UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
Programa aluno pesquisador
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
Programa Ler e Escrever
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Disciplina: Estágio Supervisionado I
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO Eixo 7 PLANO DA INTERDISCIPLINA
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII POWER POINT.
Didática da alfabetização
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Docente: Dr. Arthur Vianna
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Projetos e Sequências Didáticas
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais Superintendência.
Formação continuada ANO 2015
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
PIBID PEDAGOGIA – Área Letramento e Educação Infantil Nome do bolsista: Ewelyn Sampaio Cardoso Professora coordenadora do Subprojeto: Patrícia Moura.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/linguagem/

PROFESSORAS COLABORADORAS Iole Trindade (coord.) – Polo São Leopoldo Darlize Teixeira de Mello – Polo Alvorada Thaise da Silva – Polo Gravataí Suzana Schineider – Polo Sapiranga Patrícia Camini – Polo Três Cachoeiras COLABORADORAS Letícia Germano Sandra Monteiro Lemos

Eixo Integrador: Prática Pedagógica e Currículo VII – Teorias em Ação Número de créditos: 75h/a Súmula: Teorias de aquisição da linguagem oral e escrita. Desenvolvimento da linguagem, no enfoque investigativo e pedagógico.

OBJETIVOS Examinar os conceitos de alfabetização e letramento enquanto produções culturais. Promover a discussão sobre letramentos diversos. Analisar diversos eventos, práticas e contextos de alfabetização e de letramento. Discutir a escolarização da alfabetização e do letramento na EI, EF e EJA Planejar atividades e intervenções didático- pedagógicas coerentes com as leituras e discussões realizadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Múltiplas Linguagens. Múltiplas alfabetizações e letramentos. Abordagem cultural de práticas sociais e escolares de leitura, escrita e oralidade. Trajetória dos estudos na área da alfabetização: métodos, psicogênese, letramento e “consciência fonológica”. Exame de seus significados para a Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Enfoque investigativo e pedagógico.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

(2ª aula presencial - 27/10 a 29/10) SEMANA/PRAZO FINAL PARA A POSTAGEM DA ATIVIDADE NO ROODA CONTEÚDO/ TÓPICO/TEMA/ ATIVIDADES PREVISTAS PARA OS ALUNOS 1 Aula inaugural presencial nos respectivos pólos. 1 - Apresentação da professora, tutores e alunos. 2 - Apresentação da disciplina 3 – Assistência ao Power Point 1: Alfabetizações e alfabetismos/letramentos: revisando conceitos. 2 7/setembro Módulo 1 Múltiplas Linguagens 1 - Leitura do texto 1 - A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais (DALLA ZEN; TRINDADE, 2002). 2 - Roteiro de trabalho: resposta à questão a ser postada no Webfolio. 3 21/setembro Módulo 2 Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social 1 - Estudo da apresentação: Power Point 2 - Análise de imagens. 2 - Leitura do texto 2 – Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola (KLEIMAN, 2006). 3 - Roteiro de trabalho: resposta à questão a partir da leitura do texto e do estudo da apresentação, a ser postada no Webfolio. 4 5 12/outubro Módulo 3 Práticas de leitura, escrita e oralidade no ambiente doméstico 1 - Leitura do texto 3 – Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009). 2 – Assistência ao vídeo 1 (como complemento à leitura do texto 4): Pensamento infantil – A narrativa da criança. (Duração: 7 min.) 3 - Escuta do áudio da narrativa de um adulto não alfabetizado. Trabalho de campo: Discurso narrativo das crianças/adulto 4 - Pedir que uma criança/adulto conte uma história. Fazer a gravação e/ou transcrição da narrativa. 5 – Fazer a análise da narrativa gravada e/ou  transcrita, refletindo sobre ela a partir do estudo do texto, do vídeo e áudio, postar no Webfolio Leitura complementar 1: Concepções não-valorizadas da escrita: a escrita como “um outro modo de falar” (ROJO, 2006). 6 7 8 12/10 a 16/10 SEMANA DESTINADAS À RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES 9 26/outubro Módulo 4 Olhares sobre a experiência docente 1 - Leitura do texto 4 – Não há como alfabetizar sem método? (TRINDADE, s/d). 2 – Assistência ao Power Point 3: Alfabetizações e alfabetismos/letramentos: revisando leituras anteriores e a produção de um planejamento de aula. 3 - Elaboração de um plano de aula – 1ª etapa: elaborar a primeira versão de um plano de aula para um dia letivo, a partir da leitura dos textos indicados até o momento na interdisciplina. Seguir o roteiro de trabalho. Postar no Webfolio. Discussão em grupo na semana da aula presencial. 10 Não há postagem Módulo 5 (2ª aula presencial - 27/10 a 29/10) 1 – Assistência prévia ao vídeo 2 (24 minutos, disponível nos polos) - Constituição do Laboratório de Aprendizagem na Escola Aramy Silva –Transposições didáticas (TRINDADE, 1998) e reconhecer, nas transposições didáticas do vídeo 2, atividades relacionadas à alfabetização ou ao letramento/alfabetismo. 2 – Elaboração de um plano de aula – 2ª etapa: em grupo, relatar e discutir a 1ª versão do plano de aula iniciado a partir do módulo 4. Leituras complementares 2, 3 e 4: É preciso conjugar alfabetização e letramento? (BETOLILA; SOARES, 2007); Psicogênese da Escrita (Letra A, 2005); “Nada é mais gratificante do que alfabetizar”, entrevista com Magda Soares;

