhores temáticas para utilizar esse tipo de recurso metodológicos nas aulas? Como criar um roteiro?

Passo a Passo para a utilização do Teatro em sala de aula: A escolha da temática; Dividir a turma em equipes, para que ali possam elaborar e planejar sua peça teatral; Para cada equipe se faz necessário que se tenha um foco principal de acordo com a temática, para que alunos saibam de fato como trabalhar esse tema levando para o seu cotidiano; Elaboração de um roteiro; Organização do cenário e preocupação com as falas; Apresentação;

Como criar um roteiro?

Deve conter inicio meio e fim, no teatro tudo deve acontecer através dos diálogos, o que os personagens verbalizam. . Então fica claro que um roteiro de teatro tem de ter excelentes diálogos. O roteiro também pode dar ideia de como o personagem dirá certos diálogos, emoções, posições no palco, cenário e etc No teatro cada detalhe de olhar, fala, gesto assume uma importância muito grande, e tem de impactar o telespectador.

Então pessoal, vamos elaborar a nossa peça teatral???

Agora é com você. Dividam-se em grupos e elabore com sua equipe uma peça teatral com a temática de Globalização, use sua criatividade e os próprios materiais que vocês tem em mãos como elementos para complementar sua representação teatral. Será distribuído uma folha para escreverem seu roteiro e em seguida vamos a prática, onde cada grupo terá 5 minutos para se apresentar.

Considerações A metodologia do teatro no ensino de Geografia possibilita meios e estratégias para que o aluno seja um sujeito ativo na apropriação do conteúdo, evidenciando a importância da interatividade na relação ensino-aprendizagem, demonstrando a necessidade que os professores desta disciplina não estagnem no tradicionalismo, mas que avancem em busca de um ensino significativo, possibilitando a reflexão do aluno e a formação de cidadãos capazes de compreender a sua realidade.

REFERÊNCIAS BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BURLA, Gustavo; AGUIAR, Valéria Trevisan Burla de. O Teatro e o Ensino de Geografia. ENPEG. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 30 ago/02set, 2009, Porto Alegre, RS. SOARES, L.M. de S. Teatralizando o Ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.3, n.5, p.57-81, jan./jun.,2013.