ORGANIZAÇÃO ESTRUTURADA POR PROCESSOS

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ORGANIZAÇÃO ESTRUTURADA POR PROCESSOS AÇOMINAS PDI/PSI/PIC

A Organização Estruturada por Processos Organização estruturada por funções: A organização por função começa com a separação global de trabalhos em agrupamentos funcionais lógicos ( Finanças, Vendas, Recursos Humanos, etc...). Cada função é designada para um gerente funcional, que tem a responsabilidade de realizá-la. Embora essa seja a forma convencional de organizar uma empresa, os trabalhos são desenvolvidos principalmente através de macroprocessos. Estes são espalhados entre os departamentos funcionais. Um macroprocesso entra e sai de várias grandes funções ( Ver figura anexa) A partir das reestruturações de processos e implantações de Células a tendência é a organização da empresa passar da Visão por Função para Visão por Processo.

Macroprocesso Conduzido em Várias Unidades Funcionais Função Empresarial (A) Função Empresarial (B) Função Empresarial (D) Função Empresarial (C) Departamento (A1) (B1) (C1) (D1) Departamento (A2) Departamento (C2) Departamento (D2) (B2) Departamento (A3) Departamento (B3) (C3) Departamento (D3) Produto Fornecedor Departamento (B4) (C4) Departamento (D4) Departamento (A4) . . . . Processo Empresarial J.M. Juran, Planejamento Multifuncional da Qualidade

A Organização Estruturada por Processos Visão por Função Visão por Processo Mudanças Organização Vertical Profissional mono especialista . Visão limitada . Menor flexibilidade . Necessita supervisão da chefia Processo é fragmentado resultando em funções Cria os níveis hierárquicos Organização Horizontal Profissional multi especialista . Visão ampla do processo em que está inserido . Maior flexibilidade . Auto gerenciável Agrupa todas as atividades e recursos interdependentes que se destinam a gerar um produto Diminuição dos níveis hierárquicos Perfil do Profissional Empresa constituída de vários processos Elimina chefias

A Organização Estruturada por Processos Visão por Função Visão por Processo Mudanças Grande “Tempo de Espera” no intervalo das entradas e saídas das atividades , resultando em perdas de tempo e recursos Limites de responsabilidades Avaliação de desempenho focada no indivíduo e na tarefa Racionalização dos tempos de espera, aumentando a eficiência dos Processos Trabalho em equipe. A equipe é responsável pela eficiência e eficácia do processo. Tem que se adequar a visão de equipe e é focada nos resultados Aumento de produtividade Equipes auto gerenciáveis. Delegação de autoridade Mudança no Plano de Cargos e Salários. Salários diferenciados através da produtividade e desempenho. AÇOMINAS