Múltiplas alfabetizações, alfabetismos/ SEMANA/PRAZO FINAL PARA A POSTAGEM DA ATIVIDADE NO ROODA CONTEÚDO/ TÓPICO/TEMA/ ATIVIDADES PREVISTAS PARA OS ALUNOS 11 Não há postagem Módulo 6 Práticas de leitura, escrita e oralidade na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental 1 – Leitura do texto 5 - Consciência Fonológica: O que é, para que serve e qual a relação com a aprendizagem da leitura e da escrita? (Jornal Letra A, 2005). 3 – Elaboração de um plano de aula – 3ª etapa: a partir das sugestões de atividades propostas no texto 5, refletir sobre a proposta de plano de aula iniciada a partir do módulo 4. Não é necessário postar no Webfolio neste módulo; as leituras darão subsídios para complementar o seu plano de aula. Leituras complementares 5, 6 e 7: Grupo de crianças de 4 anos. Documentos de Classe (CUQUERELLA, 1990); Grupo de crianças de 5 anos. Documentos de Classe (DONAT, 1990); Grupo de crianças de 6 anos. Documentos de Classe (BARRIOS, 1990). 12 13 Módulo 7 Práticas de leitura, escrita e oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental 1 - Leitura do texto 6 – Coesão e coerência em textos escritos oficiais (VIDAL; SILVEIRA, 2005). 2 – Estudo da apresentação: Power Point 4 – Produções textuais dos alunos. 3 – Elaboração de um plano de aula – 4ª etapa: a partir da leitura do texto 6 e das produções textuais apresentadas no power point 4, refletir sobre a proposta de plano de aula iniciada no módulo 4. Não é necessário postar no Webfolio neste módulo; as leituras darão subsídios para complementar o seu plano de aula. 14 30/novembro Módulo 8 Múltiplas alfabetizações, alfabetismos/ letramentos 1 - Estudo da apresentação: Power Point 5 - Vivência de letramento 2 – Entrega da última versão do plano de aula (5ª etapa) 3. Reflexão por escrito: dissertar sobre as aprendizagens realizadas na interdisciplina. Postar no webfólio (no máximo duas páginas em fonte arial, tamanho 12, espaço 1,5) Leitura complementar 8: Um olhar dos Estudos Culturais sobre artefatos e práticas sociais e escolares de alfabetização e alfabetismo (TRINDADE, 2005) 15 07 a 11/12 EXCLUSIVAMENTE: Preparação Workshop e semana para recuperação das atividades 16 11/12/2009 WORKSHOP DE AVALIAÇÃO e Conselho Acadêmico 17 11 a 18/12 TÉRMINO DAS AULAS DO PERÍODO LETIVO 2009/2

METODOLOGIA Aulas presenciais e virtuais; Textos e vídeos acompanhados de roteiros de de trabalho; Atividade de campo; Postagem no Webfólio e no Blog;

AVALIAÇÃO Participação efetiva do/a aluno/a nas atividades presenciais e virtuais propostas pela interdisciplina; Registro por escrito das reflexões realizadas a partir dos textos lidos e vídeo assistidos; Construção de planejamento, levando em conta os estudos e discussões das interdisciplinas do semestre e de semestres anteriores e as características da comunidade, escola e turma imaginadas; Avaliação final/Workshop: relato e análise das aprendizagens na interdisciplina integradas às aprendizagens realizadas com as interdisciplinas do semestre e semestres anteriores.

DESEJAMOS UM ÓTIMO SEMESTRE!